A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento
Maria Judite Almeida & José Luís Coelho da Silva

2 CRIATIVIDADE? ...para quê? Tempos de supercomplexidade Demanda social e de mercado Novos modos de pensar Novas formas de ensinar e aprender CRIATIVIDADE

3 CRIATIVIDADE? ... é... o quê? Resolver problemas de forma competente?
SIM! Resolver problemas de forma original? SIM! cada indivíduo, pensando como um todo, deve procurar várias soluções e saber escolher a que melhor resolve, naquele momento, aquele problema.

4 A diversidade é imprescindível à criatividade!
a partir de quê? A diversidade é imprescindível à criatividade!

5 CRIATIVIDADE ...na prática... Contexto: alunos que frequentaram em 09/10, UCs de Biologia (OCV e MIPSIC) na UM. Universo de cerca de 150 alunos. 1- A proposta: criar uma revista 2 - Um “brainstorming” 3 - A prática — das ideias à sua concretização. Ideias Processo(s) Resultados (revistas)

6 CRIATIVIDADE O que é? - uma habilidade: criar algo novo - uma atitude: aceitar a mudança e a novidade - um processo: melhorar ideias e soluções Como se processa? - evoluindo por incrementos - uma “revolução” - uma reaplicação - um “insight” - uma combinação de ideias

7 CRIATIVIDADE ATITUDES Bloqueadoras: ATITUDES Promotoras:
- reacção negativa aos problemas - o “não se pode fazer”! - o “não consigo fazer” - o “não sou criativo(a)” - o “é muito infantil” - o que vão dizer os outros? - medo de falhar ATITUDES Promotoras: - curiosidade - capacidade de sentir necessidade de melhorar - acreditar que os problemas se podem resolver - evitar a crítica e o julgamento - procurar o “bom” no que parece mau - os problemas podem induzir soluções - os problemas devem ser vistos como algo interessante e emocionalmente aceitável

8 “QUES” e “SES” durante o trabalho
- Conciliar pontos de vista diferentes - Para um problema há várias soluções - Escolher a “melhor ideia/ solução” - A “melhor” solução não o será para sempre... - As respostas criativas são geradas por pessoas “normais”...

9 OS RESULTADOS No início... No fim...
“...Quando a professora falou na criação de uma revista fiquei assustada; ainda por cima com material que tem de ser inventado por nós, depois de estudarmos os conteúdos da disciplina! Não acredito que seja capaz...Uma revista!...” (I.R.C. - MIPSIc). No fim... “…as aulas foram muito proveitosas: aprendi muito mais que bioquímica. Aprendi a ser criativo, a estudar e pensar por mim e a não ser uma antena captadora das ideias e palavras dos professores...” (A.B.B. MIPSIc). “...fiquei agradavelmente surpreendido com o resultado final! Nunca pensei que seria capaz de fazer uma revista!... deu um grande trabalho, mas até não senti muito... é pena não trabalharmos assim mais vezes...” (J.D. - OCV).

10 FOMOS CAPAZES PORQUE PENSÁMOS de FORMA CRIATIVA (Out of the box)


Carregar ppt "A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google