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O Conceito de deus e o estilo de música sacra

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Apresentação em tema: "O Conceito de deus e o estilo de música sacra"— Transcrição da apresentação:

1 O Conceito de deus e o estilo de música sacra
Contexto Cristão Ocidental

2 Mudança de Estilo A Música da África Central, Islâmica, Hindu e outras não se transformaram A mudança no estilo de música cristã litúrgica é uma característica peculiar da cultura ocidental. Todas as mudanças ocorreram progressivamente Persistente conflito na adoração de comunidades cristãs.

3 EXEMPLO 1 MÚSICA RELIGIOSA AFRICANA

4 Influência da Teologia
A teologia explica as semelhanças e diferenças no uso da música de adoração em comunidades cristãs. A teologia é um fator-chave na compreensão da diversidade e conflito no estilo de música sacra cristã.

5 Concepção cristã de divindade
TRANSCENDÊNCIA X IMANÊNCIA Paradoxo : Natureza Divino/Humana de Jesus Diferentes estilos de adoração Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida”.

6 Mudança teológica/estética
DEUS ALÉM DE NÓS DEUS POR NÓS DEUS AO NOSSO LADO DEUS DENTRO DE NÓS

7 Deus Além de Nós Orientação transcendente
Expressão artística cristã durante aproximadamente mil anos A partir do início da era cristã até pouco depois do fim da Idade Média Rejeição a orientação imanente do paganismo

8 Deus Além de Nós Sacerdotalismo e monasticismo
Edificação do homem. Elevação do homem ao céu. Glorificação de Deus Medo da morte e do julgamento

9 Deus Além de Nós Ênfase na contemplação no lugar do envolvimento
Instrução no lugar do prazer Deus como: Soberano, Ditador da lei e Juiz Influência da Igreja Romana na cultura cristã ocidental

10 Deus Além de Nós Idealismo no lugar do realismo
As manifestações artísticas inspiravam mistério, temor, reverência e até intimidação. Forte orientação vocal Buscava imitar um modelo divino

11 Deus Além de Nós Evitava o emotivo e frívolo
CARACTERÍSTICAS MUSICAIS: Evitava o emotivo e frívolo Utilização de graus conjuntos Não utilização de variações melódicas Tempos lentos, movimentos calmos e contínuos Sem grandes variações de intensidade Estilo melismático

12 - Música Acapella (instrumentos geravam uma associação secular)
Canto plano e sem tensões Uníssono Modos Eclesiásticos - Texto em latim - Vozes Masculinas Busca de um efeito espiritual no ouvinte Evitava tudo que era sensual e imitativo Música orientada pelo texto

13 EXEMPLO 2 CANTO GREGORIANO - GLÓRIA

14 Deus por nós (a partir do Séc. 16)
A Reforma Protestante se afastou da orientação medieval transcendente Nova compreensão da doutrina da salvação (Justificação pela fé) Um Deus amoroso enviou Seu Filho

15 Deus por nós (a partir do Séc. 16)
A distância entre Deus e a humanidade foi reduzida Sacerdócio de todos os crentes Papel de Cristo como Redentor e Mediador

16 Deus por nós Participação dos crentes na liturgia e no canto congregacional Estética – ideais próximos do homem comum e da realidade natural da experiência cotidiana Músicas apropriadas para vozes destreinadas

17 Deus por nós Músicas e liturgia em linguagens vernáculas
J. S. Bach – Para a glória de Deus e recreação do meu próximo Influência “limitada” do folclore e da música secular Influenciou a arte da Renascença e do Barroco

18 Deus por nós CARACTERÍSTICAS MUSICAIS: Polifonia
Novo estilo de música sacra: “Chorale” Estrutura secular (AAB) parecida com o Lied Impulso dramático de proclamação e confissão Melodia posicionada na voz superior Harmonia de acordes Modo maior toma o lugar dos modos eclesiásticos

19 Vitalidade rítmica Estilo estrófico e silábico Elementos musicais integrados ao texto Utilização de dissonâncias e cromatismos Aceitação de instrumentos medievais Estilo musical próximo da realidade

20 Exemplo 3 J. S. Bach ( ) – Oh fronte ensangüentada

21 Deus ao nosso lado Séculos 17 e 18 Subjetividade no pensamento cristão
Relacionamento pessoal com o divino Experiência interior Ênfase na imanência divina Movimentos religiosos: Pietismo, Metodismo, Evangelicalismo, Grande Reavivamento e outros Dimensão emocional do relacionamento com Deus Música como catalisador da experiência espiritual

22 Deus ao nosso lado CARACTERÍSTICAS MUSICAIS:
Influência do teatro e da ópera Pequena diminuição das composições para coral litúrgico Diminuição da participação congregacional coletiva Ênfase em solistas e orquestra (oratórios e cantatas)

23 Músicas com forte carga emocional
História da Música: ROMANTISMO Harmonia tonal Ritmo regular acentuado Escrita instrumental independente Aumento da extensão sonora Melodias disjuntas Contrastes de dinâmica A música tenta ilustrar o texto Virtuosismo Influência lírica

24 EXEMPLO 4 BERLIOZ ( ) – L’enfance de Christ

25 Deus dentro de nós Oposto da ênfase Deus além de nós
Orientação imanente A partir do século 19 Altamente emocional, quase anti-intelectual Surgimento do movimento pentecostal americano Apelo aos sentidos Ênfase na experiência Conteúdo existencialista Relativismo: existência de padrões absolutos

26 Deus dentro de nós Foco antropocêntrico
Influência humanista (paixões e percepções humanas) Influências - Paganismo + panteísmo + secularismo Impulsos sinestésicos Auge da influência da arte e cultura secular (música dançante e popular vocal) Conteúdo dramático e sensual Espontaneidade Movimento carismático / Pseudo manifestação do E.S Ecumenismo

27 Deus dentro de nós CARACTERÍSTICAS MUSICAIS Repetição exagerada
Ritmo constante e repetitivo evidenciado por instrumentos de percussão Grande intensidade Exploração de freqüencias graves Efeito hipnótico Pobreza melódica e harmônica Influência da música rock, jazz e outras

28 Estrutura e ritmos da música secular
Texto repetitivo Forma (AB) Instrumentos de banda tomando o lugar do piano e de instrumentos de orquestra Músicas de longa duração Melodias simples e de fácil compreensão Interesses comerciais

29 EXEMPLO 5

30 EXEMPLO 6 PAULO ANDRÉ – Deus que faz

31 CONCLUSÕES Ao longo da história a música sacra ocidental passou por profundas transformações O conceito de Deus influenciou todas as formas de adoração cristãs A música é uma linguagem dinâmica Os princípios básicos estão revelados nas Escrituras e no Espírito de Profecia

32 ESPÍRITO DE PROFECIA Fazia-se com que a música servisse a um santo propósito, a fim de erguer os pensamentos àquilo que é puro, nobre e edificante, e despertar na alma devoção e gratidão para com Deus. EDUCAÇÃO, 167. A música faz parte do culto de Deus, nas cortes celestiais, e devemos esforçar-nos, em nossos cânticos de louvor, por nos aproximar tanto quanto possível da harmonia dos coros celestiais. M.J, 293.

33 ESPÍRITO DE PROFECIA Há algo especialmente sagrado na voz humana. Sua harmonia e seu sentimento subjugado e inspirado pelo Céu supera todo instrumento musical. A música vocal é um dos dons de Deus aos homens, um instrumento que não pode ser sobrepujado ou igualado quando o amor de Deus inunda a alma. Cantar com o espírito e com o entendimento também é um grande auxílio aos cultos na casa de Deus.  ME 3, 335.

34 ESPÍRITO DE PROFECIA Os anjos dirigentes desferiram em primeiro lugar o tom, e então todas as vozes se alçaram em louvor grato e feliz, e todas as mãos habilmente deslizaram sobre as cordas da harpa, originando uma música melodiosa, com acordes abundantes e perfeitos. LA, 537.

35 Espírito de Profecia “Os cânticos não devem ser negligenciados em nenhuma reunião. Deus pode ser glorificado por esta parte do serviço. Muitas vezes o canto de simples hinos pela congregação tem um toque especial, que não existe no cantar de um coral, não importa o quão habilidoso”.

36 Filipenses 4:8 I Coríntios 10:31

37 Referências STEFANI, Wolfgang Hans Martin. Musica Sacra, Cultura e Adoração.1.ed. Engenheiro Coelho: Gráfica do UNASP-C1, 2002. WHITE, Ellen G. Educação. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1997. WHITE, Ellen G. Mensagens aos jovens. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1995. WHITE, Ellen G. Mensagens Escolhidas, vol. 3. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1997. WHITE, Ellen G. O Lar Adventista. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001.


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