A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regência Verbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regência Verbal."— Transcrição da apresentação:

1 Regência Verbal

2 Regência Verbal. Na gramática há palavras que precisam de complemento e outras que completam o sentido destas palavras. Na regência verbal temos um verbo que precisa de complemento e uma palavra que completa o sentido deste verbo com ou sem preposição.

3 Alguns verbos apresentam significado diferente dependendo de sua regência.
Quando ele recebe preposição é transitivo indireto; Quando ele não recebe preposição é transitivo direto; Intransitivo é quando não se exige complemento.

4 Verbo aspirar No sentido de cheirar, sentir é transitivo direto, ou seja, NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... A mulher aspira o pó do tapete Aspirei seu perfume e gostei muito! No sentido de desejar é transitivo indireto, ou seja, TEM PREPOSIÇÃO... MARCELO ASPIRA AO CARGO DE GERENTE. AQUELE MENINO ASPIRA AO CARRO DE JOSÉ.

5 ASSISTIR No sentido de socorrer, ajudar NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO...
O médico assistiu o doente. A baiana assistiu sua mãe doente. No sentido de ver RECEBE PREPOSIÇÃO... Hoje vou assistir ao filme do Vagner Moura. Os meninos amam assistir ao campeonato Brasileiro.

6 Lembre-se de que lhe amo.
Esquecer e Lembrar Sem pronome NÃO RECEBEM PREPOSIÇÃO... Esqueça que me ama. Lembrei o seu nome. Com pronome RECEBE PREPOSIÇÃO... Esqueci-me do seu nome. Lembre-se de que lhe amo.

7 Obedecer e Desobedecer
Sempre RECEBEM PREPOSIÇÃO, pois são transitivos indiretos... Obedeço aos meus pais. Não desobedeça aos meus ensinamentos.

8 Preferir Somente desejar NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO...
A garota prefere macarrão. Os homens preferem as mulheres que mostram ter valor. Desejar sugerindo preferência NÃO RECEBE E RECEBE PREPOSIÇÃO, pois é transitivo direto e indireto. A garota prefere o macarrão ao feijão. O velho prefere o café ao mate.

9 Querer No sentido de desejar NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO...
Quero um chocolate. Quero uma casa nova. No sentido de gostar, ter afeto RECEBE PREPOSIÇÃO... A menina queria ao seu primo. Minha vó quer ao gato Cabral.

10 Perdoar Quando se perdoa coisas, objetos NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO...
Perdoei a dívida de Camila. Vivian não perdoa a ofensa que lhe fizeram Quando se perdoa uma pessoa RECEBE PREPOSIÇÃO... Carlos perdoou à garota. Vamos perdoar ao rapaz?

11 Simpatizar e Antipatizar
SEMPRE COM PREPOSIÇÃO, POIS SÃO TRANSITIVOS INDIRETOS... Eu simpatizo com ela. Eles antipatizam ao palavrão.

12 Visar No sentido de ver NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO...
O gerente ainda não visou sua conta corrente. No sentido de apontar arma de fogo NÃO RECEBE PREPOSIÇÃO... O soldado visava o alvo. No sentido de desejar, querer pretender RECEBE PREPOSIÇÃO... Os pais visam ao bem dos filhos.


Carregar ppt "Regência Verbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google