A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Equação Básica do Mercado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Equação Básica do Mercado"— Transcrição da apresentação:

1 A Equação Básica do Mercado
A Teoria dos Preços

2 Que Faz o Mercado? Os mercados revelam o valor das coisas?
O que e valor? Porque os diamantes valem mais que agua? Valor em uso Valor em cambio Os mercados revelam a escassez? Porque o preço do petróleo fico quase constante por cem anos? Porque pescamos o bacalhau do Atlântico do Norte quase à extinção sem muito mudança de preço?

3 Que Faz o Mercado? Os mercados equilibram oferta e demanda
Isto significa que todo mundo pode satisfazer a sua demanda por qualquer coisa? Função de racionamento dos preços Função de alocação dos preços

4 Componentes da Equação
Utilidade marginal MUxm, Muym, MUxn, MUyn x = um produto (ex. um remédio que salva vida) , y = outro produto (ex. um cosmético) n = uma pessoa (ex. um Americano rico), m = outra pessoa (ex. um Africano pobre) O que é a utilidade marginal de uma cura para a doença do sono para alguém morrendo da doença? O que é a utilidade marginal de Vaniqa para alguém com pelo facial demais?

5 Componentes da Equação
Fatores são os insumos da produção. Preços dos fatores = Pa , Pb, Pc Pa o salário de um cientista necessário para produzir a comodidade Pb o custo do equipamento de laboratório necessário para produzir a comodidade Pc o o custo da matéria prima (ex. eflornitina) Produto Físico Marginal (PFM ax, PFMay, PFMbx, PFMby, PFMcx, PFMcy) Assuma que os outros fatores de produção são constantes As leis da física: pode produzir mais pizza simplesmente utilizando mais cozinheiros?

6 O Mercado Perfeito Todos as firmas e consumidores aceitam os preços atuais; não podem influenciar os preços Como se mudam os preços? Os planos são ajustados aos preços

7 Conceitos Básicos A lei da utilidade marginal diminuindo
Asuma o oposto, utilidade marginal aumentando A lei do produto físico marginal diminuindo Assuma o oposto, produto físico marginal aumentando E as economias de escala?

8 Conceitos Básicos Principio equimarginal da maximização
Para o consumidor maximizar utilidade MUxn/Px = MUyn/Py Rearranja para conseguir MUxn /MUyn = Px /Py Para o produtor maximizar lucro MPPax/Pa=MPPbx/Pb Como esta relacionado aos preços de x e y? Pa=Px(MPPax) = Py(MPPay) ou Px=Pa/MPPax= Py=Pa/MPPay Rearranja para conseguir MPPay/MPPax=Px/Py

9 Conceitos Básicos Quais industrias ficam com os recursos?
Qual industria pode pagar mais por cientistas, laboratórios e matérias primas, ela que produz remédios essenciais para os pobres, ou cosméticos para os ricos? Função de alocação dos preços Quais consumidores ficam com os produtos? Quem pode pagar mais para eflornitina, o Africano pobre morrendo da doença do sono, ou a mulher rica e peluda?

10 A Equação Básica do Mercado
MUxn/MUyn = Px/Py = PFMay/PFMax

11 Que tem de Especial a Equação Básica do Mercado?
MUxn/MUyn = taxa que os consumidores estão dispostos de substituir x por y (taxa de substituição psicológica) Px/PY = taxa que os consumidores são capazes de substituir x por y (taxa de substituição do mercado) PFMay/PFMax = taxa ao que os produtores são capazes de ‘transformar’ x em y (taxa técnica de transformação) por realocar os fatores de produção

12 Que tem de Especial a Equação Básica do Mercado?
A equação pertence a todos os consumidores m, n, o A todos os produtos x, y, z A todos os fatores de produção a, b, c Utiliza informação descentralizada e transações voluntarias

13 Que tem de Especial a Equação Básica do Mercado?
O mercado balança o que é possível com o que e desejável Os recursos fluam a quem os vale mais Gera uma alocação ‘ótima’ de recursos Os consumidores maximizam a utilidade Os produtores maximizam o lucro

14 Impactos na Realidade O mercado produz a balança apropriada de remédios que salvam a vida dos pobres e cosméticos para os ricos? Otimização Pareto: Não pode melhorar a situação de ninguém sem piorar a situação de outro. Como podemos escolher entre as alocações Pareto ótimas? Muito mais impactos para discutir mais tarde!

15 Outras assunções não mencionadas?
Como alocar recursos que não tem preço de mercado? Ex. Como alocar a estrutura ecossistêmica entre produção de serviços ecossistêmicos e conversão em produtos econômicos? Todo mundo pode participar nos mercados?

16 Monopólio Monopolistas determina os preços dos produtos
A renda marginal (beneficio marginal) do monopolista é menos que o preço Monopolistas maximizam lucro produzindo menos que é socialmente ‘ótimo’ Monopólios são relevantes ao exemplo de eflornitina?

17 Ajustes que não sejam preços
Como podemos alterar as condições de o que e desejável (rações de MU?) Como podemos alterar as condições de possibilidade? (rações de PFM?) Que aconteceria se re-distribuíssemos a riqueza?

18 Curva de Demanda MUxn/Px=MUyn/Py Deixa y = dinheiro, e deixa Py = 1.
Entao MUxn/Px=MUmn, e Px = MUxn/MUmn. Continuamos trocando dinheiro para dinheiro até maximizar utilidade.

19 Curva de Demanda Px = MUxn/MUmn Como ajustamos se Px cair?
What part of this demand curve corresponds to Africans’ demand for eflornithine?

20 Curva de Oferta Px=MCx Px=MCx=Pa/PFMax=Pb/PFMbx=...
Isto e a condição para ficar na curva de oferta Lembra que estamos assumindo custos marginais aumentando. Px=MCx=Pa/PFMax=Pb/PFMbx=... Lembra das unidades. Px=$R/X, Pa/MPPax=$R/X Considera Px=Pa/MPPax. Px aumenta, enquanto Pa continua igual, então MPPax tem que diminuir. Isto acontece quando se sua mais a, então produção aumenta.

21 Curva de oferta

22 Demanda e Oferta Juntos
MUxn/MUmn=Px=Pa/PFMax MUyn/MUmn=Py=Pa/PFMyx

23 Pensa nessa... Podemos fazer mais pizza simplesmente usando mais cozinheiros e mais fogões? O mercado faz decisões baseados no princípio de um dólar, um voto. Acha apropriado por todos os recursos? Acha que os mercados alocam os cientista as melhores usos possíveis? Que tal informação? Muitos economistas estão tentando colocar preços nos bens e serviços que não tem preço de mercado, (ex. Serviços ecossistêmicos). Se for possível, os mercado os alocaria do menor maneira possível?


Carregar ppt "A Equação Básica do Mercado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google