A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tradições natalícias e o seu significado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tradições natalícias e o seu significado"— Transcrição da apresentação:

1 Tradições natalícias e o seu significado

2 Índice Introdução O significado do Natal O Natal em Portugal
Os símbolos do Natal Conclusão Bibliografia

3 Introdução Este trabalho foi proposto pelo professor de Educação moral religiosa e católica, tendo como objectivo melhorar o meu conhecimento e o dos nossos colegas, relativamente as tradições natalícias e ao seu significado, nomeadamente o significado do natal, do presépio, de jesus Cristo, da árvore de natal, do pai natal, das prendas, da estrela, das velas, dos reis magos, das músicas e da missa do galo, dando também a conhecer as tradições portuguesas relativamente época natalícia.

4 O significado do Natal…
- O Natal é comemorado há mais de 1600 anos no dia 25 de Dezembro, significando o nascimento de Jesus Cristo.

5 O Natal em Portugal… O Natal português é influenciado por outras culturas, comprovado pela substituição do Menino Jesus pelo Pai Natal na entrega dos presentes. Durante o mês de Dezembro todas as famílias enfeitam e iluminam as suas casas, usando o tradicional presépio e a árvore de Natal. No dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, à noite, ocorre a tradicional consoada e a missa do galo. No dia 25 de Dezembro as famílias reúnem-se novamente realizando-se a troca de prendas.

6 Os símbolos do Natal… A árvore de Natal
Tradicionalmente é um pinheiro enfeitado e iluminado que simboliza a chegada do Natal.

7 Os símbolos do Natal… A estrela de Natal
Simboliza a estrela que guiou os reis magos até ao local de nascimento de Jesus Cristo.

8 Os símbolos do Natal… As velas de Natal
Simbolizam Jesus Cristo, “a luz do mundo”.

9 Os símbolos do Natal… Jesus Cristo
Jesus Cristo nasceu em Belém a 25 de Dezembro do ano de 749 de Roma, sendo o principal significado do Natal.

10 Os símbolos do Natal… O presépio
É a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José e uma vaca e um burro, por vezes acrescenta-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros. Os presépios são expostos não só em Igrejas mas também em casas particulares e até mesmo em muitos locais públicos.

11 Os símbolos do Natal… Os reis magos
Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém (Mateus 2, 1-12).

12 Os símbolos do Natal… A missa do galo
A missa celebrada à meia-noite, na passagem do dia 24 para o dia 25 de Dezembro, denomina-se de Missa do Galo. Esta apareceu no século V, através dos católicos romanos..

13 Os símbolos do Natal… O Pai Natal
Inspirado pela figura de S. Nicolau, o Pai Natal é associado à ideia de um homem já com uma certa idade, gorducho, de faces rosadas, com uma grande barba branca, que veste um fato vermelho e que conduz um trenó puxado por renas que conseguem voar mesmo não tendo asas. Segundo a lenda, na noite de Natal este simpático senhor visita todas as casas, desce pela chaminé e deixa presentes a todas as crianças que se comportaram bem durante todo o ano.

14 Os símbolos do Natal… As prendas de Natal
Simbolizam a troca de presentes entre membros da família e amigos, tal como os reis magos levaram a Jesus Cristo após o seu nascimento.

15 Os símbolos do Natal… As músicas de Natal
As primeiras músicas de Natal surgiram no século IV e ainda hoje são cantadas. Em Portugal a música de Natal mais conhecida é “Adeste Fidelis”.

16 Concluindo…

17 Conclusão A partir da elaboração deste trabalho melhorei os meus conhecimentos, relativamente às tradições natalícias e ao seu significado, nomeadamente o significado do natal, do presépio, de jesus Cristo, da árvore de natal, do pai natal, das prendas, da estrela, das velas, dos reis magos, das músicas e da missa do galo, dando também a conhecer as tradições portuguesas relativamente época natalícia. Assim sendo, acho que alcancei os objectivos pretendidos na realização deste trabalho.

18 Bibliografia Para a realização deste trabalho utilizei os seguintes sites:

19 Trabalho realizado por…
Samuel Marques nº19 6ºA

20


Carregar ppt "Tradições natalícias e o seu significado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google