A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Atendimento Educacional Especializado – AEE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Atendimento Educacional Especializado – AEE"— Transcrição da apresentação:

1 O Atendimento Educacional Especializado – AEE - 2017
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS E JARDINS DA SERRA Educação na perspectiva inclusiva. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS E JARDINS DA SERRA

2

3

4 Conceito É um serviço da educação especial que (...) identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC.2008). O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. O AEE não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funçoes próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.

5 AEE: quando e onde? O AEE é realizado no período inverso(contraturno) ao da classe comum frequentada pelo aluno; Para maior beneficio do aluno, esse serviço deve ser oferecido preferencialmente na própria escola que esse aluno frequenta; Há ainda a possibilidade de o AEE ser realizado em uma outra escola próxima ou em centros especializados em AEE, enquanto cada escola não tem o seu próprio serviço de AEE.

6 Sala de Recursos Multifuncional
É um espaço organizado preferencialmente em escolas comuns das redes de ensino para a realização do AEE

7 Quem são os alunos atendidos na SRM
Para alunos com: Deficiência física; Deficiência mental; Surdez; Cegueira e baixa visão; Surdocegueira; Transtornos globais do desenvolvimento; Altas habilidades; Dificuldade acentuada de aprendizagem que apresentam laudo (dislexia – discalculia – défict de atenção – hiperatividade).

8 O que pode ser aprendido nas salas de recursos multifuncionais?
Sistema Braile na máquina de escrever Treinamento de recurso óptico Informática acessível Língua Portuguesa escrita para pessoas com surdez Comunicação alternativa

9 Alexandre Lemos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS E JARDINS DA SERRA


Carregar ppt "O Atendimento Educacional Especializado – AEE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google