A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Negociação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Negociação"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Negociação
Estilos do negociador Albert Mehrabian, professor da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriu que somente 7% dos sentimentos e dos propósitos das pessoas são transmitidos através das palavras; 38 % dos sentimentos são comunicados pelo tom da voz, e 55% através de comportamento não-verbal.

2 Técnicas de Negociação
GRUPOS DE GESTOS Um dos erros mais sérios que podemos cometer é interpretar um gesto único isolado dos outros gestos e de outras circunstâncias. Devemos sempre observar o grupo de gestos para fazer uma leitura correta.

3 Técnicas de Negociação
DISTÂNCIAS Temos (assim como os animais) um certo espaço aéreo ao redor de nossos corpos que reivindicamos como espaço pessoal. É como se carregássemos uma “bolha de ar” pessoal e portátil. Esta bolha pode ser dividida em quatro distâncias de zonas distintas.

4 Técnicas de Negociação
Zona íntima Entre 15 a 45 centímetros. Essa é a mais importante, pois é a zona que a pessoa guarda como se fosse sua propriedade. Somente aqueles que estão emocionalmente junto àquela pessoa têm permissão para entrar. Isso inclui namorados, pais, cônjuges, filhos, amigos chegados e parentes.

5 Técnicas de Negociação
Zona pessoal Entre 46 centímetros a 1,22 metros. Essa é a distância em que ficamos dos outros em coquetéis, festas no escritório, funções sociais e encontros com amigos.

6 Técnicas de Negociação
Zona social Entre 1,22 a 3,6 metros. Permanecemos a essa distância de estranhos, do encanador, do novo empregado e das pessoas que não conhecemos muito bem.

7 Técnicas de Negociação
Zona pública Acima de 3,6 metros. Quando nos dirigimos a um grupo grande de pessoas, essa é a distância confortável que escolhemos.

8 Técnicas de Negociação
O PODER DA PALMA Um dos sinais não-verbais menos notados, embora dos mais poderosos, é dado pela palma humana. Quando usado corretamente, o poder da palma investe a pessoa de um grau de autoridade e do poder de comando silencioso sobre os outros.

9 Técnicas de Negociação
Há três posições principais de comando da palma: A palma para cima é usada como gesto de submissão, não ameaçador, mostra não estar “armado”, não ter nada a esconder. Quando a palma estará virada para baixo, você adquire autoridade imediata.

10 Técnicas de Negociação
A palma escondida pela mão fechada e o dedo apontado, adquirem a forma simbólica de um porrete com o qual o orador bate no ouvinte até a submissão. O dedo apontado é um dos gestos mais irritantes que uma pessoa pode usar enquanto fala.

11 Técnicas de Negociação
APERTO DE MÃO O aperto de mão é uma herança do homem primitivo. Quando os homens se encontraram, levantavam os braços para o ar com as palmas das mãos expostas para mostrar que não tinham armas nem as estavam escondendo. Esse gesto se modificou até chegar ao aperto de mão.

12 Técnicas de Negociação
Aperto de mão: Assumindo o controle A postura dominadora é transmitida quando você vira sua mão fazendo com que a palma (do outro) fique para baixo no aperto de mão – isso dirá a ele que você deseja assumir o controle no encontro que se seguirá.

13 Técnicas de Negociação
Aperto de mão: Concedendo o controle O oferecimento da mão com a palma inclinada para cima mostra que você deseja entregar o controle da situação à outra pessoa.

14 Técnicas de Negociação
Aperto de mão: Respeito e harmonia Com as duas palmas permanecendo na posição vertical cada uma das pessoas transmite sentimento de respeito e harmonia à outra.

15 Técnicas de Negociação
Aperto de mão: Polegares Indicam força de caráter e personalidade e são utilizados para demonstrar domínio, superioridade ou até agressão; os gestos com os polegares são gestos secundários, uma parte auxiliar de um grupo de gestos.

16 Técnicas de Negociação
GESTOS DE MÃO NO ROSTO A ação de colocar a mão na face é a forma básica de retratar os gestos humanos e falsidade. Quando vemos, ouvimos ou falamos inverdades ou falsidades, freqüentemente procuramos cobrir a boca, os olhos ou os ouvidos – de uma forma mais sutil do que a criança.

17 Técnicas de Negociação
GESTOS DE MÃO NO ROSTO Quando a pessoa usa a mão no rosto, não quer dizer que esteja mentindo. O gesto pode indicar também incerteza ou exagero. Estes gestos poderão ser – proteção da boca, tocando o nariz, esfregando o olho, esfregando a orelha, coçar o pescoço, puxar o colarinho, dedos na boca. Porém os gestos de mão não podem ser observados isoladamente.

18 Técnicas de Negociação
BARREIRAS DOS BRAÇOS A intensidade é fator chave na comunicação não-verbal. Em geral, quanto mais aberta a posição dos braços, mais receptiva a sua contraparte estará no processo de negociação. Se a contraparte estiver de braços cruzados sobre o peito, provavelmente ela não estará sendo receptiva a sua comunicação.

19 Técnicas de Negociação
Barreira dos braços Esconder-se atrás de uma barreira é uma atitude normal do ser humano que aprendemos desde a infância, para nos proteger. Como crianças nós nos escondemos atrás de objetos sólidos como mesas, cadeiras e móveis... Quando nos encontramos em situação ameaçadora.

20 Técnicas de Negociação
Barreira dos braços Quando crescemos, a maneira de nos escondermos se torna mais sofisticada... Cruzando um ou ambos os braços no peito, forma-se uma barreira, isto é, em essência uma tentativa de bloquear a ameaça de perigo ou as situações indesejáveis

21 Técnicas de Negociação
CORPO O corpo também tem um papel importante na comunicação não-verbal. Se a contraparte está inclinada para perto de você, você está fazendo progressos positivos. Alguns sinais a observar:

22 Técnicas de Negociação
• alguém que estiver interessado na negociação, mais perto de você, vai se posicionar; • alguém que esteja em desacordo, em dúvida ou entediado com o que você estiver falando, tenderá a afastar o corpo de você; • alguém que se move de um lado para o outro e se mexe sem parar pode estar se sentindo inseguro, nervoso ou em dúvida.

23 Técnicas de Negociação
FACE E CABEÇA A face e a cabeça são uma porta aberta para a alma de sua contraparte. Alguns sinais para observar são: • Alguém que esteja tentando esconder alguma coisa tenderá a evitar o contato visual direto ou irá interromper esse contato, quando não estiver sendo sincero.

24 Técnicas de Negociação
• Uma pessoa que esteja entediada poderá ficar olhando para outra direção que não são a sua, ou em redor da sala. • Alguém que esteja com raiva de você ou que se sinta superior a você poderá olhá-lo fixa e agudamente.

25 Técnicas de Negociação
• Alguém que esteja avaliando o que você está dizendo poderá girar ligeiramente a cabeça para um lado, quase como se quisesse ouvir melhor. • Alguém que não tenha certeza sobre o que está sendo dito poderá inclinar ligeiramente a cabeça.

26 Técnicas de Negociação
• Alguém que esteja de acordo com o que você diz poderá oscilar a cabeça quando você estiver falando. • Alguém que esteja sendo honesto e confiável manterá um bom contato visual e sorrirá.

27 Desagrado, raiva e ceticismo
Técnicas de Negociação Domínio e poder Desagrado, raiva e ceticismo Pés na mesa Pele avermelhada Olhar penetrante Apontar o dedo Mãos atrás da cabeça ou pescoço Olhar de lado Mãos na cintura Estar carrancudo Aperto de mãos com a palma para baixo Corpo virado Ficar de pé enquanto o outro está sentado Pernas ou braços cruzados Mãos juntas nas pontas dos dedos

28 Técnicas de Negociação
Incerteza e indecisão Avaliação Limpar os óculos Inclinar a cabeça Olhar enigmático Manter contato visual Dedo na boca Alisar o queixo Morder os lábios Dedo indicador nos lábios Andar para frente e para trás Mãos no peito Balançar a cabeça

29 Tédio e falta de interesse Submissão e nervosismo
Técnicas de Negociação Tédio e falta de interesse Submissão e nervosismo Não manter contato visual Inquietação Brincar com objetos na mesa Mínimo contato visual Olhar distante Mãos no rosto, cabelos, etc... Bater os dedos na mesa Pasta na frente do corpo Pegar na roupa Aperto de mão com a palma para cima Olhar pro relógio, porta, etc... Pigarrear

30 Confiança, cooperação e honestidade
Técnicas de Negociação Desconfiança Confiança, cooperação e honestidade Tocar no nariz enquanto fala Deslizar o corpo pra frente Cobrir a boca Braços e palma das mãos abertas Evitar contato visual Bom contato visual Pernas ou braços cruzados Pés firmes no chão Distanciar o corpo Pernas descruzadas Movimentar-se de acordo com o ritmo da contraparte Sorrir


Carregar ppt "Técnicas de Negociação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google