A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A divulgação dos resultados/ deliberações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A divulgação dos resultados/ deliberações"— Transcrição da apresentação:

1 A divulgação dos resultados/ deliberações

2 Os resultados/deliberações de uma reunião, além de serem registadas em actas, são habitualmente divulgados em comunicações internas e externas: circulares; notas de serviço; comunicados e relatórios.

3 Circulares, Notas de Serviço e Comunicados
As informações destinadas a serem transmitidas apenas dentro da empresa são veiculadas em comunicações internas: As notas de serviço reportam-se a informações breves de carácter pontual; As circulares versam assuntos de âmbito mais alargado; Os comunicados apresentam de modo formal tomadas de decisão ou alterações/modificações de importância.

4 Relatórios Os resultados de reuniões de trabalho são muitas vezes apresentados em relatórios que resumem as conclusões do grupo ou o trabalho levado a efeito/em curso. Estes são registos que funcionam como meio de informação, consulta ou prova; apresenta conclusões e apreciações sobre factos ocorridos ou situações analisadas.

5 Tipos e Espécies de Relatórios
Relatório – proposta/orçamento; Relatório – crítica; Relatório – testemunho; Relatório – justificação; Relatório – peritagem; Relatório – prospecção; ...

6 Estrutura de um Relatório
Um relatório pode ser mais ou menos elaborado e complexo. Contudo, a sua estrutura é basicamente a seguinte: Identificação – pode constar a capa, a folha introdutória e índice; Objecto – o assunto ou objectivo do relatório deve ser claramente definido e colocado em destaque;

7 Texto – não pode conter introdução destinada a especificar o âmbito do trabalho e/ou condicionalismos, limitações ou circunstâncias em que este foi realizado; Anexos – são normalmente inseridos gráficos e imagens nestes.

8 Redacção de um Relatório
A redacção deve ser simples, directa, precisa e concissa. Para tal é necessário: Organizar o plano, tendo em conta os objectivos visados e/ou o aspecto funcional; Seguir uma sequência lógica ou cronológica na apresentação; Permanecer dentro do assunto, centrando-se no que é essencial e relevante e pondo de lado os aspectos secundários, alheios ou irrelevantes;

9 Justificar os argumentos apresentados;
Documentar dados fornecidos e afirmações feitas; Procurar apresentar um plano de acção, uma conclusão ou alternativas prácticas; Reler o trabalho para corrigir erros, repetições ou incorrecções, dando-lhe a disposição e o destaque gráfico conveniente.

10 Apresentação Final Os relatórios devem ter uma apresentação cuidada, com os elementos identificativos devidamente destacados, as páginas numeradas, a distribuição gráfica adequada e serem providos de folhas de guarda ou capas que não só protejam como contribuam para um bom aspecto.

11 FIM Trabalho realizado por: Sara Gonçalves n.º16;
Susana Carneiro n.º18.


Carregar ppt "A divulgação dos resultados/ deliberações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google