A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD Formação Técnica em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD Formação Técnica em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 FTAD Formação Técnica em Administração
Tecnologia da Informação e Comunicação Aula 05 Prof. Arlindo Neto

2 Competências que trabalharemos neste módulo
Conhecer a importância e os recursos da Tecnologia da Informação para uma organização

3

4 Introdução Uma das maiores barreiras para a maioria das organizações ainda é a falta de entendimento sobre o estado da organização (os dados existentes) e o que fazer com eles (definir os elementos de ligação).

5 Introdução Compreender o relacionamento entre as tecnologias da informação, que manipulam os dados, e as redes de telecomunicações, aqui colocadas como elementos de ligação, torna-se um fator decisivo para a grande maioria das organizações

6 Introdução Pois estas duas entidades representam os suportes indispensáveis para as estratégias de desenvolvimento e sobrevivência dos negócios e da própria organização.

7 Organizações, tecnologia da informação e Sistemas de Informação
TIC – AULA 05 Organizações, tecnologia da informação e Sistemas de Informação

8 TIC – AULA 05 Organizações

9 Organizações Uma organização é um conjunto de pessoas e de outros recursos estabelecidos para cumprir um conjunto de metas.

10 Organizações Consequentemente, uma organização também é um sistema, pois envolve diversos recursos (financeiros, materiais, equipamentos, pessoas, etc) e dados que estão em constante processo de transformação.

11 Organizações O resultado do processo de transformação dos dados, que envolve o conhecimento na sua seleção, organização e manipulação, vai receber o nome de informação.

12 TIC – AULA 05 tecnologia

13 Tecnologia Já a tecnologia da informação pode ser definida como a combinação de recursos de processamento como: Hardware; Software; Banco de Dados; Etc.

14 Tecnologia Também incluso as comunicações, pessoas e procedimentos, todos organizados de maneira a obter como produto final uma informação que atenda aos objetivos da organização.

15 TIC – AULA 05 Sistema de informação

16 Sistema de Informação Finalmente, podemos definir um Sistema de Informação como um conjunto de elementos inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam a informação e fornece uma resposta para o atendimento de um objetivo.

17 Sistema de Informação O termo Sistema de Informação (SI) geralmente é usado para se referir às aplicações das tecnologias de informação e de telecomunicações que facilitam o intercâmbio de informações e a automatização de processos buscando atingir resultados.

18 Telecomunicação e informação
TIC – AULA 05 Telecomunicação e informação

19 Telecomunicação e Informação
As redes de telecomunicações são as estruturas que permitem transmissões eletrônicas de sinais contendo informações, proporcionando uma ligação eficaz entre as tecnologias de informação, no contexto dos Sistemas de Informação.

20 Telecomunicação e Informação
Os sistemas de telecomunicações adquiriram nos últimos anos uma posição de particular relevância entre os Sistemas de Informação.

21 Telecomunicação e Informação
Através das modernas redes de telecomunicações a informação democratizou-se, tornando-se acessível a faixas cada vez maiores da população e, a generalização do seu uso, constitui hoje um indicador do progresso de muitos países.

22 Telecomunicação e Informação
Se por um lado tanto tecnologias da informação quanto de telecomunicações passam a ter cada vez mais valor e utilidade, por outro, este rápido progresso reduz o custo de conectividade entre as redes em âmbito mundial ...

23 Telecomunicação e Informação
Permitindo uma redução dos custos operacionais e maiores receitas para o negócio das organizações.

24 Mas o que é telecomunicação?
Telecomunicação é a designação dada à transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.

25 importância e os recursos da TI para uma organização
TIC – AULA 05 importância e os recursos da TI para uma organização

26 Importância e os recursos da TI para uma organização
A Tecnologia da Informação - TI , tem sido reconhecida como arma estratégica competitiva, pois além de permitir e sustentar as operações do negócio viabiliza novas estratégias empresariais.

27 Importância e os recursos da TI para uma organização
Quem nunca ouviu falar que a informação vale dinheiro ou então quem tem mais informação consegue mais sucesso naquilo que faz?

28 Importância e os recursos da TI para uma organização
Aqui vale uma pausa para descrever a diferença entre eficiência e eficácia. De maneira geral, eficiência significa fazer bem as coisas, enquanto que eficácia significa fazer as coisas certas.

29 Importância e os recursos da TI para uma organização
A eficiência está associada ao uso dos recursos, enquanto a eficácia está associada com a satisfação de metas, objetivos e requisitos.

30 Importância e os recursos da TI para uma organização
Significa dizer que para uma empresa ser eficiente precisa de recursos que auxiliem no atendimento do cliente.

31 RECURSOS QUE AUXILIAM NO ATENDIMENTO DO CLIENTE
Telefone; Internet; Software; Hardware; Correios (em caso de logística) Etc.

32 RECURSOS QUE AUXILIAM NO ATENDIMENTO DO CLIENTE
Às vezes a empresa precisa criar um novo recurso que ainda não exista no mercado, esse chama-se invenção, ou então apenas melhorar um que já exista para atender as suas expectativa, esse chama-se inovação.

33 Inovação: Jato de Tinta.
EXEMPLOS DE INOVAÇÕES DOS RECURSOS QUE AUXILIAM NO ATENDIMENTO DO CLIENTE Invenção: Telefone. Inovação: Celular Invenção: Mimeógrafo. Inovação: Jato de Tinta.

34 O Mimeógrafo

35 EXEMPLOS DE INOVAÇÕES DOS RECURSOS QUE AUXILIAM NO ATENDIMENTO DO CLIENTE
Invenção: Orkut Inovação: Facebook

36 Importância e os recursos da TI para uma organização
Veja que as empresas estão em constante mudanças para melhorar e torna-se mais eficiente em seus trabalhos e serviços. A área de TI sempre aparece com invenções ou inovações para melhorar o funcionamento de alguma organização.

37 ATIVIDADE Pesquise por 5 invenções que depois tornaram-se inovações e que são utilizadas hoje em dia nas empresas. Explique com suas palavras por que uma empresa precisa de Tecnologia.

38 Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

39 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS:
Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA.

40 ATIVIDADE DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA


Carregar ppt "FTAD Formação Técnica em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google