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Metro Ethernet Aluno: Igor do Valle Campbell

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Apresentação em tema: "Metro Ethernet Aluno: Igor do Valle Campbell"— Transcrição da apresentação:

1 Metro Ethernet Aluno: Igor do Valle Campbell
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Grupo de Teleinformática e Automação – GTA Redes de Computadores II – 2008/2 Metro Ethernet Aluno: Igor do Valle Campbell Professores: Luís Henrique M. K. Costa Otto Carlos M. B. Duarte

2 Índice Introdução Características Arquitetura Conclusão
Perguntas e Respostas Referências Bibliográficas

3 Introdução Rede Metropolitana Padrão Ethernet

4 Introdução Rede Metropolitana
Cobre uma área de 5 a 50 Km de diâmetro, equivalente a uma cidade ou uma região inteira. Interconecta LAN’s (Local Area Network) Podem ser conectadas por WAN’s (Wide Area Network)

5 Introdução Rede Metropolitana
Figura 1 - Os tipo de rede classificados por extensão geográfica.

6 Introdução Padrão Ethernet
CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access Collision Detection) Enquadramento Ethernet versão 2: Figura 2 – O quadro Ethernet versão 2.

7 Características Vantagens: Baixo Custo
Facilidade e granularidade na troca de bandas. Integração com LAN’s Melhor aproveitamento do meio Facilidade no planejamento, gerenciamento e manutenção

8 Características Desvantagens: Níveis de segurança baixos
Níveis de qualidade de serviço baixos

9 Arquitetura Figura 3 – Modelo básico de uma Metro Ethernet.

10 Arquitetura Figura 4 – Tipos de EVC.

11 Arquitetura VLAN -> LAN virtual C-VLAN -> VLAN do cliente
S-VLAN -> VLAN da Metro Ethernet

12 Serviços na Metro Ethernet
O que é um serviço Ethernet? Tipos de Serviços Perfil de Banda Perfil por UNI Perfil por EVC Perfil por Classe de Serviço

13 Conclusão Número de empresas que utilizam já é grande.
Empresas que não utilizam planejam utilizar algum dia. Já estão sendo propostas soluções para os problemas de segurança e qualidade de serviço.

14 Perguntas Quais são as três formas de definir o perfil de tráfego na metro Ethernet?

15 Perguntas Quais são as três formas de definir o perfil de tráfego na metro Ethernet? R - O perfil de tráfego é definido por UNI, onde cada UNI tem um perfil, por EVC, cada EVC de cada UNI tem um perfil, ou pela classe de serviço, neste os pacotes pertencentes a cada classe de serviço em um EVC possuem o mesmo perfil.

16 Perguntas Qual foi a solução encontrada para prover serviços de forma diferenciada para cada cliente, sendo que o protocolo Ethernet provê acesso semelhante para todos os usuários? E por que a solução encontrada não entra em conflito com soluções para redes locais?

17 Perguntas Qual foi a solução encontrada para prover serviços de forma diferenciada para cada cliente, sendo que o protocolo Ethernet provê acesso semelhante para todos os usuários? E por que a solução encontrada não entra em conflito com soluções para redes locais? R - A solução foi a mesma utilizada em redes locais, utilizando as LAN's virtuais, permitindo separar os usuários em redes virtuais diferentes de acordo com o tipo de serviço requerido. Para evitar o conflito com as VLAN's utilizadas pelos clientes, foi feito o encapsulamento de uma VLAN dentro de outra, sendo que a VLAN do usuário é nomeada como C-VLAN e a da metro Ethernet S-VLAN, utilizando algumas diferenças no pacote.

18 Perguntas Qual é a área que uma MAN cobre?

19 Perguntas Qual é a área que uma MAN cobre?
R - Uma MAN geralmente cobre uma área de 5 a 50 Km de diâmetro.

20 Perguntas Quais são os dois tipos de EVC?

21 Perguntas Quais são os dois tipos de EVC?
R - Um EVC pode ser ponto-a-ponto (E-LINE) ou multiponto-multiponto (E-LAN).

22 Perguntas Cite três vantagens da Metro Ethernet em relação às outras tecnologias de redes metropolitanas.

23 Perguntas Cite três vantagens da Metro Ethernet em relação às outras tecnologias de redes metropolitanas. R – Menor custo de equipamentos. Permite fácil mudança de banda do assinante com grande granularidade. Integração direta com a maioria das LAN's. Melhor aproveitamento do canal por causa da comutação de pacotes. Facilidade no planejamento, gerenciamento e manutenção.


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