A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontuação : e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontuação : e."— Transcrição da apresentação:

1 Pontuação : e

2 Pontuação: Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. Hoje vamos vê na nossa aula os dois pontos e o travessão.

3 Os dois pontos são empregados nos seguintes casos:
1. para iniciar uma enumeração. Exemplo: O computador tem a seguinte configuração: - memória RAM 256 MB; - HD 40 GB; - fax-modem; - placa de rede; - som. 2. antes de uma citação. Exemplo: Já diz o ditado: tal pai, tal filho. Como já diz a música: o poeta não morreu.

4 3. para iniciar a fala de uma pessoa, personagem. Exemplo:
Exemplo: O repórter disse: - Nossa reportagem volta à cena do crime. 4. para indicar esclarecimento, um resultado ou resumo do que já foi dito. Exemplo: O Ministério de Saúde adverte: fumar é prejudicial à saúde. Nota de esclarecimento: Nossa empresa não envia a seus clientes. Quaisquer informações devem ser tratadas em nosso escritório.

5 : : CONCLUSÃO: Os dois pontos são usados para iniciar uma enumeração, antes de citações, no início da fala de uma pessoa, personagem e para indicar esclarecimento, resultado ou resumo do que já foi dito. : :

6 Travessão O travessão (ou risca) serve para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras, frases ou expressões parentéticas (como entre parênteses). Usamos o travessão nos seguintes casos: 1. Iniciar a fala de uma personagem: Exemplo: A menina enfim disse: - Não vamos nos preocupar com o porvir porque vamos dar nosso melhor hoje! 2. Indicar mudança de interlocutor em um diálogo: - Vou fazer exercícios e preocupar mais com minha saúde. - Farei o mesmo.

7 3. Para enfatizar alguma palavra ou expressão em um texto ou em substituição à vírgula: a) O grupo teatral – super elogiado pela imprensa – estava deixando o hotel esta manhã. b) Luiz Inácio - presidente da república – não pode se candidatar para uma nova eleição! Não confundir: O travessão (ou risca) não é o mesmo que um hífen nem que uma meia-risca (ou "traço de ligação", ou risca de meio-quadratim). A meia-risca, menor, serve para ligar elementos em série (ex.: 1997–2006 ou A–Z). O hífen, ainda menor, serve para unir palavras compostas (ex.: couve-flor) e fazer a translineação (divisão de uma palavra no final de linha). Note as diferenças: — Travessão – Meia-risca - Hífen

8 CONCLUSÃO: O uso do travessão ocorre quando a declaração inicia e toma o parágrafo inteiro ou a maior parte dele. Deve-se preferir o uso de travessão quando a declaração é composta por mais de uma frase, e de aspas quando a declaração não se constitui em uma frase completa.

9 E essa foi a nossa aula de hoje turma, espero que voces tenham gostado
E essa foi a nossa aula de hoje turma, espero que voces tenham gostado. E agora nós vamos criar uma historinha com os personagens da turma da Mônica. Mas lembre-se que voce tem que usar esses dois sinais de pontuação que vimos hoje combinado? Tchau e até a próxima aula.


Carregar ppt "Pontuação : e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google