A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)"— Transcrição da apresentação:

1 MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
Forma de um cordão grosso (40-44 cm) de comprimento (de C1 a L1) Comunicação entre SNC e SNP e arco reflexo.

2 MEDULA ESPINHAL- funções
Receber fibras aferentes, oriunda de receptores sensoriais de tronco e membros; Controlar os movimentos de tronco e membros; Fornecer inervação autonômica para a maioria das vísceras;

3

4 DILATAÇÕES Intumescência cervical Intumescência lombar

5 ANATOMIA INTERNA Substância Branca: Substância Cinzenta:
Axônios dos neurônios (Parte Externa) Substância Cinzenta: Corpos celulares dos neurônios. (forma o H – interno)

6 Cornos e Funículos da medula:

7 Cornos e Funículos da medula:

8 Tractos da medula:

9 CAUDA EQÜINA Região caudal da medula espinhal
Inicia-se no cone medular Nervos do SNP para região inferior do corpo

10 Envoltórios da Medula Como todo sistema nervoso central , a medula é envolvida por membranas fibrosas denominadas meninges, que são: Dura-máter Pia-máter Aracnóide

11 MENINGES

12 Cavidades da medula Espaço epidural - entre a dura-máter e o periósteo do canal vertebral, contém tecido adiposo e um grande numero de veias. Espaço subdural - entre a dura-máter e a aracnóide, é uma fenda estreita contendo uma pequena quantidade de líquido, suficiente apenas para evitar a aderência das paredes.

13 Espaço subaracnóideo - é o mais importante e contem uma quantidade razoavelmente grande de liquido cérebro-espinhal ou líquor.

14 Importância deste espaço
Retirada do líquor – para fins terapêuticos ou diagnósticos Medida de pressão do líquor Introdução de substâncias que aumentam o contraste das radiografias , tais como ar hélio e sais de iodo. Introdução de anestésicos nas chamadas anestesias raquidianas.

15 Anestesias Raquidiana
É introduzido no espaço subaracnóideo por meio de uma agulha que penetra no espaço entre as vértebras L2, L3 ou L3 , L4, No seu trajeto, a agulha perfura sucessivamente a pele e a tela subcutânea, o ligamento interespinhoso, o ligamento amarelo, a dura- matér e a aracnóide .

16 SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
Composto por 31 pares de nervos raquidianos pares de nervos cranianos. Conecta a periferia do corpo com o sistema nervoso central

17 NERVOS ESPINHAIS Da medula partem 31 pares de nervos raquidianos que se ramificam. Conectam a medula com as várias partes do corpo

18 Distribuição dos nervos periféricos
Oito pares de nervos cervicais; Doze pares de nervos dorsais; Cinco pares de nervos lombares; Seis pares de nervos sagrados ou sacrais.

19 Nervos espinhais-distribuição

20 DERMÁTOMOS

21 Nervos Cranianos

22 SNP Voluntário ou Somático
Reage a estímulos provenientes do ambiente externo. Formado por fibras motoras que ligam o SNC aos músculos esqueléticos.

23 O corpo celular da fibra motora do SNP voluntário localiza-se dentro do SNC e o axônio vai diretamente do encéfalo ou da medula até o órgão que inerva.

24 SNP Autônomo Regula o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestivos, cardiovascular, excretor e endócrino. Ele contém fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos lisos das vísceras e à musculatura do coração.

25 DIVISÕES DO SNP AUTÔNOMO:
SNA – SIMPÁTICO SNA- PARASSIMPÁTICO

26


Carregar ppt "MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google