A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000."— Transcrição da apresentação:

1 Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000.

2 ̎ A educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido "(Arthur Lewis) É o lugar onde despertamos nos alunos os hábitos de leitura, formando leitores encantados pelo ato de ler. A Biblioteca é o espaço onde os alunos fazem pesquisa, leitura, troca de livros, estudam e retiram material de apoio para as aulas. Algumas vezes a aula acontece na sala de apoio anexa à biblioteca, pela facilidade de ter os livros mais próximos.

3 Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a leitura é sempre um meio, nunca um fim. Deve ter várias funções: Ler para se divertir; Ler para escrever; Ler para estudar; Ler para descobrir algo que deve ser feito;

4 Todo o acervo deve ser registrado. Livros, Cds, periódicos, DVDs (filmes, documentários), mapas. Os livros de literatura são registrados no livro e também no computador. Os periódicos tem um registro diferenciado em outra planilha. Os Cds e DVDs são registrados em outro livro.

5 Os alunos podem retirar também periódicos ou gibis. Os livros podem ser renovados até 2 vezes. Se o aluno perder seu livro, solicita-se que traga outro similar.

6 Os livros didáticos, geralmente de uso do professor tem registro em outro livro. Os livros didáticos que os alunos usam diariamente não são registrados, porém é feita no início do ano uma ata de entrega destes livros, que deverão ser devolvidos ao final do ano letivo. Estes servem aos alunos por três anos.

7 Os livros de Literatura Infantil são separados dos demais, geralmente por série, em prateleiras próprias. Os livros de alunos até o quinto ano são dispostos em mesas, onde o aluno escolhe o que mais lhe agrada. A partir do sexto ano, o aluno já escolhe nas prateleiras. As trocas são feitas quinzenalmente.

8 Os livros são registrados com os dados da ficha catalográfica do livro, recebem carimbo da escola e ficha de identificação que é colada no próprio livro. Além deste registro, fazemos ainda a digitação no programa INBIB, que é um programa gratuito e fácil de usar. Não possuímos o leitor do código de barras, por isso é necessário ter a ficha no livro.

9 Literatura Infantil Literatura Infantojuvenil Literatura gaúcha Autores Sobrenome dos autores

10 É importante que a escola tenha um acervo variado de poemas, contos, crônicas, folclore e temas transversais (pluralidade cultural, meio ambiente, solidariedade). Conforme o Manual das Bibliotecas Escolares, os livros devem estar em bom estado de conservação, ser atualizados e estar de acordo com as necessidades do aluno.

11 Biblioteca é um espaço nobre da escola e por isso deve ter um profissional que seja sensível e saiba ajudar a orientar o aluno na escolha de seu livro. Deve ser um lugar atraente, onde o aluno seja acolhido em suas necessidades


Carregar ppt "Docente da Rede Estadual de Educação Atuando na biblioteca desde 2000."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google