A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade
Nascimento de abril de 1864 Erfurt, Alemanha Falecimento de junho de 1920 Munique, Alemanha Nacionalidade Alemã Ocupação Jurista, economista e sociólogo. Principais *A ética protestante e o Trabalhos espírito do capitalismo * Sistema econômico e sociedade

2 Teoria da Burocracia Max Weber (1864 – 1920)
O modelo burocrático segue preceitos rígidos e disciplinares. Os pressupostos dessa teoria saíam em defesa de aspectos coerentes com a visão racionalista do ser humano: Organização Informal – sendo imprevista, não é racional. Não sendo racional, não é desejada nas organizações burocráticas. Teoria da Burocracia - Origens A partir da década de 1940, as críticas feitas à Teoria Clássica - pelo seu mecanicismo - e à Teoria das Relações Humanas - por seu romantismo ingênuo – revelaram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente que servisse de orientação para o administrador. Alguns estudiosos foram buscar nas obras de um economista e sociólogo já falecido, Max Weber, a inspiração para essa nova teoria da organização. Surgiu assim, a Teoria da Burocracia na Administração. A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração em função dos seguintes aspectos:

3 Teoria da Burocracia - Origens
A fragilidade e a parcialidade das Teorias Clássica e das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais. Ambas revelam pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo. A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana, e principalmente às empresas. O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos. Tanto a Teoria Clássica como a Teoria das Relações Humanas mostraram-se insuficientes para responder à nova situação. O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, seu criador. A Sociologia da Burocracia propõe um modelo de organização, e as organizações não tardaram em tentar aplicá-lo na prática, proporcionando as bases da Teoria da Burocracia.

4 Teoria da Burocracia - Características
Segundo o conceito popular, a burocracia é entendida como uma organização lenta e vagarosa na qual o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (disfunções) e não ao sistema em si. O conceito de burocracia para Max Weber é exatamente o contrário: a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas.

5 Teoria da Burocracia - Considerações críticas
Limitação da espontaneidade – as características da organização burocrática limitam a liberdade pessoal. Despersonalização do relacionamento – o funcionário não tem colegas de trabalho (as pessoas com que se relaciona profissionalmente são meros ocupantes de cargos hierarquizados). A colocação dos objetivos da empresa como prioritários aos seus objetivos enquanto pessoa, denota a relação impessoal. Substituição dos objetivos pelas normas – as normas passam a ser mais importantes do que os objetivos da organização. O trabalhador passa a ser um especialista em normas. Conflito entre público e funcionários – como todos os clientes são atendidos conforme normas preestabelecidas, as especificidades de cada caso não são consideradas. Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características:

6 Teoria da Burocracia - Características
Burocracia e baseada em: Caráter legal das normas e regulamentos Caráter formal das comunicações Caráter racional e divisão do trabalho Impessoalidade nas relações Hierarquia da autoridade Rotinas e procedimentos padronizados Especialização da administração Profissionalização dos participantes Previsibilidade do comportamento Conseqüências Previstas: Previsibilidade do comportamento humano. Padronização do desempenho dos participantes. Objetivo: Máxima eficiência da organização

7 Teoria da Burocracia - Críticas
1. Internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos – as normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos, gerando inflexibilidade por parte do burocrata; 2. A formalização resulta em excesso de formalismo e de papelório, dificultando a tramitação de processos e de comunicação, o que prejudica a racionalização pretendida; 3. A rotinização, a padronização e a formalização favorecem a resistência às mudanças; 4. Há uma despersonalização dos indivíduos e uma supervalorização dos cargos; 5. A categorização decorrente da valorização hierárquica impede a busca de soluções alternativas e melhores, diferentes daquela definida pelo superior; 6. A padronização de rotinas e procedimentos implica superconformidade, o que impede a busca de soluções melhores; 7. A hierarquia de autoridade exacerba a utilização de sinais de status, para indicação de posto; 8. O modelo inflexível torna difícil o atendimento de clientes com necessidades não previstas.

8 Teoria da Burocracia - Críticas
O excessivo racionalismo da burocracia - o sistema burocrático consegue sobrevivência e eficiência apenas quando: As tarefas individuais são mínimas em requisitos criativos; As exigências do ambiente sobre a organização são óbvias; A rapidez na tomada de decisão é importante, e cada pessoa envolvida no processo decisório significa custos e riscos organizacionais, A organização se aproxima do sistema fechado com requisitos mínimos de mudança do meio ambiente. Mecanicismo e as limitações da “teoria da máquina”; Especialização das tarefas; Padronização do desempenho da função; Unidade de comando e centralização da tomada de decisão; Uniformidade de práticas institucionalizadas.

9 Teoria da Burocracia - Críticas
Conservantismo da burocracia A burocracia é um processo conservador e contrário à inovação. Abordagem de sistema fechado A Teoria da Burocracia vê as organizações como entidades absolutas que existem no vácuo como sistemas fechados; Ela não considera o contexto externo da organização nem as mudanças ambientais e as repercussões no comportamento da organização. Max Weber constitui um terceiro pilar Taylorismo - Teoria Tradicional da Organização; Fayol - Teoria Clássica; Max Weber – Burocratica; Em resumo, a teoria weberiana se assemelha à Teoria Clássica da organização quanto à ênfase na eficiência técnica e na estrutura hierárquica da organização.

10 Weber entende que o Espírito do Capitalismo é constituído por uma ética peculiar, que segundo ele, pode ser explicada nitidamente por trechos do discurso de Benjamin Franklin ( ), um dos líderes da independência dos Estados Unidos. “Ganhar dinheiro dentro da ordem econômica moderna é, enquanto isso for feito legalmente, o resultado e a expressão da virtude e da eficiência de uma vocação” Benjamin Franklin


Carregar ppt "Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google