A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial"— Transcrição da apresentação:

1 Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial
Rede Interagencial de Informações para Saúde - RIPSA Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília, 21 de outubro de 2009 Ernani B. Bandarra

2 Planejamento Operacional de Produtos
Metas do 5º Termo de Ajuste ao 14º Termo de Cooperação: Meta 1 Apoio a produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos; Meta 2 Análise e desenvolvimento de conteúdos temáticos da informação em saúde; Meta 3 Desenvolvimento de Padrões de representação da informação em Saúde;

3 Planejamento Operacional de Produtos
Metas do 5º Termo de Ajuste ao 14º Termo de Cooperação: Meta 4 Metodologias de análise aplicadas ao processo decisório no SUS; Meta 5 Promoção da metodologia de trabalho da RIPSA; Meta 6 Inserção da RIPSA na BVS; Meta 7 Coordenação Técnica e Administrativa.

4 Apoio a produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos
IDB 2008 Conteúdo finalizado; Publicado na página do DATASUS em julho; Providenciando a impressão de exemplares do folder; IDB 2009 Revisão da Matriz de indicadores com propostas preliminares sendo discutidas nesta OTI.

5 Análise e desenvolvimento de conteúdos temáticos da informação em saúde
1 Saúde sexual e reprodutiva; 2 Alimentação e nutrição; 3 Saúde e ambiente; 4 Informação de base populacional; 5 Planejamento nacional em saúde.

6 Desenvolvimento de padrões de representação da informação em Saúde
1 Padrões para regular acesso à assistência; 2 Metodologia de gestão da qualidade de sistemas de informação em saúde; 3 Participação no processo de estabelecimento de padrões em saúde ABNT/ISO ; 4 Padrões de terminologia em saúde.

7 Metodologias de análise aplicadas ao processo decisório no SUS
1 Informe de Situação e Tendências ; 2 Análise de indicadores Básicos; 3 IDB integrado ao Pacto pela Saúde; 4 Sala de situação de saúde.

8 Promoção da metodologia de trabalho da RIPSA
1 RIPSA no Estado; Participação nas OTIs de 5 estados piloto; Metodologia para construção de indicadores desagregados; 2 Divulgação da RIPSA; 3 Cooperação internacional.

9 Inserção da RIPSA na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
1 Portal BVS-RIPSA; 2 Portal de Fichas de indicadores; 3 Espaço colaborativo; 4 Capacitação e divulgação; 5 Diretório de participantes.

10 Coordenação técnica e administrativa da RIPSA
1 Atuação da Secretaria Técnica da RIPSA; Reuniões regulares de Abril a Outubro Videoconferência no DATASUS Recomposição da ST RIPSA 2 Apoio às instâncias operativas da Rede; Regularização de 3 postos de profissional nacional para apoiar a RIPSA;

11 Principais Desafios Concluir revisão da Matriz do IDB: 1 Uso de novas fontes de informação, sobretudo inquéritos amostrais; 2 Propostas dos CTIs de indicadores temáticos; 3 Necessidades dos estados atenderem o Pacto pela Saúde; 4 Manter um núcleo reduzido de indicadores básicos.

12 Principais Desafios Ampliar o uso da Internet: 1 Desenvolver metodologias e tecnologias que facilitem construção de indicadores usando a Internet; 2 Colocar essas tecnologias a disposição dos estados que realizam experiências piloto na implantação da RIPSA.

13 Principais Desafios Apoiar os pilotos da RIPSA nos estados a: 1 Incorporar a metodologia de trabalho de decisão colegiada; 2 Produzir indicadores de interesse da gestão estadual mantendo a compatibilidade com o IDB Nacional; 3 Consolidar uma experiência documentada que possibilite a expansão para outros estados.

14 Principais Desafios Promover debates sobre informes de situação e tendências com o objetivo de: 1 Promover o seu uso na formulação de políticas públicas de saúde; 2 Aperfeiçoar as metodologias para a sua elaboração.


Carregar ppt "Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google