A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO
PARE Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

2 SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS

3 JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram consigo o estresse.O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outras coisas, fazem com que recebamos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Temos que aprender, portanto, a lidar com ele, não permitindo que o estresse traga conseqüências danosas para a nossa saúde, pois cronicamente pode causar danos importantes para a saúde física e mental.

4 JUSTIFICATIVA O conceito de estresse foi criado pelo pesquisador canadense Hans Selye na década de Ele definiu o estresse biológico como a resposta não específica do corpo a qualquer exigência feita. Ele também disse que o estresse é “aquilo que acelera o ritmo do envelhecimento pelos desgastes da vida cotidiana.” O estresse também pode ser definido como um conjunto de reações, sejam elas fisiológicas, psicológicas ou comportamentais, que levam a um desgaste físico ou emocional do organismo.

5 JUSTIFICATIVA Segundo instituto de pesquisa inglês, um em cada cinco empregados em Londres vem sofrendo de estresse intenso no ambiente de trabalho ou pelo trabalho exercido. Sabe-se que hoje os EUA gastam 9,4 bilhões de dólares com americanos que sofrem de estresse.

6 JUSTIFICATIVA Ignorar o problema do estresse dentro da Instituição pode ser bastante danoso nos dias atuais. O estresse hoje é uma das maiores razões pelas quais os empregados ficam doentes e não podem comparecer ao trabalho, indo desde uma simples gripe, até casos de doenças severas e quem paga por essa conta são as Instituições e Empresas que perdem o melhor de seus ativos (funcionários).

7 JUSTIFICATIVA Os efeitos mais danosos que o estresse causa dentro das Instituições e empresas são: faltas, queda de produtividade, queda de eficiência na tomada de decisões, diminuição da qualidade dos serviços, falta de criatividade, dificuldade de relacionamento em equipe, frustração, depressão e acidentes em geral. Políticas e procedimentos anti-estresse dentro e fora do ambiente de trabalho são investimentos com retorno garantido.

8 GINASTICA LABORAL Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

9 GINASTICA LABORAL A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. A ginástica laboral também pode trazer benefícios econômicos diretos para as empresas ao diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.

10 EXERCÍCIOS PARA RELAXAMENTO E ALONGAMENTO

11 A posição em que há menores chances de usuários de computadores desenvolverem LER simula a postura da pessoa quando descansa em posição sentada, ou seja, com as mãos (quase) apoiadas sobre as pernas e o corpo levemente para trás. ERRADO CERTO

12 Jogos Lúdicos Dominó DAMA
Jogos Lúdicos são todos aqueles utilizados para o desenvolvimento e aprendizado do ser humano. Dominó DAMA

13 Música ambiente é um conjunto que incorpora elementos de vários estilos e até ruídos. É identificável, acima de tudo, por “clima”, uma atmosfera sutil e envolvente formada a partir de poucos elementos com efeito tranqüilizador.

14 ATIVIDADE FÍSICA Qualquer atividade física proporciona benefícios ao corpo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórios, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo na produção de substâncias de caráter relaxante e analgésico, como a endorfina, além de aliviar o estresse e melhorar o humor. É importante que o indivíduo busque praticar exercícios físicos regularmente, procurando manter sempre seu limite.

15 ATIVIDADE FÍSICA Você Pode Fazer Em Qualquer Lugar!
Atividade Física! Em casa, no jardim, no trabalho e até mesmo passeando. Somente 30 minutos de atividade física moderada por dia em 5 dias da semana ou mais: é tudo o que você precisa. Com o exercício você extravasa sua energia, diminui o estresse e o risco de doenças crônicas. Pode ser feita em atividades do dia-a-dia, como caminhada, jardinagem ou serviços em casa. As atividades de acumulam! Se você acha que não consegue fazer 30 minutos, comece com tempos menores. Aproveite mais a sua vida com atividade física – você pode fazer em qualquer lugar!

16 Não espere o fim de Semana para relaxar!
RELAXAMENTO O relaxamento auxilia nos estados de estresse, tensão muscular, ou ainda como meio revigorante que atua beneficamente sobre sua saúde física, mental e emocional. Técnicas: Respiração Profunda; Relaxamento Muscular Progressivo; Meditação; Sorriso; Plantas e Animais Domésticos Não espere o fim de Semana para relaxar!

17 Bom humor !

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS Tomar muito café prejudica a produtividade no trabalho. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,2 xícaras de café acarreta lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. A pesquisa também condena o excesso de chá, que produz efeito similar aos do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse que tomava café, chá ou refrigerantes que contêm cafeína pelo menos três vezes por dia.

19 Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse
P.A.R.E.

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Tomar muito café prejudica a produtividade no trabalho. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,2 xícaras de café acarreta lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. A pesquisa também condena o excesso de chá, que produz efeito similar aos do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse que tomava café, chá ou refrigerantes que contêm cafeína pelo menos três vezes por dia.

21 Dificuldade Financeira
Estresse Tensão Muscular Dor Imobilidade Fraqueza Muscular Tensão Nervosa Atividade Funcional Dificuldade Financeira Depressão Isolamento Baixa Auto-Estima


Carregar ppt "SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google