A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação do Reino de Portugal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação do Reino de Portugal"— Transcrição da apresentação:

1 Formação do Reino de Portugal

2 A Península Ibérica é habitada há muitos milhares de anos.
Os Povos que habitavam a Península Ibéria eram Nómadas, viviam da caça, da pesca e dos frutos silvestres. Com a descoberta da agricultura, estes povos vão-se fixando junto dos rios e das terras mais férteis e constroem povoações.

3 OS DIFERENTES POVOS… Os Iberos foram o primeiro povo a habitar a Península Ibérica. Vieram do centro da Europa. Mais tarde, surgiu um povo guerreiro e agricultor – os Celtas. Os Iberos e os Celtas acabaram por se unir, dando origem aos Celtiberos, aos Lusitanos e a outros povos. Vaso celta Celtas

4 OS DIFERENTES POVOS… Vindos do Mar Mediterrâneo, surgiram outros povos mais evoluídos. Os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses. Estes povos ensinaram aos da Península Ibérica a exploração mineira, a conservação do peixe com o sal e a produção do vinho e do azeite. Também divulgaram a escrita alfabética.

5 Os Romanos foram um povo proveniente de Roma.
Os Romanos trouxeram alguns dos seus costumes para a Península Ibérica. Desenvolveram as culturas do trigo, da vinha e da oliveira. Criaram indústrias de tecelagem, as minas as pedreiras e as olarias. Criaram locais de comércio e usavam a moeda. Construíram estradas e pontes. Trouxeram o latim e a religião cristã. Ponte romana

6 OS DIFERENTES POVOS… Os Visigodos
Os Visigodos, no séc. V, invadiram a Península Ibérica e o Império Romano. Como eram menos evoluídos que os Romanos adoptaram a cultura romana e converteram-se à religião cristã. Eram chamados de bárbaros porque não falavam latim.

7 OS DIFERENTES POVOS… Os Muçulmanos No ano de 711, a Península Ibérica foi invadida pelos Muçulmanos. Estes falavam a língua árabe e tinham uma cultura avançada. Desenvolveram-se em muitas áreas: Agricultura - introduziram a nora e várias culturas (amendoeira e laranjeira). Matemática - introduziram a numeração árabe. Ciência - Deixaram invenções como a bússola. Nora Chaminé Este povo conquistou quase toda a Península, com excepção de uma pequena região a norte que continuou cristã. Bússola

8

9 A FORMAÇÃO DE PORTUGAL…
Na Península Ibérica havia populações cristãs que se opunham à presença dos Muçulmanos. O rei de Leão e Castela, D. Afonso VI, auxiliado por cavaleiros cristãos vindos de outros reinos, como a França, lutou contra os Muçulmanos para lhes conquistar as terras. RECONQUISTA CRISTÃ Após a primeira vitória sobre os Muçulmanos formaram-se os reinos de Leão, Castela, Navarra e Aragão. Cruzados

10

11 POVOS DA PENÍNSULA IBÉRICA…
Iberos Celtas Lusitanos Fenícios Gregos Cartagineses Romanos Visigodos Muçulmanos

12 A FORMAÇÃO DE PORTUGAL… O Condado Portucalense
Entre os cavaleiros que lutaram ao lado de D. Afonso VI, houve um que se destacou nas batalhas, D. Henrique de Borgonha. Para o compensar pela ajuda prestada o rei deu-lhe a sua filha D. Teresa em casamento, ficando a governar o Condado Portucalense. Casaram e tiveram um filho a que chamaram Afonso Henriques. D. Afonso Henriques

13 A FORMAÇÃO DE PORTUGAL… O Condado Portucalense
D. Henrique sonhava tornar o Condado Portucalense independente, mas morreu sem o conseguir. Ocupou o lugar do pai D. Afonso Henriques, mas como este tinha apenas 3 anos de idade, a sua mãe D. Teresa passou a governar o Reino. D. Afonso Henriques ao completar dezasseis anos de idade, e com o sonho de tornar o Condado Portucalense independente, tentou tomar pela força o governo do Condado. Lutou contra a sua própria mãe, D. Teresa e derrotou-a na Batalha de S. Mamede, em 1128, perto de Guimarães. Assumiu o trono e o governo do condado.

14 OBJECTIVOS DE D. AFONSO HENRIQUES
Lutar contra D. Afonso VII, para conseguir a independência do Condado Portucalense. Lutar contra os muçulmanos para aumentar o território para sul.

15 A PRIMEIRA CAPITAL DE PORTUGAL
Logo que D. Afonso Henriques tomou conta do poder, escolheu para capital do novo reino a cidade de Guimarães e na qual mandou edificar um castelo, onde passou a viver.

16 A FORMAÇÃO DE PORTUGAL…
D. Afonso Henriques Em 1143, D. Afonso VII assina um tratado de Paz (Tratado de Zamora), com D. Afonso Henriques. Nesse tratado o rei D, Afonso VII aceita a Independência de Portugal. O Condado Portucalense passou a chamar-se Reino de Portugal e D. Afonso Henriques passou a ser o 1º REI DE PORTUGAL.

17 O RECONHECIMENTO DO REINO
Quando se formava um reino, era necessário que o papa reconhecesse a sua independência e confirmasse o título de rei ao primeiro monarca. Isto aconteceu em 1179, quando era papa Alexandre III.

18 A FORMAÇÃO DE PORTUGAL…
O reino de Portugal D. Afonso Henriques prosseguiu a sua reconquista. Com o objectivo de lutar contra os mouros conquistou as cidades de Santarém, Lisboa, Alcácer do Sal e Beja. D. Afonso Henriques morre em 6 de Dezembro 1185, aos 74 anos de idade, na cidade de Coimbra.

19 UM NOVO REINO CHAMADO PORTUGAL
Embora reconhecido como reino independente em 1143, só a partir de 1179, Portugal passou a fazer parte dos países do mundo, com fronteiras, governo e leis próprias. Em 1249 ficou completa a reconquista aos mouros com o rei D. Afonso III.

20

21

22 Agrupamento de escolas do concelho de Vimioso

23 Dinastia de Avis Em 1383, quando D. Fernando morreu, Portugal corria o risco de perder a sua independência, pois a sua única filha D. Beatriz tinha casado com o rei de Castela. A população dividiu-se entre os que apoiavam D. Beatriz e a sua mãe D. Leonor Teles, e os que apoiavam o Mestre de Avis. Houve várias revoltas e travaram-se várias batalhas entre portugueses e castelhanos. Em 1385, D. João Mestre de Avis, foi aclamado Rei de Portugal nas cortes de Coimbra. Com D. João I iniciou-se a dinastia de Avis. Mestre de Avis

24 A dinastia de Avis Os castelhanos invadiram novamente o nosso país, travando-se a Batalha de Aljubarrota, onde foram derrotados. A vitória do exército português garantiu novamente a independência de Portugal. Batalha de Aljubarrota Mosteiro da Batalha

25 Que terras descobriram os portugueses?
A EXPANSÃO MARÍTIMA Que terras descobriram os portugueses? No séc. XIV Portugal atravessava uma grave crise económica. Os portugueses iniciaram, então, a expansão marítima, procurando noutros lugares, produtos que faltavam no Reino, assim como melhores condições de vida, novos locais de comércio e novas riquezas. Por outro lado os portugueses também queriam expandir a fé cristã. Fig. 1- Caravela

26 A EXPANSÃO MARÍTIMA Um dos filhos de D. João I, o infante D. Henrique foi o grande impulsionador dos descobrimentos.

27 A EXPANSÃO MARÍTIMA 1415- Conquista de Ceuta.
Durante o séc. XV, vários navegadores descobriram novas terras. 1415- Conquista de Ceuta. 1434- Gil Eanes passa o Cabo Bojador. 1487- Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança.

28 A EXPANSÃO MARÍTIMA 1498- Vasco da Gama descobre o
caminho marítimo para a Índia. 1500- Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil

29 A EXPANSÃO MARÍTIMA Luís Vaz de Camões foi o poeta português que contou a viagem de Vasco da Gama à Índia. Esses feitos foram descritos no maior poema português - «Os Lusíadas».

30 Agrupamento de escolas do concelho de Vimioso

31 O domínio Filipino e a restauração da Independência
Dinastia de Avis O domínio Filipino e a restauração da Independência Em 1578, D. Sebastião morre na Batalha de Álcácer Quibir, colocando novamente o problema da sucessão do trono, visto que este não era casado e não tinha filhos. Devido à morte deste rei, Portugal perdeu a independência e entre 1580 e 1640, o país foi governado por reis espanhóis Rei D. Sebastião No dia 1 de Dezembro de 1640 um grupo de nobres portugueses prendeu a duquesa de Mântua, que representava o rei espanhol D. Filipe III no nosso país. Aclamaram D. João IV (Duque de Bragança) como rei de Portugal.

32 Agrupamento de escolas do concelho de Vimioso

33 DATAS IMPORTANTES A FIXAR
1128 Batalha de S. Mamede Guimarães 1139 Batalha de Ourique Alentejo 1140 Batalha de Arcos de Valdevez Minho 1143 Tratado de Zamora 1ª Dinastia - Afonsina Reconhecimento do Reino de Portugal 1249 Conquista definitiva até ao Algarve 1385 2ª Dinastia – de Avis D. João I 1580 3ª Dinastia - Filipina D. Felipe I 1640 4ª Dinastia – de Bragança D. João IV

34 Monarquia é um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado.
A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca, este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar. A República é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto.

35


Carregar ppt "Formação do Reino de Portugal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google