A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Ana Carolina Graça de Farias Diogo Jorge dos Santos Marcelo Estácio Silvestre Gonçalves

2 Instituições Financeiras
BOVESPA BVRJ BM&F Nova Bolsa SOMA CVM CBLC Agências de Rating

3 BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo
O que é ? É a bolsa oficial do Brasil, sendo o maior centro de negociação com ações da América Latina e a oitava maior bolsa do mundo. Formas de Negociações - Mercado a Vista (Compra e Venda de Ações) - Mercado a Termo - Mercado de Opções - Mercado Futuro de Ações

4 BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo
Fatos - Pioneira na introdução de operações com opções no Brasil. - No fim da década de 90, são lançados os serviços Home Broker e After-Market. - Na década de 2000, a Bovespa passa a concentrar toda a negociação de ações do país. - Em 2005, ocorre o fim do pregão viva-voz e a Bovespa se torna uma bolsa totalmente eletrônica. - Em março de 2008, a BM&F e Bovespa se uniram para formar uma nova bolsa.

5 BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo
Mercado de Bolsa X Mercado de Balcão Organizado Mercado de Bolsa - os negócios e os participantes diretos são supervisionados pela Bolsa. Nele atuam como intermediárias as Corretoras de Valores. Mercado de Balcão - há a presença da entidade auto-reguladora exercendo a supervisão dos negócios. Nele atuam como intermediários não só as Corretoras de Valores, mas também Distribuidoras de Valores e Bancos de Investimento.

6 BVRJ Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
Histόria - Foi a primeira bolsa em entrar em operação no Brasil. - Em 1989, Naji Nahas quebra a Bolsa do Rio. - A partir de 2000, com a transferência da negociação com ações para a Bovespa, ela passou a negociar apenas títulos públicos. - Em 2002 foi adquirida pela BM&F e passou a apenas a negociar títulos imobiliários e leilões.

7 BVRJ Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
Algumas ações que eram negociadas na BVRJ

8 BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros
O que é ? É a maior bolsa brasileira, na qual negociam-se contratos de mercadorias (principalmente commodities) e derivativos, a vista ou para pagamento futuro. Formas de Negociações - Mercado a vista: Ouro e Dόlar; - Mercado Futuro: Ibovespa, Dόlar, Taxa de Juros, Café, Açúcar, Soja, Gado e Milho; - Diferentemente da Bovespa, não negocia ações.

9 BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros

10 BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros
Pregão

11 BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros
Cada operador possui seu próprio telefone-sem-fio, para manter contato com as mesas de operações de suas Corretoras. Há um terminal de vídeo em cada posto de negociação, exibindo a evolução das transações registradas no sistema. Os terminais de consulta fornecem as últimas cotações dos mercados da BM&F, inclusive do Índice Bovespa a vista. O painel eletrônico exibe as cotações em tempo real transmitidas via sistema de viva voz. Também apresenta ofertas de compra e de venda.

12 BM&FBOVESPA Nova Bolsa
O que é ? - A integração da BOVESPA com a BM&F deu origem à BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. - A nova companhia nasce como a terceira maior Bolsa do mundo e líder de mercado na América Latina. - Um modelo de negócios totalmente integrado - ações, derivativos, ativos e câmbio - e um sistema de custódia completo.

13 SOMA Sociedade Operadora de Mercado de Ativos
O que é? - Administra o Mercado de Balcão Organizado no Brasil. Mercado de Balcão - Mercado de Títulos e Valores Mobiliários realizado pelas instituições financeiras fora da bolsa de valores, mediante meios eletrônicos. É dito organizado quando as instituições que o administram criam um ambiente informatizado e transparente de registro ou de negociação e têm mecanismos de auto-regulamentação.

14 SOMA Sociedade Operadora de Mercado de Ativos
Particularidades da SOMA - Destina-se a negociação de ações de empresas de menor liquidez não registradas nas bolsas de valores. - Funciona como um "pré-vestibular" para empresas que pretendem ter suas ações negociadas nas bolsas de valores. - Podem ser negociadas ações, debêntures, e demais títulos e valores mobiliários de emissão de companhia aberta. - Principais vantagens: menor custo e menores exigências.

15 CVM Comissão de Valores Mobiliários
O que é? É uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda com poderes para disciplinar, normalizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado de valores mobiliários. Atribuições Registro de companhias abertas; Registro de distribuições de valores mobiliários; Credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários;

16 CVM Comissão de Valores Mobiliários
Organização, funcionamento e operações das bolsas de valores; Negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; Administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários; Suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações; Suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores.

17 CVM Comissão de Valores Mobiliários
Objetivos Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão; Proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários; Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado;

18 CVM Comissão de Valores Mobiliários
Assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido; Assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários; Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários; Promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.

19 CBLC Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia
Funções - Liquida operações realizadas no âmbito da Bovespa, da BVRJ e da SOMA. - Atua como depositária central de ações e de títulos de dívida corporativa, mantendo Contas de Custódia individualizadas. Agentes de Custódia - São Bancos, Corretoras, Distribuidoras, Seguradoras e outras. - Responsáveis pela abertura, administração e movimentação das Contas de Custódia dos investidores, seus clientes.

20 CBLC Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia
Agentes de Compensação - São Bancos, Corretoras e Distribuidoras. - Responsáveis pela liquidação das operações dos investidores, seus clientes. Exemplos de Agentes de Custódia e Compensação

21 Agências de Rating Notas de Crédito
O que fazem? - Oferecem opiniões independentes sobre a capacidade de o emissor de um ativo honrar seus compromissos financeiros. - Atribuem os Ratings não apenas a países, mas também a empresas, municípios, bancos, seguradoras, etc. - Há a possibilidade das notas obtidas serem perdidas. Principais Agências

22 Agências de Rating Notas de Crédito
Notas da Fitch * A pedido dos clientes contratantes, os ratings obtidos podem ficar confidencial. Categoria Nota O que significa Grau de Investimento AAA Total capacidade de pagar as dívidas no prazo. Nível mais alto. AA Alta capacidade de honrar compromissos financeiros. A Boa capacidade de pagar as dívidas, mas suscetível a mudanças na conjuntura. BBB Boa condições financeiras, mas não tão protegidas contra choques. Grau Especulativo BB Menos vulnerável a curto prazo, mas com incertezas em relação ao futuro. B Consegue pagar suas dívidas, mas é vulnerável a mudanças nas condições econômica. CCC Muito vulnerável, depende de condições econômicas extremamente favoráveis para conseguir honrar seus débitos. CC Altamente vulnerável. C À beira do calote. RD Deixou de efetuar pagamentos devidos de algumas mas não todas as suas obrigações financeiras relevantes D Inadimplência.

23 Referências www.bovespa.com.br www.bvrj.com.br www.bmf.com.br

24 OBRIGADO !


Carregar ppt "INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google