A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O h o m e m, e s t e a n i m a l i n t e r e s s a n t e Silêncio! Nietzsche fala. Nietzsche não utiliza nenhuma substância de outros filósofos para criar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O h o m e m, e s t e a n i m a l i n t e r e s s a n t e Silêncio! Nietzsche fala. Nietzsche não utiliza nenhuma substância de outros filósofos para criar."— Transcrição da apresentação:

1 O h o m e m, e s t e a n i m a l i n t e r e s s a n t e Silêncio! Nietzsche fala. Nietzsche não utiliza nenhuma substância de outros filósofos para criar sua filosofia. Esta vem, antes de tudo, da contemplação do mundo e dos olhos filológicos, onde aplica nos estudos dos antigos. A filosofia, para Nietzsche, assume grau de extrema seriedade, pois é uma visão com a qual o homem deve viver e não apenas uma simples aquisição intelectual. A filosofia é algo que se exige muita coragem, firmeza e prudência em todos os seus sentidos para observar a realidade de cima, ordenando os acontecimentos e restringi-los ao seu caráter inteligível.

2 Ao analisar o homem, Nietzsche não o descende da divindade ou do espírito, coloca-o, sobretudo, entre os animais - o mais forte e astuto deles. Entretanto, não considera-o como a coroa da evolução animal, sendo, na realidade, o mais enfermiço e deficiente, uma vez que se extraviou de seus instintos perigosamente. "Mas, com tudo isso, é também o animal mais interessante", diz o filólogo. Para realizar-se o homem deve escutar a voz de seu eu, e cultivar sua natureza. Sua tarefa é a de fazer com que sua existência não seja mais um simples acidente sem significado, pois seu problema fundamental consiste em alcançar a verdadeira existência em vez de deixar a vida se reduzir a um simples acidente. "Consiste em reconhecer que nele se encontram reunidos a criatura e o criador; a matéria, o incompleto, o supérfluo, a argila, a lama, o absurdo, o caos, mas também o sopro que cria, que organiza, a dureza do método, a divindade do visionário" (NIETZSCHE).

3 Para se alcançar a verdadeira existência basta ouvir a voz da consciência que diz constantemente para tornamo-nos aquilo que somos, fazendo o que sempre quisemos, afirmando-nos. O maior valor do pensamento de Nietzsche talvez tenha sido o de encarar o verdadeiro espírito filosófico, procurando-o em si e nos outros. O Bufão dos Deuses ensina-nos que nosso futuro encontra-se em nossa vontade e que somente dela dependemos para realizar grandes empresas e experiências, pondo fim à dominação do acaso e da História.


Carregar ppt "O h o m e m, e s t e a n i m a l i n t e r e s s a n t e Silêncio! Nietzsche fala. Nietzsche não utiliza nenhuma substância de outros filósofos para criar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google