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Sistema de Gestão Econômica: Papel da Controladoria

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Apresentação em tema: "Sistema de Gestão Econômica: Papel da Controladoria"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gestão Econômica: Papel da Controladoria
Prof. Carlos Alberto Pereira Prof. Reinaldo Guerreiro

2 Modelo de Gestão Econômica - GECON
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA = É um modelo gerencial baseado em resultados Foco na excelência empresarial e na otimização do desempenho econômico da empresa

3 Por quê Resultado Econômico ?
O Resultado Econômico: é o melhor indicador da eficácia organizacional permite a quantificação de todos os esforços e benefícios (base monetária) decorrentes dos eventos que impactam (promovidos ou não) a organização é a base para a tomada de decisões (escolha de alternativas)

4 Eficácia e Resultado Econômico
EMPRESARIAL produtividade eficiência satisfação adaptabilidade desenvolvimento RESULTADO ECONÔMICO DA EMPRESA RESULTADO ECONÔMICO DAS PARTES áreas atividades eventos transações O RESULTADO ECONÔMICO É O MELHOR INDICADOR DA EFICÁCIA EMPRESARIAL

5 O Modelo de Gestão Econômica
Eficácia do Gestor e da Empresa Sistema de Gestão Sistema de Informação INTEGRAÇÃO Flexibilidade Adaptabilidade do Processo Decisório Otimização

6 Diversos Interessados
Proprietários Acionistas Funcionários Gestores Fornecedores Comunidade Clientes Governo A empresa (O ambiente interno) Empresa e os stakeholders

7 O lucro é importante, mas você tem que definir qual é o seu negócio...

8 Estágios de Evolução da Controladoria
CONTAR REGISTRAR INFORMAR CONTROLAR OTIMIZAR

9 Cumprimento da Missão do Empresa
Missão da Controladoria: Foco na otimização do resultado econômico global e na criação de valor © 1995 Corel Corp. Cumprimento da Missão do Empresa

10 Por exemplo: Missão do Banco do Brasil:
“Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa e contribuir para o desenvolvimento do País”. © 1995 Corel Corp.

11 A otimização de resultados e a criação de valor, dependem de:
Foco: para se alcançar os objetivos é preciso clarificá-los. Indução: “diga-me como você me avalia e eu te direi como vou agir”. Sinergia: “a otimização isolada das partes não conduz ao ótimo total”. Informação: “a informação é a matéria-prima para tomada de decisão”. 11

12 Como Otimizar o Desempenho da Empresa?
A otimização das partes não garante a otimização do todo! 12

13 Filosofia de Atuação da Controladoria
Coordenação de esforços visando sinergia das ações Participação ativa no processo de gestão Interação e apoio às áreas operacionais Indução às melhores decisões para a empresa Credibilidade e motivação

14 Premissas Empresariais
A eficácia da organização se refere ao cumprimento da sua missão. O resultado econômico é a melhor medida da eficácia da organização. O resultado econômico da organização deve ser otimizado.

15 Premissas Empresariais
O resultado econômico da organização é formado pelo resultado das suas partes (áreas, atividades, produtos etc.). O “ótimo global” é diferente do “ótimo local”. As decisões devem se basear no resultado econômico. A otimização de resultados começa no planejamento.

16 Premissas Empresariais
Os planos e objetivos da organização devem ser mensurados economicamente. O resultado econômico deve ser corretamente mensurado. As avaliações de resultados e desempenhos devem ter por base a comparação entre os resultados econômicos planejados e realizados. As áreas organizacionais não devem se responsabilizar por ineficiências/eficiências alheias - controlabilidade.

17 Contabilidade Societária e Controladoria...
Clientes EXTERNOS: acionistas, credores, autoridades tributárias INTERNOS: funcionários, administradores, executivos Propósito Reportar o desempenho passado às partes exter- nas; contratos com pro- prietários e credores Informar decisões internas tomadas pelos funcionários e gerentes; feedback e controle sobre desempenho opera- cional Data Histórica, passado Atual, voltada para o futuro

18 Contabilidade Societária e Controladoria...
Relatórios Demonstrações contábeis definidas em LEI Relatórios GERENCIAIS para tomada de DECISÃO Observância dos Princípios Contábeis OBRIGATÓRIA: dirigida por regras e princípios fundamentais da contabili- dade e por autoridades go- vernamentais, sob pena de autuações fiscais e ressalva nos relatórios dos auditores Há maior FLEXIBILIDADE para a utilização de procedimentos alternativos, mais condizentes com a realidade da empresa Natureza da Informação Objetiva, auditável, confiá- vel, consistente, precisa Mais subjetiva e sujeita a juízo de valor, válida, relevante, acurada

19 Contabilidade Societária e Controladoria...
Suprimento de informações para os executivos da em- presa, para fins de planeja- mento e decisões especiais AVALIAÇÃO de DESEMPE- NHO das áreas, por meio da comparação entre o PLANEJADO (orçado) com o REALIZADO, propondo MEDIDAS CORRETIVAS Mensuração do resultado econômico de eventos, pro- dutos, áreas e empresa Viabilização da gestão econômica Funções Essenciais Escrituração CONTÁBIL e FISCAL com base em documentação idônea Preparação das demons- trações CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS Apuração de tributos e demais OBRIGAÇÕES LEGAIS e SOCIETÁRIAS


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