A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeiro Reinado Prof. Ive.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeiro Reinado Prof. Ive."— Transcrição da apresentação:

1 Primeiro Reinado Prof. Ive

2 Independência ou Morte
Volta de D. João Proclamação Consolidação Revoltas Herança lusa Renúncia Regência Revoltas regenciais Independência ou Morte

3 Dom João cede às pressões portuguesas e volta para Portugal, deixando o príncipe regente no Brasil.
A corte passou a exigir a volta de D. Pedro. Partido português: elite lusa que queria a recolonização. Partido brasileiro: elite local que queria a independência.

4 D. Pedro foi apoiado pelos liberais que eram, em sua maioria, da elite, o que mostrava um grande limite esse liberalismo. Apoiado pela elite local, D. Pedro permanece no Brasil e proclama a independência oficialmente em

5

6 Na época da independência o Brasil vivia muitas diferenças regionais.
Algumas regiões se mostraram indiferentes aos acontecimento (vítimas do abandono e do descaso político). As elites (do RJ) viram na figura do imperador a possibilidade de afastar os radicais e garantir seus privilégios.

7 Prevaleceu uma monarquia constitucional de caráter autoritário.
O Brasil pagou a Portugal 2 milhões de libras pela sua independência. Para garantir a unidade do país, D. Pedro contratou mercenários para sufocar as províncias leais a Portugal (BA, MA, PA). Passada a fase de agitações D. Pedro outorgou a Constituição império, elaborada por ele mesmo.

8 Essa Constituição era extremamente autoritária, pois determinava entre outras coisas: poder central forte, senado vitalício, voto censitário, monarquia hereditária, padroado, etc.

9

10 A Confederação do Equador foi uma continuação da Insurreição Pernambucana de 1817, pois a decadente região não aceitou o autoritarismo do imperador. Integravam a Confederação as províncias do Pe, Ce, RN e Pb. O objetivo era a independência da região. Os radicais queriam a abolição da escravatura, fato que afastou as elites. Os rebeldes foram sufocados pelas tropas imperiais, com prisão e morte dos líderes.

11 A província Cisplatina pertencia a América espanhola, mas em 1820 foi integrada ao Brasil.
Em 1825, rebeldes da Cisplatina se uniram a República das Províncias do Rio do Prata (atual Argentina) para se separarem do Brasil. Em 1828, após muitas mortes e dinheiro gastos no conflito, o Brasil reconheceu a independência a região que tornou-se o atual Uruguai.

12 O Brasil estava politicamente abalado e o economicamente em crise.
Os Tratados de 1810 ainda causavam enormes prejuízos à nossa economia, em virtude das importações de produtos ingleses. Recorria-se a constantes empréstimos à Inglaterra, o que só piorava a crise. O café ainda não era um produto forte.

13 Em 7/4/1831, não sendo capaz de resolver a grave crise por qual passava o país, D. Pedro I renuncia a favor do seu filho, com apenas 6 anos de idade. Síntese da crise: Descontentamento das 5 regiões; Falta de mecanismos p/ controlar o país; Falta de uma identidade nacional; Desgaste pela perda da Cisplatina e pelo interesse de D. Pedro no trono português;

14

15 Com a abdicação de D. Pedro I, o Brasil passou a ser governado por regentes eleitos pelo voto censitário. Nesse contexto destacaram-se três grupos políticos: Liberais Moderados: eram a favor de uma monarquia constitucional e viam no imperador a manutenção de seus privilégios.

16 Liberais Exaltados: grupo heterogêneo que ia desde monarquistas até republicanos. Eram mais à “esquerda” que os moderados. Restauradores: queriam a volta de D. Pedro I.

17

18 Durante a menoridade de D
Durante a menoridade de D. Pedro II, o Brasil foi governado por regentes. Esse período foi dominado pelos Liberais Moderados. As elites agrárias tiveram seu poder reforçado. Para manter a ordem escravocrata e reprimir as manifestações populares foi criada a Guarda Nacional, milícia civil, formada por homens livres ricos.

19 O exército estava reduzido a 10 mil homens.
Muitos fazendeiros e chefes políticos locais receberam o título de coronel da Guarda Nacional. Foi criado também o Código de Processo Criminal, que descentralizou a justiça. Isso deu mais poder aos coronéis para agir como bem entendessem em seus municípios.

20 A criação do Ato Adicional deu maior autonomia às províncias e estabeleceu que o regente seria uma pessoa e não mais três, como antes e seria eleita pelo voto direto. A elite se dividiu em Regressistas, que queriam o fim do Ato Adicional, e os Progressistas, que o defendiam. Esses dois grupos darão origem aos partidos Conservador e Liberal.

21 Cabanos: ( ) a pobreza e a exclusão da região do Pará levou a elite e o povo a uma revolta contra o poder central. Malês: (1835) escravos se revoltam em Salvador. Farrapos: ( ) Estancieiros gaúchos se revoltaram com o centralização do poder central e lutam contra o governo.

22

23 Diante das revoltas que se disseminaram pelas províncias, os Liberais iniciam uma campanha pela antecipação da maioridade do herdeiro do trono. Em , com 14 anos de idade, D. Pedro II torna-se imperador do Brasil.

24 Fim Prof. Ive


Carregar ppt "Primeiro Reinado Prof. Ive."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google