A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 16 – Brasil: Território, espaço geográfico e regionalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 16 – Brasil: Território, espaço geográfico e regionalização"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 16 – Brasil: Território, espaço geográfico e regionalização
Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap. 01 – Localização e extensão do território brasileiro

3 Localização do território
Se considerarmos a Linha do Equador, o Brasil possui terras nos hemisférios Norte (7%) e Sul (93%). Se considerarmos o Meridiano de Greenwich, o nosso país está totalmente no hemisfério Oeste ou Ocidental. Em relação as zonas de iluminação do planeta, a maior parte do Brasil está na faixa tropical, e uma parte do sul na porção de clima temperado.

4

5

6 O Brasil localiza-se no continente americano, especificamente na América do Sul e na América Latina.
O Brasil é um país de dimensões continentais, sendo o 5º maior país do mundo atrás de: Rússia, Canadá, China e EUA. É o 3º maior do continente americano. Por apresentar grande extensão territorial e posição geográfica, apresentamos uma diversidade de paisagens. Possuímos uma fronteira de km de extensão, fazendo fronteira com quase todos os países da América do Sul, exceto Chile e Equador.

7

8 Os pontos extremos do Brasil são:
-> Norte: Nascente do rio Ailã, Monte Caburaí (Roraima); -> Sul: Foz do Arroio Chuí (Rio Grande do Sul); -> Leste: Ponta do Seixas, no Cabo Branco (Paraíba); -> Oeste: Nascente do Rio Moa, na Serra da Contamana (Acre). A maior distância entre os pontos extremos é a Norte-Sul (4.394,7 km).

9

10 Devido a grande extensão Leste-Oeste (4
Devido a grande extensão Leste-Oeste (4.319,4 km), o Brasil apresenta 4 fusos horários diferentes, todos a Oeste de Greenwich, portanto, com horas atrasadas em relação a Londres. São eles: -> Ilhas do Atlântico (Fernando de Noronha) – 2h GMT); -> Horário do Nordeste, Sudeste e Sul (Hora Oficial) -3h GMT; -> Horário do Centro-Oeste e Norte, exceto Brasília Goiás, Pará, Amapá e Acre -4h GMT; -> Horário do Acre e parte do Amazonas -5h GMT.*

11

12 Formação Territorial O imenso território brasileiro é resultado de um processo que se iniciou em 1500 com a chegada dos Portugueses. Os atuais limites do nosso território começaram a ser definidos já em 1494, com o Tratado de Tordesilhas. Por meio desse acordo, portugueses e espanhóis dividiram entre si as terras já descobertas e as que viessem a ser conquistadas por suas expedições ultramarinas a partir de então.

13

14 Para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros conquistadores, como franceses e holandeses, além dos próprios espanhóis, a coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de terras doadas pelo Rei de Portugal a pessoas de sua confiança. As pessoas que recebiam esses lotes tinham a missão de povoar e proteger as terras da colônia de povos invasores, criando exércitos. Juntamente com as capitanias, foi criado o Governo-geral, com sede em Salvador. No entanto, as capitanias não surtiram o efeito desejado e muitas acabaram sendo um verdadeiro fracasso.

15

16 Com a crise na produção canavieira na Região Nordeste no século XVIII, provocada pela concorrência das Antilhas (Holandeses), os portugueses ultrapassaram os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, através da ação dos Bandeirantes e Jesuítas. Os Bandeirantes, buscavam índios e pedras preciosas no interior da colônia portuguesa e espanhola. Os Jesuítas eram missionários que adentravam o território espanhol em busca de índios para a catequização.

17

18

19 Vários povoados foram sendo criados no interior dos territórios português e espanhol pelos dois grupos, surgindo assim inúmeras cidades. A Presença portuguesa em terras espanholas já estava consolidada na metade do século XVIII. Para evitar guerras e conflitos entre as nações ibéricas, em 1750 foi assinado o Tratado de Madri, que legalizava a ocupação portuguesa nas terras espanhola, usando o princípio do usucapião, aumentando o território português.

20

21 Em 1822, ano da independência do Brasil, o país já tinha uma configuração semelhante a atual.
No final do século XIX e inicio do século XX, alguns tratados foram assinados com os países vizinhos resolvendo as pendências de fronteira. Em 1904, nosso país já apresentava o formato atual, com a inclusão do Acre, adquirido da Bolívia.

22

23 Cap. 02 – Regionalizações do Brasil

24 Regionalizar? Significa dividir territórios em porções menores levando em consideração características geográficas. Podemos regionalizar: bairros, cidades, estados e países. A regionalização segue alguns critérios, entre os quais destacam-se: naturais, históricos, políticos, econômicos, sociais ou uma associação de vários aspectos.

25 Por que Regionalizar? Facilitar a reunião e o levantamento de dados sobre um local; Facilitar a administração de um local; Conhecer com detalhes partes de um todo; Perceber semelhanças e diferenças entre porções do mesmo território.

26

27 Regionalização do território brasileiro
Existem três divisões regionais do nosso país, sendo a do IBGE a oficial. As divisões são: -> Divisão política do IBGE (Oficial); -> Divisão Geoeconômica (Complexos regionais); -> Divisão regional de Milton Santos

28 Divisão Geoeconômica Proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967. Divide o Brasil em 3 complexos regionais, são eles: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Essa divisão tem como base não apenas as características naturais, mas também as sociais e econômicas. Geiger não se preocupou em manter os limites estaduais, podendo um mesmo Estado pertencer a duas regiões diferentes. Ex.: Minas Gerais,

29

30 Divisão do Milton Santos
Proposta pelo geógrafo Milton Santos em 2001. Utilizou-se como critério a infraestrutura que sustenta redes de informação, mercadorias, capitais e serviços. Dividiu-se o Brasil em 4 regiões, são elas: Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada. Sudeste e sul foram substituídas e agrupadas com o nome de Região concentrada, por reunirem a maior parte dos principais “fluxos” do nosso país.

31

32 Divisão política do IBGE
Foi criada em 1940, pelo IBGE, com base nos critérios de região natural. O Brasil foi dividido em 5 regiões, são elas: Norte, Nordeste, Este, Centro e Sul. Em 1970, o IBGE propôs uma nova divisão, muito semelhante a atual, criada em 2000. Os nomes das regiões foram modificados e passaram a ser: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

33 Essa divisão teve várias alterações, por conta da mudança do nome de Estados, criação de outros e etc.

34

35 Região Norte Composta por 7 estados, são eles: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. É a maior região do Brasil, correspondendo a 45,2% da área do país. Apresenta baixa população e densidade demográfica em virtude da presença da Floresta Amazônica. Sua urbanização é muito recente, ligada a programas governamentais de colonização.

36

37 Região Nordeste É composta por 9 estados, são eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Foi a primeira região a ser ocupada pelos portugueses, desenvolvendo a principal atividade econômica da colonização, a Cana-de-açúcar. Apresenta grande diversidade natural e contrastes sociais, econômicos e culturais. Pode ser dividido em 4 sub-regiões, são elas: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

38

39

40 Região Centro-Oeste É composta por 3 Estados e 1 Distrito Federal, são eles: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. É a segunda maior área territorial, sendo a menos populosa do Brasil. Sua economia é baseada na atividade primária (agricultura, pecuária e extrativismo). A capital do país, Brasília, está situada nessa região, tendo sido inaugurada em 1960.

41

42 Região Sul É composta por 3 Estados, são eles: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É a menor em extensão territorial, a terceira maior em população e a segunda maior em densidade demográfica. Apresenta os melhores indicadores sociais do país. Sua colonização foi diferente do restante do país, priorizando a presença de imigrantes, sobretudo italianos, alemães e etc.

43

44 Região Sudeste É composta por 4 Estados, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo. É a região mais populosa e povoada do Brasil, abrigando 42% da população do país. É a região mais urbanizada e industrializada concentrando a economia do país. Sofre com os graves problemas sociais e ambientais da rápida urbanização. Apresenta as duas Metrópoles Globais de nosso país, Rio de Janeiro e São Paulo.

45

46 Referências Bibliográficas
Apostila Sistema UNO (Módulo 16) Imagens: Google Imagens Edição de material: Prof. Raphael Barbosa Ramos


Carregar ppt "Módulo 16 – Brasil: Território, espaço geográfico e regionalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google