A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

15º Domingo do Tempo Comum A qualidade do terreno é fundamental!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "15º Domingo do Tempo Comum A qualidade do terreno é fundamental!"— Transcrição da apresentação:

1 15º Domingo do Tempo Comum A qualidade do terreno é fundamental!
A qualidade do terreno é fundamental! Ano Litúrgico A

2 Leituras da Liturgia Eucarística:
1ª leit Is 55, 10-11 Sl 64 2ª leit Rm 8, 18-23 Mt 13, 1-9 (ou longa 13, 1-23)

3 Evangelho - Mt 13, 1-9 (ou longa 13, 1-23)
Jesus saiu de casa e sentou-se à beira do lago. Uma grande multidão reuniu-se ao redor dele. Subiu então a uma barca e sentou-se; e toda a multidão estava em pé na praia.

4 Ensinou-lhes então muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. E, ao lançar as sementes, uma parte caiu à beira do caminho; os pássaros vieram e a comeram.

5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra era pouco profunda. Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e secou, porque não tinha raiz.

6 Outras sementes caíram entre os espinhos; os espinhos cresceram e as sufocaram.

7 Finalmente, outras caíram em terra boa e produziram fruto: aqui cem, ali sessenta e lá trinta vezes mais. Ouça quem for capaz!”

8 De parábola em parábola
Vivenciando... De parábola em parábola Como os judeus em geral, Jesus gostava muito de falar a seus ouvintes através de parábolas. Apresentava uma história relacionada com a vida de cada dia. Fazia uma comparação. E, em seguida, passava seus ensinamentos. Suas parábolas eram perfeitas. Nem sempre, porém, eram fáceis e acessíveis ao povo. Precisavam ser compreendidas e os ouvintes tinham que estar de coração aberto para as entender. Nem sempre nossos ouvintes entendem o que queremos dizer. Nem sempre os ouvintes de Jesus entendiam suas parábolas. Nem sempre a doutrina apresentada por Jesus é igual ao modo de pensar de seus ouvintes! Nem sempre seus ouvintes estavam dispostos a aceitar seus ensinamentos!

9 Alusão ao Reino de Deus! Jesus, aqui, não usa o método mais comum em suas parábolas que é começar dizendo: “O Reino dos céus é semelhante...” Mas ele quer se referir ao Reino de Deus. Reino do Deus poderoso que nos salva.

10 O semeador lança as sementes à terra.
O grande semeador O semeador lança as sementes à terra. É a imagem de Deus que, em sua bondade infinita, oferece-nos seu Reino. Oferece-nos a salvação porque ele é bom, mesmo que sem mérito algum de nossa parte.

11 A semente a beira da estrada
A semente cai... a terra é dura... O coração está fechado! A semente não penetra. A vida sem Deus segue seu ritmo... No vazio, no orgulho, no egoísmo... A vida nova em Deus não é assimilada. A semente do Reino não brota, não germina.

12 A semente entre as pedras
Brota logo, pois a terra ali, ou não existe ou não é profunda. O anúncio do Reino é feito. Pode até surgir certo entusiasmo. Mas... a vida nova implica em renovação constante, contínua. As raízes estão à flor da terra. Vem o sol, surgem as dificuldades... A semente não vinga.

13 A semente entre os espinhos
A semente cresceu mas foi sufocada. Assumir a realidade do Reino de Deus implica em mudanças, às vezes, radicais. Os espinhos desta vida podem, porém sufocar! Os valores deste mundo:... a riqueza... o sucesso... Sufocam.

14 A semente em terreno fértil
Há a semente que caiu em terra boa. Deu fruto! Produziu muito. Representa o coração humano que recebe a palavra de Deus e a põe em prática. Produz frutos em abundância.

15 Deus nos oferece seu Reino
Lança-nos a semente de sua graça. Apresenta-nos seu plano. Oferece-nos seu Amor. Sugere-nos caminhar com Ele, seguir a Boa Nova da salvação. Podemos aceitar ou recusar seu Evangelho.

16 Coração disponível e generoso
Não basta ouvir. É necessário saber ouvir. Não basta ter inteligência para entender. É necessário transformar em vida. Deus nos fala ao coração e quer participar de nossa vida. Não basta entender o significado de amar. É necessário amar a Deus com coração generoso e disponível. Não “aprendemos de cor” o Cristianismo como se decora uma poesia. Vivemos o Cristianismo, na união com Cristo e com nosso próximo.

17 Testemunhando... Seu coração foi sempre terreno fértil?
Sua vivência da fé tem crescido constantemente? Mencione algum meio que usa para levar a Palavra de Deus fundo ao coração. Dê um exemplo de alguém de sua comunidade que vive aqui e agora a realidade do Reino de Deus. - Você já teve alguma decepção ao semear a Palavra de Deus?

18 Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues
Imagens: Internet Música: Enya – Dances With Wolves Formatação: Estela Vídeo: Altiva Helena © direitos reservados ©


Carregar ppt "15º Domingo do Tempo Comum A qualidade do terreno é fundamental!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google