A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado."— Transcrição da apresentação:

1 A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado em caráter prático, utilitário e empírico.

2 Desde a antiguidade vários povos já registravam: número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas (individuais e sociais), cobravam impostos. E, finalmente, no século XVIII, esta nova ciência recebeu o nome atual: Estatística.

3 Hoje, recursos como tabelas, representações gráficas, cálculo de probabilidades e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo (chamado população), a partir da observação de suas partes chamadas amostra).

4 A Estatística é considerada, hoje, como a “ Ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar, conjunto de dados.” As ações descritas acima dividem a Estatística em duas vertentes: a coleta, organização e descrição de dados, são ações relacionadas à Estatística Descritiva; enquanto que a análise e a interpretação desses dados estão relacionados a Estatística Indutiva (ou Inferencial).

5 Todas estas ações em conjunto, definem o que chama-se MÉTODO ESTATÍSTICO, que é o método utilizado para descobrir fatos relacionados a campos em que o fenômeno de estudo não permanecem constantes. As fases do método estatístico são:

6 1) COLETA DE DADOS: Após a definição do problema a ser estudado o passo seguinte é o da coleta de dados, que consiste na busca dos dados das variáveis, componentes do fenômeno a ser estudado.

7 2) CRÍTICA DOS DADOS À procura de falhas e imperfeições, os dados devem ser cuidadosamente criticados, a fim de não incorrermos em erros grosseiros que possam influenciar nos resultados.

8 3) APURAÇÃO DOS DADOS Criticados os dados, agora, eles devem ser processados, isto é, mediante algum critério de classificação, eles serão objeto de operações matemáticas.

9 4) Exposição ou apresentação dos dados.
Os dados devem ser apresentados sob a forma de tabelas ou gráficos, a fim de tornar mais fácil o exame daquilo que está sendo estudado.

10 5) Análise dos resultados.
Todas as fases anteriores se limitam à descrição. A análise dos resultados obtidos tem por base a indução ou a inferência com o intuito de tirarmos conclusões e fazermos previsões.

11 VARIÁVEIS, POPULAÇÃO E AMOSTRA
I - Variável È o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Pode ser: qualitativa ou quantitativa variáveis qualitativas: descritas por atributos variáveis quantitativas: descritos por quantidades

12 As variáveis quantitativas podem ser divididas ainda em variáveis contínuas e variáveis discretas.
Em uma escola, a quantidade de alunos pode assumir um dos valores do conjunto N = {1, 2, 3, 4, 5, ...} Tais valores, são provenientes de contagem ou enumerações logo, estão relacionados a variáveis quantitativas discretas. Em contra partida, o peso desses alunos podem ser representados tanto como, por exemplo, 72 kg, como 72,5 kg. Tais dados são classificados como variáveis quantitativas contínuas.

13 EXERCÍCIO - Classifique as variáveis
em qualitativas ou quantitativas (contínuas ou discretas): Cor dos olhos dos alunos qualitativa . Índice de liquidez nas industrias quantitativa contínua quantitativa discreta Produção de café no Brasil quantitativa contínua Número de defeitos em aparelhos de TV quantitativa discreta

14 II – População É o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum. III - Amostra É uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.

15 2) Para cada item abaixo, identifique se é
uma população ou uma amostra: Tamanho de 6 televisores de uma grande loja de eletrodo­mésticos amostra Peso de todos os bebês que nasceram entre 0h e 6h, no mês população Número de páginas de 50 livros de uma grande livraria. população

16 Altura de todos os alunos de uma sala de aula
população Peso de 50 laranjas de uma grande plantação amostra Salário de todos os funcionários de uma empresa população

17 GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
O problema de condensar grandes quantidades de dados de modo a torná-los utilizáveis sempre foi importante. O método mais comum de resumir dados consiste em apresentá-los de forma condensada em tabelas ou gráficos estatísticos.

18 O gráfico estatístico é uma forma de
Apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos permitem uma rápida compreensão do fenômeno em questão.

19 Para isto, uma representação gráfica deve
estabelecer uma correspondência entre os termos da série de dados e determinada figura geométrica, de modo que cada elemento da série seja representado por uma figura proporcional. A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais para ser realmente útil:

20 1) Simplicidade: evitar detalhes sem importância
2) Clareza: possibilitar correta interpretação dos valores 3) Veracidade: expressar a verdade

21 Principais tipos de gráficos
Diagramas: São gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões. Para sua construção fazemos uso do sistema cartesiano. Os diagramas podem ser: gráficos em linha ou coluna.

22

23 Gráfico em colunas e em barras
È uma representação de uma série por meio de retângulos, dispostos verticalmente, em colunas, ou horizontalmente, em barras.

24

25

26 Gráficos em colunas ou em barras múltiplas
Este tipo de gráfico é geralmente empregado quando queremos representar dois ou mais fenômenos.

27

28 Gráfico de setores É construído com base em um círculo e é empregado para ressaltar a participação do dado no total.

29

30 Cartograma Representação de uma carta geográfica.

31

32 Pictograma Representação por figuras

33


Carregar ppt "A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google