A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade de vida com Esporte na Unisul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade de vida com Esporte na Unisul"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade de vida com Esporte na Unisul

2 Qualidade de vida “ A percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive , e em relação a seus objetivos , expectativas , padrões e preocupações.” (Organização Mundial de Saúde)

3 Qualidade de vida Relacionamentos sociais (família e amigos)
Bem estar psicológico e emocional Saúde Bem estar mental Educação Transporte, moradia, segurança Bem estar físico

4 Definições de qualidade de vida relacionada à saúde.
“É a valoração subjetiva que o paciente faz de diferentes aspectos de sua vida, em relação ao seu estado de saúde.” (Guiteras & Bayés)

5 ESTILO DE VIDA Estilo de vida representa o conjunto de ações cotidianas que reflete as atitudes e valores das pessoas. O estilo de vida pode mudar ao longo do tempo observando o deve ou alterar seu comportamento.

6 Que comportamentos saudáveis podemos adotar para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos?

7 atividade física regular controle do estresse
nutrição equilibrada atividade física regular controle do estresse cuidados preventivos relacionamentos sociais Comportamentos saudáveis, (Nahas, 2001)

8 Saúde “Estado completo de bem-estar físico, mental, social e espiritual, e não somente a ausência de doenças ou enfermidades.” (NIEMAN, 1999).

9 Comportamentos de alto risco
Tabagismo Dieta rica em gordura  Inatividade Estresse elevado Sexo não seguro Abuso de álcool e droga

10 Doenças Câncer Diabetes tipo II Doença coronariana Obesidade acidentes
Obesidade acidentes Doenças Derrame / AVC AIDS Cirrose Hipertensão Osteoporose

11 Comportamentos de alto risco
Resumindo... Saúde Comportamentos de alto risco Doenças Morte

12 Aptidão física e Saúde “É capacidade de sobreviver, suportar, resistir ao estresse e preservar sob circunstâncias difíceis nas quais um indivíduo não treinado desistiria.” (CLARKE, 1960). Ex: subir escadas com sacolas do supermercado.

13 Exercício Físico e Atividade Física
Atividade Física é definida, como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso. A atividade física é elemento fundamental para regulação da qualidade de vida do ser humano.

14 Classificação das atividades Físicas
As atividades físicas podem ser agrupadas de acordo com o contexto em que ocorrem: Atividades físicas ocupacionais: toda prática realizada como exigência das funções específicas do trabalho.

15 Classificação das atividades Físicas
Atividades domésticas : decorrentes de atividades realizadas em casa ou no quintal.

16 Classificação das atividades Físicas
Atividades de transporte : deslocamento entre locais quando realizado a pé ou de bicicleta. Alem disso, o uso de escadas em alternativa ao uso do elevador.

17 Classificação das atividades Físicas
Atividades de lazer : toda a prática realizada no tempo livre . Em geral essas práticas são realizadas em parques, clubes, praças, academias, quadras e até na rua.

18 Classificação das atividades Físicas
Atividades de lazer : toda a prática realizada no tempo livre . Em geral essas práticas são realizadas em parques, clubes, praças, academias, quadras e até na rua.

19 EXERCÍCIO FÍSICO É um tipo de atividade física, caracterizada por ser planejada, estruturada e repetitiva que objetiva melhorar ou manter um ou mais componentes da aptidão física. (CASPERSEN, 1985)

20 3. Gasto energético (quilocalorias)
ATIVIDADE FÍSICA EXERCÍCIO FÍSICO 1. Movimento corporal via músculo Esquelético 2. Resultados em gasto energético 3. Gasto energético (quilocalorias) varia continuamente de baixa para alto 4. Correlação positiva com aptidão física 3. Gasto energético (quilocalorias) varia continuamente de baixa para alto 5. Movimento corporal planejado, estruturado e repetitivo 6. Objetivo de melhora ou manutenção dos componentes da aptidão física Fonte: CASPERSEN et al. (1985)

21 Prevalência de INATIVIDADE FÍSICA no mundo
Inatividade física foi definida como: não atingir os 30 minutos por semana em cinco dias por semana de atividades moderadas ou 20 minutos por dia em três dias por semana de atividade vigorosa

22 Convite Programação : Voleibol; Futsal; Slackline;
Você está sendo convidado a participar no dia 22 de junho a partir das 14:00h com termino previsto para às 17:00h no Campus da Unisul, de atividades esportivas. Programação : Voleibol; Futsal; Slackline; Basquetebol de rua, etc... Voce poderá particiapar de vários esportes

23


Carregar ppt "Qualidade de vida com Esporte na Unisul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google