A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS"— Transcrição da apresentação:

1 HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS
APRENDIZAGEM MOTORA Prof.° Ms. Marco Aurélio Togatlian

2 FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS
Embora relacionada à idade, a aquisição das habilidades motoras não é dependente da idade, mas de outros fatores: Da tarefa em si Do indivíduo Do ambiente

3 HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E DESENVOLVIMENTO
O movimento é um processo em desenvolvimento nos anos iniciais da infância; O estágio de amadurecimento da maior parte das habilidades motoras fundamentais se dá por volta dos 6 anos.

4 HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E DESENVOLVIMENTO
Um “movimento fundamental” envolve os elementos básicos somente daquele movimento em particular; Os traços básicos de um movimento fundamental devem ser os mesmos para todas as crianças.

5 HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS
Estabilizadoras; Locomotoras; Manipulativas

6 É o aspecto mais fundamental do aprendizado de movimentar-se;
ESTABILIDADE É o aspecto mais fundamental do aprendizado de movimentar-se; Envolve a disposição de manter em equilíbrio a relação indivíduo / força da gravidade.

7 ESTABILIDADE Todo movimento envolve um elemento de estabilidade quando analisado da perspectiva do equilíbrio; A estabilidade implica na manutenção do controle corporal em movimentos que favoreçam o equilíbrio; Todas as atividades locomotoras e manipulativas são, em parte, movimentos estabilizadores.

8 MOVIMENTOS AXIAIS Movimentos do tronco ou dos membros que direcionam o corpo em posição estacionária.

9 MOVIMENTOS AXIAIS Inclinar-se, esticar-se, virar-se, balançar-se, alcançar, erguer, empurrar, puxar; Freqüentemente combinam-se com outros para criar habilidades motoras mais elaboradas; Desempenhos eficientes em ginástica, patinação e dança, incorporam movimentos axiais,bem como movimentos locomotores.

10 ROTAÇÃO CORPORAL Requerem quantidades excessivas de controle de equilíbrio. Envolvem labirinto e cerebelo.

11 DESVIO Combinado de movimentos locomotores de deslizar com rápidas alterações de direção, requerendo reações rápidas

12 EQUILÍBRIO EM UM SÓ PÉ EQUILÍBRIO ESTÁTICO o mais comum a ser avaliado

13 CAMINHADA DIRECIONADA

14 APOIO INVERTIDO onde o corpo assume a posição de cabeça para baixo, por alguns segundos, antes da interrupção do movimento.

15 MOVIMENTOS LOCOMOTORES FUNDAMENTAIS
CAMINHADA Processo de perder e recuperar equilíbrio continuamente. O desenvolvimento da caminhada independente pode surgir entre os 09 e 17 meses. A maturação deste padrão de locomoção é atingida entre os 04 e os 07 anos.

16 A MARCHA

17 DESENVOLVIMENTO MOTOR

18 A CORRIDA Não está associada ao desenvolvimento da marcha, toda criança que anda, em princípio, corre. O padrão amadurecido da corrida é fundamental para a participação bem sucedida nas atividades recreativas, de lazer e desportivas

19 A CORRIDA

20 Concentra-se no impulso, na fase de elevação e no padrão do pouso.
SALTO DE UMA ALTURA

21 SALTO VERTICAL Envolve a projeção do corpo verticalmente no ar,o impulso dado por um ou dois pés e o pouso, com os dois pés.

22 SALTO HORIZONTAL É um movimento explosivo que requer o desempenho coordenado de todas as partes do corpo. Impulso e pouso devem ser feitos com os dois pés.

23 PULO é similar à corrida, envolve transferência de peso de um pé a outro, perda de contato com a superfície, maior elevação e cobre maiores distâncias que a corrida. SALTO MISTO envolve a passada e o salto juntos, em padrão combinado de movimento. É um fluxo contínuo da passada e do salto, envolvendo o ritmo.

24 MOVIMENTOS MANIPULATIVOS FUNDAMENTAIS
Envolve o relacionamento de um indivíduo com objetos e caracteriza-se pela aplicação de força nos objetos e a recepção da força

25 MOVIMENTOS PROPULSORES
MOVIMENTOS AMORTECEDORES quando o corpo ou parte dele é posicionado no caminho de um objeto em movimento, com o propósito de parar ou desviar esse objeto: apanhar; aparar. MOVIMENTOS PROPULSORES quando um objeto é movimentado para longe do corpo: arremessar; chutar;bater; rolar.

26 OS MOVIMENTOS MANIPULATIVOS ENVOLVEM
Projeção de estimativa da trajetória Velocidade da viagem Precisão; Distância Massa do objeto em movimento OBS: COMBINAM MOVIMENTOS ESTABILIZADORES E LOCOMOTORES

27 MOVIMENTOS MANIPULATIVOS FUNDAMENTAIS
Rolamento de bola Arremesso supramanual Ato de apanhar Chute Ato de aparar Ato de rebater Drible Voleio

28 MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE
SEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DAS HABILIDADES DE ESTABILIDADE MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE Equilíbrio dinâmico 3 anos 6-7 anos Equilíbrio estático 10 meses 6 anos Movimentos axiais 2 meses

29 SEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DAS HABILIDADES LOCOMOTORAS
MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE Caminhada 13 meses 25 meses Corrida 18 meses 5 anos Salto 6 anos Saltito 3 anos Galope 4 anos

30 SEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DAS HABILIDADES MANIPULATIVAS
MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE Alcançar, segurar e soltar 2 a 4 meses 14-18 meses Lançar 2-3 anos 6 anos Agarrar, pegar 2 anos Chutar 18 meses 5-6 anos Bater 6-7 anos

31 E O DESENVOLVIMENTO CONTINUA...
AS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS SÃO A BASE DA PSICOMOTRICIDADE PARA A FUTURA AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECÍFICAS PARA CADA DESPORTO... E O DESENVOLVIMENTO CONTINUA...

32 APTIDÃO MOTORA Pode ser definida como as condições intrínsecas à tarefa, a certo indivíduo e ao ambiente, que tornam o domínio de uma tarefa particular apropriado.

33 HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS
São padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas específicas e habilidades motoras complexas. Habilidades motoras especializadas são específicas de tarefas. Os movimentos fundamentais não o são.

34 PROGRESSO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS
ESTÁGIO DE TRANSIÇÃO Primeiras tentativas de combinar e refinar padrões motores maduros; Aumento de interesse nos esportes e nos padrões de desempenho; As crianças não se sentem limitadas por fatores anatômicos, fisiológicos ou ambientais; O indivíduo procura “compreender a idéia” de como desempenhar a habilidade esportiva; A habilidade e a competência são limitadas.

35 PROGRESSO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS
ESTÁGIO DE APLICAÇÃO O indivíduo torna-se mais consciente de seus recursos físicos pessoais; A ênfase está na melhora da competência; O treino é a chave para o desenvolvimento de níveis superiores de habilidade.

36 PROGRESSO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS
ESTÁGIO DE UTILIZAÇÃO PERMANENTE Os indivíduos reduzem a área de suas buscas atléticas; Algumas áreas são escolhidas para a participação em atividades competitivas; Atividades permanentes são escolhidas com base nos interesses pessoais, habilidades, disponibilidade e em experiências passadas; Ocorre uma crescente responsabilidade e compromisso de tempo.

37 O desenvolvimento motor fundamental maduro é pré-requisito para a incorporação bem sucedida de habilidades motoras especializadas. O desenvolvimento de habilidades motoras especializadas é altamente dependente de oportunidades para a prática, encorajamento e ensino de qualidade. (GALLAHUE, 2003)

38 propulsores amortecedores básicas
Caminhar; correr, pular, saltar, elevar-se Hab.mot. fund.locom. combinações Galopar, deslizar, saltar obstáculos, escalar Inclinar-se; Alongar-se; Virar; girar; balançar axiais Hab. mot. fund. estab. Estáticas e dinâmicas Apoios invertidos; rolamento corporal; iniciar; parar; esquivar-se; equilibrar-se Arremessar, chutar, rebater, rolar propulsores Hab. mot. fund. manip. amortecedores Apanhar, driblar Hab. Mot. Especializadas aplicadas basquetebol futebol atletismo natação lutas handebol dança voleibol Esportes de raquete

39 Depois que uma criança alcança o estágio maduro de um padrão motor fundamental, poucas alterações ocorrem na forma daquela habilidade motora na fase motora especializada. O refinamento do padrão e variações na forma de estilo ocorrem à medida que se alcança maior habilidade (precisão, exatidão e controle), porém, o padrão básico permanece inalterado. (WICKSTROM, 1983)

40 As habilidades motoras especializadas são movimentos fundamentais maduros que foram adaptados às necessidades específicas de uma atividade esportiva, recreativa ou do cotidiano.


Carregar ppt "HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google