A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transmissão Genética Agentes Responsáveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transmissão Genética Agentes Responsáveis."— Transcrição da apresentação:

1 Transmissão Genética Agentes Responsáveis

2 Índice Hereditariedade Ovo ou zigoto Genes Cromossomas Genética ADN
Introdução Cariótipo Psicologia Genoma humano Células germinais

3 Introdução Este trabalho tem como objectivo o estudo dos agentes responsáveis pela transmissão genética. Estudar o comportamento humano é o objectivo maior da Psicologia. Entender o modo como são passadas ao ser humano certas características dos seus ancestrais através dos genes e qual a influência no seu comportamento, faz parte desse objectivo.

4 Psicologia Estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano; Compreende o ser humano; Questiona-se.

5 . . . O que determina as nossas escolhas ? Qual a nossa origem ?
Quem somos nós ? . . . Porque é que gostamos tanto de umas pessoas e de outras não ? Porque é que temos variações de humor ? Porque é que temos determinadas reacções fisiológicas ?

6 Psicologia Porque é que os caracteres que nos definem como seres humanos nos distinguem das outras espécies? Porque é que as semelhanças que possuímos entre seres da mesma espécie não nos impedem das diferenças que nos individualizam?

7 “Tudo o que somos na actualidade é devido aos nossos ancestrais”
Hereditariedade “Tudo o que somos na actualidade é devido aos nossos ancestrais” Hereditariedade: Conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas, através da reprodução.

8 Genética A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no ADN dos indivíduos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. Mas afinal, quais são os agentes responsáveis pela transmissão genética de caracteres?

9

10 Células germinais Os gâmetas são as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação para formar um ovo. O principal objectivo das pesquisas com células estaminais é: Usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado e na placenta.

11 Células germinais Óvulos Espermatozóide

12 Ovo ou zigoto O zigoto ou ovo resulta da união de dois gâmetas: Óvulo;
Espermatozóide. Célula capaz de guardar as características genéticas dos progenitores, podendo gerar todas as linhagens celulares do organismo adulto. É através de várias divisões mitóticas que dá origem a um novo indivíduo (embrião).

13 Ovo ou Zigoto Legenda: Formação do Zigoto
Legenda: Divisão Binária (sofre sucessivas multiplicações celulares)

14 Cromossomas Os cromossomas são as estruturas que transmitem, de uma geração para outra, as características da família. Cada indivíduo recebe um cromossoma sexual de cada um dos progenitores, que determina o seu sexo.

15 Cromossomas

16 Cromossomas É no núcleo da célula que os cromossomas se encontram
Cada espécie possui o seu próprio cariótipo Cromossomas

17 A borboleta possui 190 pares de cromossomas.
O Homem possui apenas 23 pares de cromossomas

18 Cariótipo Conjunto de cromossomas de uma espécie. Representa o número total de cromossomas de uma célula somática (do corpo). O cariótipo humano contém 46 cromossomas: 23 do espermatozóide e 23 do óvulo, unidos aos pares.

19 Cariótipo Nas células somáticas humanas são encontrados 23 pares de cromossomas. 22 pares são semelhantes em ambos os sexos e são denominados autossomas. O par restante compreende os cromossomas sexuais, de morfologia diferente entre si, que recebem o nome de X e Y.

20 O cariótipo humano contém 46 cromossomas: 23 do espermatozóide e 23 do óvulo, unidos aos pares.

21 O número de cromossomas das diversas espécies biológicas é muito variável. A figura abaixo ilustra o cariótipo feminino humano normal:

22 Meiose Processo de divisão celular através do qual o número de cromossomas de uma célula é reduzido para metade. Por este processo são formados os gâmetas. Células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização, para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.

23

24 Cromossomas homólogos
Cromossomas iguais que juntos formam um par. Num par, os dois homólogos possuem genes para os mesmos caracteres. Esses genes têm localização idêntica nos dois cromossomas. No zigoto, um cromossoma vem do espermatozóide e o outro vem do óvulo.

25 Têm por função o armazenamento do património genético, assim como a sua transmissão aquando da divisão celular. Genes Encontram-se alojados nos cromossomas de todas as células do organismo Não existe relação entre o número de genes e a complexidade de um organismo Unidades básicas da hereditariedade Alelos – responsáveis pelas características que explicam a diversidade existente entre os seres humanos, espécie em que, à excepção dos gémeos verdadeiros ou monozigóticos, não existem dois indivíduos de idêntica constituição Unidade fundamental da hereditariedade

26 Gémeos falsos Gémeos verdadeiros

27 Gémeos verdadeiros Resultam de um só ovo, fecundado por um só espermatozóide e a divisão do embrião é posterior à fecundação. Possuem património genético igual. Monozigóticos Idênticos Univitelinos

28 Gémeos falsos Os outros decorrem da fecundação simultânea ou não, de dois ou mais ovos. Possuem património dissemelhante de caracteres. Dizigóticos Bivitelinos

29 A D N Função: armazenar o património genético, para depois o transmitir Matéria própria da hereditariedade Adenina, timina, guanina e citosina, ao juntarem-se com os açucares e o ácido fosfórico, formam-se nucleótidos e milhares destes formam o ADN Estas sequências podem estar bem escritas – corpo saudável – ou podem conter erros – mutações genéticas

30 A D N É um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas.

31 A D N Estrutura-se numa espécie de escala helicoidal, em que as duas guardas, formadas por açúcares e ácido fosfórico, se ligam uma à outra por degraus cada um dos quais constituídos por duas bases

32 Genoma Humano É o nosso código genético
Conjunto de toda a informação hereditária codificada no ADN Encontra-se nos genes Contém toda a informação para a construção e funcionamento do nosso organismo Está contido em cada uma das nossas células

33 Genoma Humano Grande ambição dos geneticistas é decifrar as suas sequências Futuramente levará à criação de técnicas sofisticadas para a prevenção e cura de muitas doenças genéticas Técnicas altamente dispendiosas O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomas que, por sua vez, contêm os genes. Toda esta informação reside no ADN.

34 Reflexões Comentários

35 “DNA, o segredo da vida”

36 Trabalho realizado por:
Patrícia Castanheira 12.1 Nº12 Psicologia B


Carregar ppt "Transmissão Genética Agentes Responsáveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google