A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SALVE OS VEGETAIS Chave para uma saúde equilibrada, a dieta vegetariana traz diversos benefícios ao corpo e à mente, além de ser variada e muito saborosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SALVE OS VEGETAIS Chave para uma saúde equilibrada, a dieta vegetariana traz diversos benefícios ao corpo e à mente, além de ser variada e muito saborosa."— Transcrição da apresentação:

1 SALVE OS VEGETAIS Chave para uma saúde equilibrada, a dieta vegetariana traz diversos benefícios ao corpo e à mente, além de ser variada e muito saborosa.

2 Salada de brócolos e batata, berinjela grelhada, caçarola de lentilhas e arroz, caril cremoso de legumes e arroz tailandês de jasmim, esses são alguns dos diversos tipos de pratos da culinária vegetariana que, além da variedade, ainda traz numerosos benefícios que vão desde o melhor desempenho nos esportes à reversão de doenças do coração.

3 Ao eliminar do cardápio o consumo de todos os tipos de carne, a pessoa é considerada vegetariana e os motivos para ser adepto deste tipo de alimentação são bem variados, desde religiosos, passando por questões de saúde à defesa dos animais e do meio ambiente.

4 Existem diferentes tipos de vegetarianos, sendo que há algumas divisões principais:
Ovo- lacto- vegetarianos: Quem não consome nenhum tipo de carne, mas consome ovos, leite e derivados. Ovo- vegetarianos: Quem não consome nenhum tipo de carne, leite e derivados, mas consome ovos. Lacto- vegetarianos: Quem não consome nenhum tipo de carne, ovos, mas consome leite e derivados. Vegetarianos estritos ou veganos: Quem não consome nenhum alimento de origem animal, como carnes em geral, ovos, leite e derivados, mel e nenhum outro alimento que leve alguma substância de origem animal em sua composição.

5 O veganismo exclui não apenas todos os produtos de origem animal da alimentação, mas também do modo de vida, como couro, lã, seda, cosméticos que tenham sido testados em animais ou que contenham ingredientes de origem animal.

6 Uma dieta vegetariana bem planejada faz muito bem à saúde
Uma dieta vegetariana bem planejada faz muito bem à saúde. Os vegetarianos costumam ingerir mais fibras, mais vegetais, mais alimentos integrais, menos açúcar refinado, menos gordura saturada, proteína em um valor mais perto da recomendação do que os onívoros, que na sua maioria têm um consumo exacerbado, o que é muito prejudicial.

7 Lembrando que o excesso de proteína pode causar danos renais, prejudicar a retenção de cálcio pelo organismo, além de colaborar para o ganho de peso e obesidade. Os vegetarianos apresentam menor risco de adquirir diabetes, ter colesterol alto, ficar obesos, ter doença cardíaca, osteoporose e doenças renais, mas se a dieta não for equilibrada, pode gerar deficiências nutricionais.

8 A empresária Claudia Belinello, que desde 1997 eliminou o consumo de carne da sua alimentação, informa que os benefícios foram diversos. “Muita coisa mudou, a saúde em geral, a disposição é muito melhor, quando realizo exames de sangue, taxas de colesterol, triglicérides, etc., estão sempre normais. E principalmente a consciência tranquila de que faço minha parte contra a matança de animais. Quando um animal morre em abates, seu nível de sofrimento é muito grande, o que o faz liberar muitas toxinas e, comendo essa carne, acabamos ingerindo essas toxinas.”

9 Para ser um vegetariano com muita saúde e sem carências nutricionais a informação é importante para obter uma dieta variada e equilibrada. Variar os alimentos, não ficando com apenas uma ou duas fontes de proteína vegetal, incluir alimentos vegetais integrais e frescos em abundância são mudanças importantes logo no início. Também é importante suplementar a dieta com vitamina B12, que pode ser encontrada em alimentos fortificados com a vitamina ou na forma de suplementos. Esse é o único nutriente que precisa ser suplementado na dieta vegetariana.

10 Saiba mais sobre esse tipo de alimentação:
Diversos benefícios de se eliminar produtos de origem animal da alimentação. Prevenção de doenças crônicas e degenerativas, controle de peso, além de trazer benefícios aos animais e ao meio ambiente.

11 Os tipos sanguíneos interferem na forma de se alimentar?
Não necessariamente, mas há estudos que sugerem que o tipo A não toleraria o consumo de carne enquanto o tipo O teria maior resistência aos malefícios causados pelo carne.

12 É mito ou verdade que sangue “O” necessita de proteína animal?
Esses estudos não indicam que o tipo O “necessita” de proteína animal. O que ocorre é que ele tolera melhor o consumo de carne, enquanto o tipo A deve ser vegetariano.

13 Realmente dependemos da proteína animal?
De maneira alguma. Com a orientação nutricional correta, qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, pode aderir a uma dieta vegetariana. A proteína vegetal encontrada nas leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja) e nas oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) é capaz de suprir todas as necessidades do organismo humano.

14 Alimentação vegetariana promove saúde e previne doenças. Quais?
Infarto, derrame, hipertensão arterial, câncer e obesidade estão na lista de doenças que apresentam menor incidência entre a população vegetariana quando comparado a populações que consomem carne regularmente.

15 O consumo de produtos de origem animal causam quais malefícios?
Essas doenças (citadas anteriormente) se desenvolvem justamente porque os produtos animais em geral são ricos em gordura saturada e colesterol, ao mesmo tempo em que são pobres em fibras e antioxidantes.

16 Papel do ferro para nossa saúde e como consumi-lo adequadamente:
Todo o ferro de que precisamos pode ser obtido nas leguminosas, nas oleaginosas, nos vegetais verde-escuros e nas frutas, que devem ser consumidos em abundância pelos vegetarianos. Como alimentação é questão de saúde, é necessário sempre consultar um profissional especializado para indicar o que é melhor para o seu organismo.


Carregar ppt "SALVE OS VEGETAIS Chave para uma saúde equilibrada, a dieta vegetariana traz diversos benefícios ao corpo e à mente, além de ser variada e muito saborosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google