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André Oliveira.

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Apresentação em tema: "André Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 André Oliveira

2 Scania buses and coaches 100 years

3 Estratégia de Sustentabilidade
SCANIA

4 Mudança Climática – Não Se, mas Quanto!

5 Emissões Locais NOx (Óxido de Nitrogênio)  Smog + Chuva Ácida
Material Particulado  Riscos à Saúde

6 Parte do Problema ou da Solução?

7 Uso de Combustível Fóssil
97% de todo transporte mundial utiliza combustível derivado de Petróleo 7

8 Transporte Sustentável
3 … formas de reduzir CO2 dos Transportes: 1. Menos Transporte … 2. Melhor Eficiência Energética … 3. Mais Biocombustíveis … Como reduzir emissões? De um ponto de vista teórico, isto é fácil … há apenas 3 formas possíveis: 1 – Menos Transporte 2 – Melhor eficiência energética (Híbridos) 3 – Mais bicombustíveis 8

9 Mobilidade - O Maior Desafio das Cidades

10 Transporte Público - Prioridade

11 Emissões de CO2 (gramas/passageiro-km)

12 Visão da Scania para a Sustentabilidade
Emissões de CO2 por tonelada-km 1. Logística (BRT, BRS Verde) 2. Elemento Humano 3. Tecnologia do veículo 4. Bio-combustíveis (Etanol) Potencial – 50% 2000 2020

13 Opinião pública e políticas
Alavancando uma nova mentalidade global Opinião pública e políticas

14 Legislação Estado de São Paulo
Lei Estadual de Mudanças Climáticas /2009 Corte de 20% das emissões dos GEE - Gases de Efeito Estufa - até 2020. Transporte maior responsável pela queima de combustíveis fósseis e responsável por cerca de 50 % das emissões de CO2 no Estado Transporte Coletivo sustentável como grande objetivo

15 Legislação Cidade de São Paulo
Lei Municipal de Mudanças Climáticas /2009 Redução de 30% das emissões de GEE - Gases de Efeito Estufa - nos próximos quatro anos Redução progressiva do uso de combustíveis fósseis nos ônibus: 10% ao ano até substituição total – 100% da frota operando com combustível renovável não fóssil em 2018

16 Legislação Cidade do Rio de Janeiro
Lei Municipal de Mudanças Climáticas 5.248/2011 Redução das emissões de Gases de Efeito Estufa: 8% até 2012; 16% até 2016; 20% até 2020 Prioridade ao transporte coletivo Incentivo a combustíveis renováveis de baixo carbono

17 Imagem e Regulamentação Criando Demanda
Clientes de nossos Clientes e Imagem Serviços Públicos “Verdes" Governo Consumidores

18 Scania e Etanol UMA BREVE HISTÓRIA

19 Anos Oitenta Desenvolvimento

20 Anos Noventa Operação Comercial

21 Novo Milênio Expansão e Internacionalização
November 2010

22 Estágio Atual Consolidação e o Futuro

23 Estágio Atual Consolidação e o Futuro

24 Segredo Revelado A tecnologia

25 Por que Ciclo Diesel? Componentes comuns aos motores diesel da linha.
Ignição por compressão significa alta eficiência. Eficiência motores Scania: Diesel: Até 44% Etanol: Até 43 % Motor Potência Torque Etanol Diesel

26 Níveis de Emissões - Padrão Europeu
Scania ethanol bus 1989 Scania ethanol bus 1998 Scania ethanol bus 2007

27 Níveis de Emissões (g/kWh)

28 Níveis de Emissões (g/kWh)

29 Desafio Substituindo diesel

30 Combustíveis Renováveis
Etanol Biodiesel Biogas Eletricidade Bio-Hidrocarbonetos 30

31 Alternativas de Combustíveis Renováveis
Características Etanol Biodiesel Biogás Bio HC Hidrogênio Capacidade de Produção Emissões Locais Redução CO2/GEE Impacto no Veículo Facilidade de Manuseio Comercialmente Disponível Sim Não Positivo Negativo  Muito alto  Alto  Médio  Baixo  Muito Baixo André R. de Oliveira Buses & Coaches Latin America November 2010 31 31

32 Etanol para Ciclo Diesel
ED95 - Etanol para motores com ignição por compressão (ciclo diesel). Composição por volume: 95.6% - Etanol Hidratado 4.4% - Componente Facilitador de ignição, Inibidor de corrosão. Aditivos lubrificantes. Não é classificado como tóxico, perigoso ou explosivo % em volume

33 Conteúdo de Energia Etanol

34 O Que Muda na Operação

35 Operação com Etanol

36 Operação com Etanol

37 Conclusões

38 Disponibilidade Local

39 Ônibus a etanol em Estocolmo desde 1989
Qualidade do ar: Mais de 6 ton de particulados evitados/ano Gases de efeito estufa: Mais de ton de CO2 evitados/ano Até 90% menos CO2 fóssil com tecnologia existente.

40 Experiência em Etanol da Scania
1 Tecnologia existente pode reduzir emissões - aqui e agora… 3 conclusões 2 Etanol pode ser usado em larga escala para operações comerciais... 3 Biocombustíveis são eficientes em termos de custo total …

41 André Oliveira


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