A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisiologia dos Estômatos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisiologia dos Estômatos"— Transcrição da apresentação:

1 Fisiologia dos Estômatos
Subtítulo, se aplicável Prof. Hélcio Marques Junior

2 Introdução São estruturas extremamente importantes para a fisiologia das plantas, estando diretamente ligados ao controle e regulação de dois processos vitais: Fotossíntese Transpiração

3 Sua abertura e seu fechamento depende exclusivamente dos fatores ambientais e algumas particularidades celulares. Sendo assim o fator de trabalho estomático serve para maximizar a fotossíntese, enquanto minimizam a transpiração.

4 São estruturas epidérmicas distintas, consistindo de um poro estomático ou ostíolo, limitado por duas células guardas.

5 Estão presentes em todos o reino vegetal, ocorrem na epiderme de todos os órgãos aéreos, como: Caules, herbáceos, pecíolos, em alguns frutos ( Feijão, ervilha, banana e pepino), mas são abundantes nas folhas. Sendo seu numero variado dependendo da localização e controle ambiental. Folha na sombra e folhas que ficam ao sol. Folhas de copas e folhas mais baixas de uma mesma árvore.

6 Os estômagos se formam nos estágios iniciais do órgão e são formados em sua maioria de protoderme.
Se apresentam diferentes nas dicotiledôneas e monocotiledôneas. Funcionam como válvulas hidráulicas multissensoriais. Quando a pressão osmótico de água aumenta nas células guardas, o potencial de água se torna mais negativo e água move-se por diferença de potencial.

7 São ricas em amido, mais que as células da epiderme.
Possuem maior número de mitocôndrias que as células do mesófilo. Possuem enzimas importantes como: ATP Deixam de funcionar quando as células anexas se tornam inoperantes. A área total dos estômatos abertos em relação à área foliar fica em torno de 0,5 a 2,0% da área total.

8 Coeficiente de transpiração
É uma medida da efetividade dos estômatos em maximizarem a fotossíntese, enquanto minimizam a perda de água. Fatores que afetam o mecanismo de aberto e fechado estomático. Luz Concentrações de CO2 Temperatura Deficiência de água Umidade do ar Ventos Potássio Efeitos do estado hídrico do solo e da planta Idade da folha

9 Mecanismos de abertura e fechamento estomático
São varias as variáveis que interferem a abertura e o fechamento dos estômatos, mas ambos os eventos estão envolvidos ATP e ação hormonal.

10

11

12 Exercícios 1. O estômato — estrutura encontrada principalmente nas folhas dos vegetais — está ligado diretamente com o processo de trocas gasosas. Observe o estômato representado a seguir e marque a alternativa que indica o nome correto do orifício indicado pelo número 1. Analise a estrutura do estômato a) Tonoplasto b) Células-guarda c) Tilacoides d) Células subsidiárias e) Ostíolo

13 Exercícios 1. O estômato — estrutura encontrada principalmente nas folhas dos vegetais — está ligado diretamente com o processo de trocas gasosas. Observe o estômato representado a seguir e marque a alternativa que indica o nome correto do orifício indicado pelo número 1. Analise a estrutura do estômato a) Tonoplasto b) Células-guarda c) Tilacoides d) Células subsidiárias e) Ostíolo Dá-se o nome de ostíolo à abertura do estômato que está delimitada pelas células-guarda.

14 2. Os estômatos I e II, representados abaixo, foram desenhados com base na observação microscópica da epiderme inferior de folhas da mesma espécie vegetal coletadas durante o dia e submetidas a diferentes regimes de irrigação. Considerando-se que a disponibilidade de água para a planta foi a única condição ambiental que variou, pode-se concluir que será maior a resistência estomática em I. taxa fotossintética em I. disponibilidade de água em II. taxa respiratória em II. absorção de água em II.

15 resistência estomática em I. taxa fotossintética em I.
2. Os estômatos I e II, representados abaixo, foram desenhados com base na observação microscópica da epiderme inferior de folhas da mesma espécie vegetal coletadas durante o dia e submetidas a diferentes regimes de irrigação. Considerando-se que a disponibilidade de água para a planta foi a única condição ambiental que variou, pode-se concluir que será maior a resistência estomática em I. taxa fotossintética em I. disponibilidade de água em II. taxa respiratória em II. absorção de água em II.

16 3. Sobre o estômato, marque a única alternativa que não apresenta o nome de uma parte dessa estrutura. a) Ostíolo. b) Células-guarda. c) Tilacoides. d) Células subsidiárias.

17 3. Sobre o estômato, marque a única alternativa que não apresenta o nome de uma parte dessa estrutura. a) Ostíolo. b) Células-guarda. c) Tilacoides Os tilacoides são estruturas encontradas nos cloroplastos. d) Células subsidiárias.

18 4. Sabemos que o mecanismo de abertura e fechamento estomático é um processo complexo que envolve vários fatores, como a intensidade de luz e a concentração de gás carbônico. Um hormônio vegetal também apresenta relação com esse mecanismo. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto desse hormônio. a) Etileno. b) Giberelina c) Citocinina. d) Auxina. e) Ácido abscísico.

19 4. Sabemos que o mecanismo de abertura e fechamento estomático é um processo complexo que envolve vários fatores, como a intensidade de luz e a concentração de gás carbônico. Um hormônio vegetal também apresenta relação com esse mecanismo. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto desse hormônio. a) Etileno. b) Giberelina c) Citocinina. d) Auxina. e) Ácido abscísico. O ácido abscísico, também chamado de ABA, está relacionado com a abertura e fechamento dos estômatos, principalmente em situações de estresse.

20 hipoestomática. b) anfiestomática. c) duplaestomática.
5. Os estômatos são encontrados principalmente nas folhas, podendo ocorrer apenas na face abaxial, apenas na face adaxial ou nas duas faces. Quando existem estômatos nas duas faces, dizemos que a folha é: hipoestomática. b) anfiestomática. c) duplaestomática. d) epiestomática. e) sobrestomática.

21 5. Os estômatos são encontrados principalmente nas folhas, podendo ocorrer apenas na face abaxial, apenas na face adaxial ou nas duas faces. Quando existem estômatos nas duas faces, dizemos que a folha é: a)hipoestomática. b) anfiestomática. c) duplaestomática. d) epiestomática. e) sobrestomática. Uma folha anfiestomática possui estômatos nas suas duas faces. Quando os estômatos estão presentes apenas na face inferior (abaxial), dizemos que a folha é hipoestomática; quando ocorrem na face superior (adaxial), dizemos que a folha é epiestomática.

22 6. O eucalipto é um tipo de árvore muito utilizado em locais encharcados de água para "secar" o solo, pois retira grande quantidade de água e a perde por meio da transpiração. O principal órgão que faz a transpiração e a estrutura pela qual sai vapor d'água são,respectivamente: a) caule e lenticela. b) folha e estômato. c) flor e estômato. d) raiz e lenticela. e) caule e xilema.

23 6. O eucalipto é um tipo de árvore muito utilizado em locais encharcados de água para "secar" o solo, pois retira grande quantidade de água e a perde por meio da transpiração. O principal órgão que faz a transpiração e a estrutura pela qual sai vapor d'água são,respectivamente: a) caule e lenticela. b) folha e estômato. c) flor e estômato. d) raiz e lenticela. e) caule e xilema. A estrutura responsável pelas trocas gasosas é o estômato, que, por sua vez, é encontrado principalmente nas folhas.

24 Atenção!!! Pesquisa e montagem foram feitas com bases em livros didáticos e as imagens retiradas da internet, podendo ter direitos autorais, não reproduzir, nem comercializar. Exclusivo para fins didáticos.


Carregar ppt "Fisiologia dos Estômatos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google