A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

António Torrado 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "António Torrado 1."— Transcrição da apresentação:

1 António Torrado 1

2 António Torrado nasceu em 1939 em Lisboa, mas tem raízes familiares na Beira Baixa.
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos. Foi poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pedi-gráfica, é um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. A sua actividade profissional foi diversa: escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão.

3 2 A sua bibliografia contem mais de 120 títulos.
A produção literária para crianças, é a que mais sobressai , foi contemplada em 1988, com o grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para crianças. Em 1974 e 1996 foi incluído na lista de Honra do IBBY - Internacional Board on Books for Young People. 2

4 Trabalhou em pareceria com a Maria Alberta Menéres em diversos livros e em programas de televisão.
Foi Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema, é dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa, sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possuindo uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. António Torrado utiliza com frequência o humor em algumas das suas histórias. Por outro lado, em alguns textos de carácter alegórico ou de ambiente oriental, é o registo poético que predomina. De resto, os valores poéticos assumem para o autor uma posição central em qualquer projecto educativo. Recentemente, começou também a trabalhar novelas e romances para a infância e juventude, mas a vertente mais marcada da sua actividade nos últimos tempos é, sem dúvida, o teatro.

5 3

6 Trabalho realizado por: Daniela Marques 9º C nº12


Carregar ppt "António Torrado 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google