A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Revolução Industrial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Revolução Industrial"— Transcrição da apresentação:

1 A Revolução Industrial

2 O que é indústria? Veja estes exemplos: o homem transforma a lã em tecido, transforma o trigo em farinha; transforma a pedra em cimento, etc. Indústria é a transformação da matéria-prima (animal, como a lã, vegetal, como o trigo, ou mineral, como a pedra) em produtos que são utilizados pelo homem.

3 Como se faz essa transformação?
A transformação de matérias-primas em produtos úteis ao homem passou por três formas básicas: A) Artesanato: é a forma mais simples de produção industrial. Nesse sistema, o artesão faz tudo. O tecelão por exemplo fazia o fio e o tecia; o sapateiro preparava o couro, cortava-o e o costurava produzindo o sapato. B) Manufatura: caracterizava-se por um grande número de trabalhadores reunidos num determinado local e na especialização do trabalho; cada trabalhador realizava uma atividade específica. C) Mecanização: utilização de máquinas em substituição às ferramentas e ao próprio trabalho do homem.

4 O processo da industrialização exigiu:
desenvolvimento técnico e científico; investimento de grandes capitais; fornecimento de matérias-primas; consumidores para os produtos transformados.

5 A partir do século XVIII, o fenômeno da Revolução Industrial provocou uma grande mudança nas técnicas e nos instrumentos de trabalho, que por sua vez ampliaram os empreendimentos comerciais e aumentaram a produção.

6 A Revolução Industrial proporcionou:
a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial; a mecanização da indústria e da agricultura; o desenvolvimento do sistema fabril, com o uso da energia a vapor; o desenvolvimento dos transportes e das comunicações; a expansão do capitalismo.

7 Pioneirismo da Inglaterra
o grande acúmulo de capitais resultante da Revolução Comercial; a existência de uma grande liberdade econômica para a burguesia, principalmente após a Revolução Gloriosa de 1688; a existência de um vasto império colonial fornecedor de matérias-primas e consumidor de produtos manufaturados; a existência de uma poderosa marinha mercante que trazia matérias-primas e transportava produtos industrializados às mais distantes regiões do mundo; O clima favorável à indústria de tecidos e a existência de grandes reservas de carvão mineral, utilizados como combustível.

8 Primeira Fase da Revolução Industrial: 1760-1860
invenção do tear mecânico; invenção da máquina a vapor; fundição do ferro; revolução nos transportes e nas comunicações, com a invenção da locomotiva, do navio a vapor e do telégrafo; progressos na agricultura com a produção de adubos, melhores grades e arados.

9 Tear mecânico Máquina a vapor telégrafo Locomotiva a vapor

10 Segunda Fase da Revolução Industrial: de 1860-1945
aperfeiçoamento do dínamo: gerador que transforma a energia mecânica em energia elétrica; utilização de novas fontes de energia, como o petróleo e a energia elétrica; nova evolução nos transportes, com introdução das locomotivas e dos navios a óleo, invenção do automóvel, do avião, do telégrafo sem fio, do rádio e da televisão; introdução de máquinas automáticas.

11 invenção do rádio invenção da televisão invenção do automóvel

12 Santos Dumont e o 14 Bis (1906)

13 Terceira Fase da Revolução Industrial: de 1945 aos dias atuais
utilização de fontes alternativas de energia; utilização de energias atômica, solar e eólica; desenvolvimento de novos sistemas de produção estruturados a partir da informática, robótica e mecatrônica.


Carregar ppt "A Revolução Industrial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google