A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Circulatório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Circulatório."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Circulatório

2

3

4

5

6

7 O coração humano, está dividido em quatro cavidades:
Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior; Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva tricúspide; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva bicúspide ou mitral.

8

9

10

11 A cada contração do músculo cardíaco ( quando o coração bate), o sangue é bombeado para fora do coração. Isso é chamado sístole. E quando o músculo cardíaco relaxa, o coração se enche de sangue ( antes da próxima batida). Isso é chamado diástole.

12 Controle dos batimentos cardíacos
As células do nódulo sinoatrial emitem sinais elétricos que se propagam pelas células do átrio, provocando sua contração (sístole). Os sinais elétricos atingem também o nódulo atrioventricular, que se espalham pelos feixes de Hiss e em seguida esses impulsos se espalha pela musculatura dos ventrículos, provocando a sístole dessas cavidades.

13 A cada sístole do Coração, um fluxo sangüíneo é lançado para dentro das artérias. Essa força que o sangue faz nas paredes internas das artérias é chamada de Pressão Arterial. Em um adulto jovem saudável a pressão na sístole não pode ser maior que 130 milímetros de mercúrio (mmHg). E a pressão na diástole não pode ser menor que 80 milímetros de mercúrio (mmHg).

14

15 Nas veias das pernas, são encontradas válvulas que, com seus movimentos de abertura e fechamento facilitam o retorno do sangue para o coração. A pressão do sangue que circula nas veias é menor que a das artérias.

16

17

18

19

20 Doenças Cardiovasculares

21 A arteriosclerose é o estreitamento ou endurecimento das artérias, que são tubos que levam sangue e oxigênio ao coração, cérebro e outras partes do corpo. Nas paredes das artérias doentes formam-se placas feitas de colesterol. Estas placas podem crescer tanto que obstruem a artéria e, como consequência, diminuem o fluxo sangüíneo. Estas placas também podem fragmentar-se e formar coágulos. Os coágulos podem bloquear o fluxo sangüíneo para outras áreas do organismo e causar sérios problemas. A arteriosclerose é uma enfermidade que pode favorecer: AVCs, aneurismas da aorta; infarto cerebral; angina abdominal (dor) e infarto intestinal (coágulo sangüíneo nos intestinos); doença arterial coronária e arteriosclerose das extremidades.

22 Acidente vascular cerebral - AVC
O risco de desenvolver esta doença aumenta com pressão alta, tabagismo, diabetes, obesidade, altos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), baixos níveis de colesterol HDL (colesterol bom), sedentarismo e antecedentes familiares da doença. Para prevenir a arteriosclerose é preciso não fumar, controlar os níveis de colesterol e de pressão arterial, praticar atividade física regularmente, adotar uma dieta rica em fibras e pobre em gordura, controlar o diabetes e manter peso adequado para a respectiva idade e altura. Acidente vascular cerebral - AVC O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Varizes São veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

23

24 Doença de Chagas Causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou. A transmissão pode também ocorrer por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez, da mãe para filho Sintomas Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baço são os principais sintomas. Com frequência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lhe aconteceu, embora o parasita já esteja alojado em alguns órgãos. Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, o indivíduo pode saber que tem a doença, 20, 30 anos depois de ter sido infectado, ao fazer um exame de sangue de rotina. Prevenção Eliminação do vetor, o barbeiro, por meio de medidas que tornem menos propício o convívio deste próximo aos humanos, como a construção de melhores habitações. Não há cura para o Mal de Chagas, entretanto alguns medicamentos são utilizados para inibição da doença.

25 Prevenção das doenças circulatórias
Não Fumar O fumo contribui para a hipertensão e para mau funcionamento do coração Manter o peso Pessoas obesas (com excesso de peso) podem ter problemas cardiovasculares com maior facilidade. Quando um indivíduo ganha peso, passa a haver maior massa de tecido a irrigar; isso força o coração a um trabalho suplementar. Controlar o peso é uma forma de prevenir problemas cardíacos. Quando um indivíduo ganha peso, passa a haver maior massa de tecido a irrigar; isso força o coração a um trabalho suplementar. Alimentar-se corretamente O excesso de sal pode causar aumento da pressão sangüínea, pois esse mineral favorece a retenção de líquidos nos vasos. Por outro lado, o consumo de grandes quantidades de gorduras animais pode contribuir para o acúmulo de colesterol nas artérias. Fazer exercícios físicos Exercícios físicos regulares e sem exageros são excelentes para prevenir doenças cardiovasculares.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36


Carregar ppt "Sistema Circulatório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google