A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2 Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari

2 Redes - Definição Rede não é um sistema, mas sim uma ferramenta que permite o melhor compartilhamento de recursos computacionais, quer sejam de hardware ou de software. “Rede é quando há dois ou mais computadores interligados por um meio físico de comunicação para compartilhar informações ou recursos”. Rede é muito mais do que sistema, é uma filosofia.

3 Redes - Definição

4 Redes - Definição Características
As redes locais surgiram para viabilizar a troca e o compartilhamento de informações e dispositivos periféricos (recursos de hardware e software), preservando a independência das várias estações de processamento e permitindo a integração em ambientes de trabalho cooperativo.

5 Redes - Tipos Definições mais usadas atualmente:
LAN - (Local Area Network) WAN - (Wide Area Network) Outras definições menos usadas: MAN - (Metropolitan Area Network) GAN - (Global Area Network)

6 Redes – “Filosofia” Filosofia de Rede Cliente Servidor Ponto a Ponto

7 Redes – “Filosofia” Filosofia de Rede – Cliente x Servidor
Alguns computadores são preparados para armazenar e distribuir dados e recursos - essas máquinas são chamadas servidores. Outros computadores, geralmente mais numerosos, são preparados para acessar e usar os dados e recursos gerenciados pelos servidores - essas máquinas são chamadas clientes/estações.

8 Redes – “Filosofia” Filosofia de Rede – Cliente x Servidor
Cada cliente possui um nível específico de acesso, que lhe permite utilizar, ver e manipular dados no servidor. Controle e armazenamento de dados central, possibilitando assim a segurança e os backups.

9 Redes – “Filosofia” Filosofia de Rede – Cliente x Servidor

10 Redes – “Filosofia” Filosofia de Rede – Ponto a Ponto
É basicamente é uma rede de pares. Toda máquina conectada a rede ponto a ponto possui os mesmos direitos de acesso de qualquer outra máquina da rede; não existe um local centralizado para o armazenamento e compartilhamento de aplicativos, bem como contas de usuários.

11 Redes – “Filosofia” Filosofia de Rede – Ponto a Ponto

12 Redes – Meios de Comunicação
Canais de comunicação (mais usados) Cabo metálico: Par trançado (twisted pair): Redes Locais de alta velocidade Cabo óptico: Fibra Óptica: Conexão de alta velocidade entre redes (prédios, cidades, países, continentes) Sem fio (wireless) via Radio Frequency (RF): Microondas, satélites, pagers, celulares, serviços de comunicação pessoal, PDAs, redes móveis de dados

13 Redes - Principais meios de comunicação
Aplicação Velocidade Par-trançado telefônico (cabo cinza) Telefonia, Rede Dial-Up ou Rede de baixa velocidade Até 2Mbps Par-trançado 10BaseT Cat. 5 (cabo azul) Interno às LANs De 10 a 100Mpbs Fibra Óptica Entre pontos de LANs, LANs / WANs De 10Mbps a 1Gbps Radio Freqüência (RF) Sinal aberto – wireless Wi-FI, blootooth, etc Até 56Mbps Ponto-a-ponto Pontos de LANs, LANs / WANs De 2 a 100Mbps (até 1Gbps)

14 Redes – Meios de Comunicação
Meio – Coaxial 10Base e ou 10Base5 Cabo Coaxial Thinnet – 10Base 2 (RG Omhs): Até 185 m Thicknet – 10Base 5 – Até 500 m (não disponível atualmente) Topologia Barramento ou Ponto a ponto

15 Redes – Meios de Comunicação
Meio – Par Trançado (Twisted Pair) 10BaseT ou 100BaseT Cabo TP Até 100 metros Topologia Estrela ou Ponto a ponto

16 Redes – Meios de Comunicação
Meio – Fibra Óptica

17 Redes – Meios de Comunicação
Meio – Rádio Freqüência (RF) / Sem Fio (wireless)

18 Redes - Dispositivos Principais Equipamentos de Comunicação de Dados
Router (Roteador): Permitem que LANs tenham acesso à WANs. Normalmente trabalham com os protocolos IP e/ou IPX e os endereços IPs definidos na tabela de roteamento são repassados à rede WAN Hub: dispositivos utilizados para conectar os equipamentos que compõem uma LAN. As conexões da rede são concentradas (por isso também é chamado de concentrador) ficando cada equipamento num segmento próprio. Switch: semelhante ao HUB, ms possibilita a migração para tecnologias de rede mais recentes e de alta velocidade. Absorve as tecnologias de mais baixa velocidade bem como controlam e administram melhor o fluxo de pacotes.

19 Redes - Dispositivos Componentes básicos de uma rede
Servidor (arquivo, , páginas, ftp, impressão, etc) Estação de trabalho; Placa de rede; Cabeamento; Hub ou Switch; Roteador Protocolo de Comunicação (TCP/IP - NetBEUI) No break; Sistema operacional do servidor (Linux, Windows, etc); Aplicativos de segurança (Antivírus e Firewall).

20 Redes - Tipos Internet WAN
Rede doméstica ou pequena empresa com Internet WAN Modem/Router Internet

21 Redes - Tipos Internet WAN LAN
Rede doméstica ou pequena empresa com Internet WAN LAN Modem/Router Internet LAN via cabo TP (twisted-pair)

22 Redes - Tipos Internet WAN LAN
Rede doméstica ou pequena empresa com Internet LAN via cabo TP (twisted-pair) WAN LAN Modem-Router Internet Hub / Switch

23 Redes - Tipos Internet WAN LAN
Rede doméstica ou pequena empresa com Internet LAN via cabo TP (twisted-pair) WAN LAN Modem-Router Internet Hub / Switch

24 Redes - Tipos Internet WAN LAN
Rede doméstica ou pequena empresa com Internet WAN Router LAN Internet Hub / Switch Hub / Switch Hub / Switch F.O.

25 Redes - Exercícios Como criar uma rede ponto a ponto no Windows?
1- Ter a infra-estrutura montada, computadores interligados por um meio físico de comunicação e o drive da placa de rede instalada; 2- Instalar um protocolo de comunicação (NetBEUI e/ou TCP/IP) 3- Instalar o Cliente para redes Microsoft; 4- Instalar o serviço de Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft Obs.: o item 2, 3 e 4 é feito pressionando o botão direito do mouse sobre Meus locais de redes, propriedades, botão direito sobre a placa de rede, botão direito propriedade – instalar. 5- Em meu computador – propriedades configure o mesmo grupo para todos os computadores que fazem parte da rede. Cada computador deve ter um nome diferente.

26 Redes - Exercícios Como criar uma rede ponto a ponto no Windows?
6- Posicione sobre o item que quer compartilhar (pasta, impressora ...) pressione o botão direito do mouse e escolha a opção Compartilhamento e Segurança. - Neste item selecione o item Compartilhamento e dentro deste a opção marque o item Compartilhamento dessa pasta na rede. - Logo em seguida informe o nome que você quer dar ao compartilhamento e que todos os usuário poderão visualizar na rede. 7- Determine o tipo de direito que os usuários da rede terão sobre o compartilhamento (limitado ou total).

27 Redes - Exercícios Como acessar o que foi compartilhado?
Há duas formas: Abra o ícone "Ambiente de Rede" que aparecerá na área de trabalho. Será aberta uma janela com todos os compartilhamentos da sua rede. Você poderá acessar todos as pastas e arquivos como se estivessem no seu próprio micro . Mande localizar o micro que tem compartilhamento, através do nome ou IP. Quando encontrado de dois clicks sobre o mesmo,e o dispositivos compartilhados serão disponibilizados. Obs.: (\\Maquina\impressora)


Carregar ppt "Aula 5 - Redes de Computadores – Parte 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google