A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE E EDUCAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE E EDUCAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE E EDUCAÇÃO

2 Declaração Universal dos Direitos Humanos
documento redigido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948; questões que vão desde o direito à vida e a vida em sociedade (habitação, segurança, saúde, etc.) como as preocupações contra qualquer tipo de intolerância em relação à pluralidade étnica e cultural da humanidade; palavras como liberdade, igualdade e direito à diversidade entre os povos, estão escritas em quase todos os artigos.

3 começa a se delinear uma proposta de educação voltada para os Direitos Humanos, que vem, aos pouco, se delineando como um caminho para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária: educação multicultural educação voltada para os Direitos Humanos O que estas questões têm a ver com o ensino de Arte-educação nas escolas?

4 Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Artigo XXVII: “Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios” (Declaração Universal dos Direitos Humanos)

5 FRUIÇÃO A Arte deve cumprir sua função vital, que é a fruição, ou, em outras palavras, cada cidadão deve ter o direito de desfrutar, de gozar a Arte em toda sua plenitude e benefícios. FRUIÇÃO: Ato ou efeito de fruir; gozo. Neste sentido, uma educação voltada para os Direitos Humanos aponta para a necessidade de mudarmos nossa visão sobre a função e o significado da Arte em nossas vidas e na vida de nossos educandos.

6 Pressupostos da Educação em Direitos Humanos
Maria Victoria Benevides “A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos essenciais: 1º) educação de natureza permanente, continuada e global. 2º) educação necessariamente voltada para a mudança. 3º) é uma inculcação de valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, meramente transmissora de conhecimentos.

7 A Arte torna-se um direito de todo e qualquer cidadão, independente de classe social ou etnia.
Qual o lugar do ensino da Arte dentro das escolas? Qual a finalidade? Atinge a todas as crianças e jovens nas mais diferentes localidades e etapas de sua escolarização? Os profissionais são capacitados para tal atividade intelectual? E a metodologia e o planejamento? Quais os instrumentos, materiais utilizados, com quais recursos? Qual o tempo destinado ao ensino de Arte-educação nas escolas?

8 Arte Popular e Arte Erudita
“A nossa poesia é uma só Eu não vejo razão pra separar Todo o conhecimento que está cá Foi trazido dentro de um só mocó E ao chegar aqui abriram o nó E foi como se ela saísse do ovo A poesia recebeu sangue novo Elementos deveras salutares Os nomes dos poetas populares Deveriam estar na boca do povo” (Antônio Vieira)

9 Arte Popular: Arte popular: aquela em que o artista aprende seu ofício como escultura, modelagem e outros, sem ter frequentado escolas de artes.

10 “A obra de arte popular constitui um tipo de linguagem por meio da qual o homem do povo expressa sua luta pela sobrevivência. Cada objeto é um momento de vida. Ele manifesta o testemunho de algum acontecimento, a denúncia de alguma injustiça” Nelson Aguilar O artista popular não está preocupado em colocar suas obras expostas em lugares prestigiados.

11 Arte Erudita: A arte erudita e de vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação.

12 Arte erudita: cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimento técnicos e formais apurador, As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais[...]

13 Monalisa é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectivo e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conversador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na historia da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobra madeira de álamo encontrasse exposta agora no Museu do Louvre, em Paris,e é a maior atracão do museu. ARTE ERUDITA


Carregar ppt "ARTE E EDUCAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google