A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descobridores Portugueses

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descobridores Portugueses"— Transcrição da apresentação:

1 Descobridores Portugueses
Escola Básica 2, 3 ciclos Manuel de Figueiredo Descobridores Portugueses Professora: Salomé Cordeiro Disciplina: Área de Projecto Trabalho elaborado por: Adriana Dias Cátia Santos 8ºB

2 Índice Índice…………………………………………………………………………………………………………………..1
Introdução………………………………………………………………………………………………………….2 O início dos Descobrimentos……………………………………………………………………………..3 As Conquistas…………………………………………………………………………………………………….4/5 Vasco da Gama…………………………………………………………………………………………………6 Pedro Álvares Cabral………………………………………………………………………………………..7 Bartolomeu Dias………………………………………………………………………………………………..8 Magalhães………………………………………………………………………………………………………….9 Gil Eanes……………………………………………………………………………………………………………..10 Diogo Cão…………………………………………………………………………………………………………..11 Conclusão…………………………………………………………………………………………………………..12 Bibliografia………………………………………………………………………………………………………..13 Anexos…………………………………………………………………………………………………………………14

3 Introdução Durante este trabalho vamos falar sobre os descobrimentos e alguns descobridores Portugueses. Algumas das conquistas mais importantes foram: Ceuta em 1415, em 1434 Gil Eanes passou o cabo Bojador, em 1499, Vasco da Gama descobriu o Caminho Marítimo para a Índia, em 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil , entre outros.

4 O início dos Descobrimentos
Foi a partir da conquista de Ceuta que se deu o início da expansão portuguesa, ao qual chamamos os Descobrimentos. Esta conquista foi atingida com facilidade no ano de 1415. A aventura ultramarina obteve grandes resultados devido à acção do Infante D. Henrique que foi o seu grande impulsionador.

5 As Conquistas Após a Conquista de Ceuta, segue-se o desastre de Tânger, em 1437, com a derrota portuguesa. Segue-se um conquista de uma série de praças: Alcácer Ceguer,  Arzila Tânger, Azamor, Safim, Mazagão  Reconhecimento da Madeira ( ). Em 1424 inicia-se a colonização da Madeira. Em 1427 inicia-se o reconhecimento dos Açores que termina em 1452 com o reconhecimento do grupo ocidental composto pela ilha das Flores e do Corvo. Gil Eanes dobra o Cabo Bojador em A partir daqui, o Infante D. Henrique promove o descobrimento da costa africana, por sua própria iniciativa, sem intervenção da coroa, até 1460. Já na regência de D. Afonso V, em Nuno Tristão chega ao Cabo Branco, em 1443 a Arguim e em 1444 à Terra dos Negros. Em 1460, Pêro de Sintra atinge a Serra Leoa. Neste mesmo ano falece o Infante D. Henrique. A missão antes comandada pelo Infante D. Henrique vai parar às mãos do Infante D. Fernando. Em 1469, D. Afonso V entrega esta missão a um mercador da cidade de Lisboa, Fernão Gomes. Em 1487, Bartolomeu Dias, comandando uma expedição com três caravelas, atinge o Cabo da Boa Esperança. Em 1494 é assinado o Tratado de Tordesilhas: o Mundo é dividido em duas áreas de exploração: a portuguesa e a espanhola. O mundo seria dividido em função de um semi-meridiano que deveria passar a 370 léguas de Cabo Verde. Em 1499, Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia.            

6 As Conquistas Em 1500, chegada à Índia por Pedro Álvares Cabral.
Em 1501, há a segunda armada para o Brasil. No reinado de D. João III ( ), a partir de 1534 inicia-se a colonização do Brasil com a criação das primeiras capitanias. Assim terminou a grande época de descobertas portuguesas. Este foi o grande império colonial português na Idade Moderna.

7 Vasco da Gama Mandato:1524 Precedido por: Duarte de Menezes
Sucedido por: Henrique de Menezes Nascimento: 1469 em Sines Falecimento: 1524 em Cochim A primeira viagem realizada directamente da Europa para a Índia, pelo Atlântico foi sob o comando do navegador português Vasco da Gama, no reinado de D. Manuel I, entre Foi uma das mais notáveis viagens da Época dos Descobrimentos que consolidou a presença marítima e o domínio das rotas comerciais dos portugueses.

8 Pedro Álvares Cabral Pedro Álvares Cabral, nasceu em Belmonte.
Ao dirigir-se para a Índia fez um desvio na rota e chegou ao Brasil em 1500. Pedro saiu de Lisboa a 9 de Março de 1500, e, como se tivesse desviado a sua rota para descobrir novas terras, não demorou a encontrar o Brasil, a 3 de Maio de Daí seguiu para a Índia. No seu regresso, D. Manuel atribui-lhe muitas honras, mas não voltou a utilizar os seus serviços.

9 Bartolomeu Dias Bartolomeu Dias foi um célebre navegador português, descendente de Dinis Dias. Navegou para norte, descobrindo vários portos. No entanto, a tripulação obrigou o capitão a retroceder, dobrando, por acaso, o grande cabo, em Cabo das Tormentas, actual Cabo da Boa Esperança. Em 1500, acompanha Pedro Álvares Cabral na famosa viagem em que este descobre o Brasil. Quando a frota seguia para a Índia, o navio em que ia Bartolomeu Dias, naufragou e o valente marinheiro achou a morte junto do mesmo cabo - cabo  da Boa Esperança.

10 Magalhães Fernão de Magalhães foi um navegador
português, filho de Rodrigo de Magalhães e de Alda de Mesquita que, ao serviço do rei de Espanha, comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a atravessar o estreito hoje conhecido pelo seu nome e o primeiro europeu a navegar no Oceano Pacífico. Fernão de Magalhães morreu nas Filipinas no curso daquela expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano 1522.

11 Gil Eanes Gil Eanes foi um navegador português. Foi o primeiro a navegar para além do Cabo Bojador, em 1434, acabando com o terror supersticioso que se instalara á volta deste e iniciando assim a época dos "descobrimentos". O Infante D. Henrique conseguiu incentivar Gil Eanes a tentar passar o cabo. Em 1434, Gil Eanes aparelhou uma barca de 30 toneladas, com um só mastro, e uma única vela redonda e também movida a remos e parcialmente coberta. Ao chegar ás proximidades do cabo do medo, decidiu ir para oeste afastando-se da costa africana. Após um dia inteiro de navegação longe da costa, deparou com uma baía plácida de ventos amenos, e então dobrou para sudeste e logo percebeu que havia deixado o cabo Bojador para trás.

12 Diogo Cão Diogo Cão foi um navegador português do século XV. Enviado por D. João II, realizou duas viagens de descobrimento da costa sudoeste africana, entre 1482 e Chegou à foz do Zaire e avançou pelo interior do rio, tendo deixado uma inscrição comprovando a sua chegada às cataratas de Ielala. Estabeleceu as primeiras relações com o Reino do Congo. Em 1485 chegou ao Cabo da Cruz . Introduziu a utilização dos padrões de pedra, em lugar das cruzes de madeira, para assinalar a presença portuguesa nas zonas descobertas.

13 Conclusão Ao lermos este trabalho, podemos concluir que houve imensos descobridores portugueses significativos na história da humanidade . Concluímos também que os portugueses foram muito bons nas conquistas.

14 Bibliografia Motores de Busca: Sites:

15 Anexos


Carregar ppt "Descobridores Portugueses"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google