A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 – As Grandes Navegações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 – As Grandes Navegações"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 – As Grandes Navegações
História do Brasil Aula 1 – As Grandes Navegações

2 Crise na Europa Grandes navegações = solução pra crise sobre a Europa.
Em termos econômicos: uma crise de expansão. “Obstrução da expansão do mercado.” Devido a três fatores: Controle de Gênova e Veneza sobre o Mediterrâneo. Descentralização política. Falta de metais preciosos.

3 Crise de expansão Controle do Mediterrâneo
Mar Mediterrâneo – caminho natural da Europa ao Oriente. Quem o controlasse, controlaria quase todo o mercado europeu. Gênova e Veneza - protegem essa rota comercial: assim quem quisesse comprar com o Oriente teria de pagar o que eles pedissem.

4 Crise de expansão Descentralização política
Permanência do sistema feudal* Autonomia de decisão dos Srs. Feudais: cobrança de pedágio sobre suas regiões. Falta de metais preciosos (ouro e prata) Ouro e prata: cunho de moedas: Dinheiro variava de acordo com a quantidade de ouro ou prata. Diminuição de ouro ou prata na moeda = maior qntde de moedas para obtenção de um dado produto. *Feudalismo: sistema de poder baseado na posse de terra. Apesar do rei, os nobres ainda exerciam seu grande peso político.

5 Pioneirismo português
Principais pontos: Posição geográfica favorável – Atlântico a sua frente. Unificação precoce – em 1139. Revolução de Avis – interesse da coroa + burguesia. Escola de Sagres* Fervor religioso – espírito das Cruzadas incrustado.

6 Formação de Portugal Luta contra muçulmanos que haviam invadido a Península Ibérica em 711. 4 reinos: Castela, Aragão, Navarra e Leão. 1139: condado de Porto Cale (R. Leão), D. Afonso Henriques Borgonha derrota os muçulmanos: nasce Portugal. 1383/herdeira ao trono prometida a um príncipe castelhano: Risco ao futuro de Portugal.

7

8

9 Formação de Portugal Levante da “arraia miúda”**, em favor do irmão bastardo de D. Fernando: D. João. Iniciando a dinastia de Avis em 1385. Dinastia de Avis comprometida com a expansão comercial. **camada baixa * conjunto de conhecimentos náuticos acumulados no sul de Portugal.

10 Espanha: concorrente à vista
1492 Expulsão dos muçulmanos, finda guerra da Reconquista. Cristóvão Colombo, ao tentar atingir o Oriente via Ocidente, descobre a América. 1493: Bula Intercoetera. Papa Alexande VI, estabelece: Cabo Verde: 100 léguas marítimas mais a oeste, traça um meridiano. Terras descobertas a leste: Portugal; e a oeste: Espanha.

11 Tratado de Tordesilhas
Portugal insatisfeito, negocia com espanhóis. 1494: anulação da Bula Intercoetera  Tratado de Tordesilhas 370 léguas marítimas a oeste de Cabo Verde. a oeste de Portugal e a leste da Espanha. 1498: Vasco da Gama completa o contorno do Atlântico. Findando o uso do Mediterrâneo para o comércio de especiarias.

12 Bula Intercoetera x Tratado de Tordesilhas


Carregar ppt "Aula 1 – As Grandes Navegações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google