A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro de Formação de Responsáveis (INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO) Casa de São Paulo Apostolo – 03/06/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro de Formação de Responsáveis (INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO) Casa de São Paulo Apostolo – 03/06/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Formação de Responsáveis (INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO) Casa de São Paulo Apostolo – 03/06/2012

2 Indicações Programáticas Concretas Para uma ação evangelizadora eficaz, é preciso ir além da definição de diretrizes. É preciso chegar a indicações programáticas concretas, através da elaboração de um plano diocesano de pastoral e, em sintonia com este, de planos específicos em todos os âmbitos e serviços eclesiais, imprescindível para uma pastoral orgânica e de conjunto.

3 Participação de quem? a ação pastoral planejada é a resposta específica, consciente e intencional, às necessidades da evangelização, sempre que realizada em um processo de participação de todos os níveis das comunidades e pessoas interessadas.

4 Planejar é pensar a ação antes, durante e depois dela. Um bom plano, que contribui para a ação evangelizadora, é sempre fruto de um processo de planejamento, com a participação direta ou representativa de toda a comunidade eclesial, em cujo esforço de todos, incluídos os leigos e leigas, têm o direito e o compromisso de participar do discernimento, da tomada de decisões e da execução. Uma abertura às instituições públicas e privadas, especializadas em planejamento, pode facilitar a realização de planos pastorais eficazes.

5 sensibilização dos membros da comunidade eclesial Para desencadear um processo de planejamento pastoral, sua preparação começa por uma sensibilização dos membros da comunidade eclesial sobre a importância da participação de todos, resposta à exigência de uma Igreja comunhão e participação, com o protagonismo dos leigos, em especial das mulheres e dos jovens. Na sequência, está a necessidade da constituição dos organismos de discernimento e tomada de decisões nos diversos âmbitos eclesiais, como as assembleias de pastoral, os conselhos, as comissões e equipes de coordenação dos diferentes serviços

6 passos metodológicos Dado que a ação pastoral, perpassada pela graça e levada a cabo sob o protagonismo do Espírito, não deixa de ser também uma ação humana, sujeita às contingências da história, uma boa metodologia de planejamento precisa levar em conta o estatuto da ação. A ação comporta sua própria racionalidade, seus passos metodológicos.

7 Os sete passos Para se realizar um efetivo processo de planejamento, são necessários pelo menos sete passos. Quando assumidos e levados a cabo por todos os integrantes do processo, em espírito de comunhão e participação, inevitavelmente vão causar um impacto sobre a realidade.

8 Os sete passos 1.Onde estamos? 2.Onde precisamos estar? 3.Nossas urgências pastorais 4.O que queremos alcançar? 5.Como vamos Agir? 6.O que vamos fazer ? 7.Renovação das estruturas


Carregar ppt "Encontro de Formação de Responsáveis (INDICAÇÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO) Casa de São Paulo Apostolo – 03/06/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google