A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Xote ecológico...3:09 http://www.youtube.com/watch?v=jmqYEOhLpsM&feature=related.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Xote ecológico...3:09 http://www.youtube.com/watch?v=jmqYEOhLpsM&feature=related."— Transcrição da apresentação:

1 Xote ecológico...3:09

2

3 Grande dúvida O aquecimento global é antropogênico? Vídeo Fantástico IPCC x Céticos 5:56 IPCC => g. carbônico => aquecimento Céticos => aquecimento => g. carbônico

4 b. (Uel) "Durante o mês de abril de 2007, o grupo encarregado de sistematizar os impactos das mudanças climáticas, bem como a vulnerabilidade e a adaptação para o painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgou um resumo de suas conclusões. O trabalho durou cinco anos e envolveu pesquisadores do mundo todo. Suas previsões são alarmantes: algumas adaptações serão necessárias para enfrentar as mudanças inevitáveis do clima. O grupo enfatizou algumas possíveis e chamou atenção para a necessidade de uma opção pelo desenvolvimento sustentável. Segundo os pesquisadores, muitos dos impactos podem ser evitados, reduzidos ou postergados por ações mitigadoras." (Adaptado de: "SCIENTIFIC American". Como deter o aquecimento global. Edição Especial, p. 18.)

5 Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. As medidas de redução de dióxido de enxofre (uso de carvão limpo e de diesel com pouco enxofre) contribuem significativamente para a redução das emissões de carbono, ao passo que as medidas visando à redução das emissões de dióxido de carbono (com a diminuição da eficácia da combustão e a substituição energética carvão/gás) promovem um aumento nas emissões de dióxido de enxofre. II. As máquinas da revolução industrial contribuíram para um aumento significativo da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, mas na verdade só aceleraram um processo que começou com o advento da agricultura. Esta atividade alterou os ciclos naturais de produção de metano e do dióxido de carbono e promoveu a derrubada de florestas na Ásia e Europa há, aproximadamente, 8 mil anos.

6 III. No campo, a utilização excessiva de adubo nitrogenado, além de aumentar a produtividade agrícola, contribui pouco com a poluição do solo, a infiltração de nitratos na água e, paralelamente, com as emissões de vários gases de efeito estufa. Conclui-se, portanto, que o uso dos adubos reduz os custos dos produtos, a poluição dos solos e os danos à saúde. IV. Segundo previsões de alguns pesquisadores, o aquecimento rápido dos últimos séculos está, provavelmente, destinado a durar até que os combustíveis fósseis economicamente acessíveis se tornarem escassos. Quando isso acontecer, o clima da Terra deve começar a resfriar de forma progressiva, à medida que o oceano absorve o dióxido de carbono em excesso produzido pelas atividades humanas. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. a) I e II. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV.

7 (Unicamp 2013) As alterações do clima vêm sendo debatidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas. Segundo o IPCC, até 2100 a temperatura da Terra poderá subir entre 1,8°C e 5°C. (Adaptado de Acessado em 02/10/2012.) Considerando o texto acima, responda: a)Quais seriam as consequências do possível aumento da temperatura da Terra? R:Considerando a hipótese do Aquecimento Global antropogênico (aumento da temperatura decorrente da intensificação do efeito estufa por atividades humanas), defendida por parte da comunidade científica, mas não por sua totalidade, as consequências seriam: – degelo parcial das calotas polares e das geleiras das altas montanhas; – aumento do nível do mar; – inundação das regiões costeiras; – diminuição da biodiversidade; – aumento dos fenômenos climáticos extremos: furacões, tornados, secas severas e chuva excessiva

8 b) Cite duas metas definidas pelo Protocolo de Kyoto para reduzir o possível aumento da temperatura no planeta. b) O Protocolo de Kyoto (1997) prega uma redução de 5,2% nas emissões de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, entre outros) para os países desenvolvidos. O Protocolo criou o mecanismo do desenvolvimento limpo, ou seja, se um país não conseguir reduzir as emissões terá que financiar (crédito carbono) projetos sustentáveis em outros países, principalmente os subdesenvolvidos. Em 2012, na COP 18, realizada em Doha (capital do Catar), o Protocolo de Kyoto foi prorrogado até :19

9 Sendo ou não antropogênico, chegou a marca histórica
no dia 9 de maio de Dióxido de carbono...4:04

10 O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

11 Os principais objetivos das comemorações são: 1
Os principais objetivos das comemorações são: 1. Mostrar o lado humano das questões ambientais; 2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

12 “Novas alternativas”... EUA...13:50
“Novas alternativas”... EUA...13:50

13 A alternativa é interessante, porém afeta um recurso considerado em processo de escassez que é a água... Mau exemplo dos EUA... E nós?

14 Relembrando o 4º. objetivo do Dia do meio ambiente...
Relembrando o 4º. objetivo do Dia do meio ambiente... 4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e “POVOS” desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero. Vale também para MS (domingo2jun13)...4:06

15 Debate virou nacional...(3jun13)...4:58
Debate virou nacional...(3jun13)...4:58


Carregar ppt "Xote ecológico...3:09 http://www.youtube.com/watch?v=jmqYEOhLpsM&feature=related."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google