A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Neolítico A idade da pedra polida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Neolítico A idade da pedra polida"— Transcrição da apresentação:

1 O Neolítico A idade da pedra polida

2 Índice A revolta Neolítica Progressos técnicos O trabalho
Novas atividades Modo de vestir Mesolítico

3 A revolta Neolítica A revolução Neolítica durou as principais mudanças foram: A crosta terreste aquece, fazendo com que os mares aumentassem e houvesse mudanças de clima. Formam-se rios, desertos, florestas temperadas e tropicais.

4 Os animais de grande porte desaparecem
A vegetação modifica-se contribuindo para a sobrevivência humana. O homem aprende a cultivar plantas e a domesticar animais. A agricultura e a criação enriqueceu algumas aldeias. Os povos aprendem a se organizarem e a trabalhar em grupo.

5 O Neolítico é o tempo da pedra polida.
Foi o inicio da sedentarização, surgindo a agricultura e a criação de gado. As primeiras aldeias foram construídas ao pé dos rios de modo a utilizar a terra fértil para cultivar e utilizar a água para os homens e os animais. Também se iniciou a domesticação de animais por exemplo, a cabra, o boi, o cão etc…

6 Progressos técnicos O neolítico caracterizasse pelo aparecimento da pedra polida, que era utilizada em machados e outros instrumentos.

7 O trabalho O trabalho passou a ser dividido entre homens e mulheres, os homens ficaram por cuidar da segurança das suas aldeias, caçavam, pescavam, e as mulheres cultivavam no terrenos, colhiam e tratavam da educação dos seus filhos.

8 Como havia muito alimento começou a sobrar tempo para a criação de peças de cerâmica que iam ganhando fins decorativos. Alguns artefactos do período Neolítico:

9 Novas atividades Uma das atividades que também surgiram foi o comercio, o comercio praticava-se na troca de sementes que facilitava a troca de produtos. Cada semente representava um tipo e um valor. A aldeia que estivesse mais rica em materiais também fazia troca de outras coisas como a roupa e outros utensílios para outras aldeias. Imagem de comercio

10 Modo de vestir Começou-se a utilizar o algodão e o linho e a lã. Os homens usavam saias de lã preta ou de pele de cabra que caíam sobre umas calças curtas e largas. As mulheres utilizavam vestidos coloridos e véus a tapar o cabelo entrançado e utilizavam joias nos braços, nas orelhas e no pescoço de cobre, ouro e prata.

11 Mesolítico A invenção da agricultura deu-se nos vales férteis dos grandes rios do oriente, em uma região chamada crescente fértil. Alguns anos depois começou-se a plantar trigo e cevada. O feijão, o milho e o arroz foram as primeiras coisas plantadas pelo o homem. O homem passou de nómada a agricultor e pastor.

12 E nasceu assim a economia de produção, porque os seres humanos já sabem produzir os alimentos para a sua sobrevivência. Por causa da criação de animais e a cultivação.

13 fim Trabalho realizado por Inês Mendes nº 12 7º B


Carregar ppt "O Neolítico A idade da pedra polida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google