A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Anciãos e o cuidado dos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Anciãos e o cuidado dos"— Transcrição da apresentação:

1 Os Anciãos e o cuidado dos
RECÉM-CONVERTIDOS

2 “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Apocalipse 3:11

3 “Todo o que recebeu divina iluminação, deve lançar luz sobre o caminho dos que não conhecem a Luz da vida [...] Toda pessoa que Cristo salvou é chamada a atuar em Seu nome pela salvação dos perdidos [...] Toda pessoa que crê na verdade deve permanecer em seu lugar, dizendo: ‘Eis-me aqui, envia-me a mim’”. SC 8, 9

4 “Quando homens e mulheres aceitam a verdade, não devemos retirar-nos e deixá-los, sem sentir mais nenhuma responsabilidade por eles. Eles devem ser velados. Cumpre ter na alma uma preocupação por eles, e cuidar deles como mordomos que por eles têm de prestar contas”. Ev 345

5 O que ocorre com as pessoas quando se batizam?
1 O que ocorre com as pessoas quando se batizam?

6 Deixam algumas de suas antigas amizades com quem antes compartilhavam boa parte de seu tempo e que agora não estão de acordo com sua nova fé. Talvez até percam o afeto de alguns familiares que não são favoráveis à decisão que eles tomaram.

7 Deixam alguns costumes arraigados em sua vida e que lhes davam satisfação, mas que agora sabem que eram hábitos que lhes destruíam a vida espiritual. Talvez até deixem seu trabalho tradicional, devido ao conflito com os princípios ora aceitos.

8 Pode ser que tenham de mudar de atividades sociais das quais, por muito tempo, desfrutavam com alguns colegas de trabalho. Pode ser que tenham de mudar seu grupo social, visto que não mais podem recrear-se como anteriormente. Não apenas mudam seu entorno, mas também mudam de pessoas com as quais compartilham a vida social.

9 As pessoas mudam seus costumes alimentares, de forma substancial, e isso, de alguma forma, gera incertezas quanto a se serão ou não capazes de fazer as mudanças necessárias. Provavelmente, sua forma de se vestir seja afetada. Até mesmo poderão ter de fazer ajustes em seu vocabulário.

10 “Os recém-chegados à fé devem receber um trato paciente e benigno, e é dever dos membros mais antigos da igreja cogitar meios e modos para prover auxílio, simpatia e instrução para os que se retiraram conscienciosamente de outras igrejas por amor da verdade, separando-se assim dos cuidados pastorais a que estavam habituados”. Ev 351

11 “A igreja tem responsabilidade especial quanto a atender essas almas que seguiram os primeiros raios de luz recebidos; e caso os membros da igreja negligenciem este dever, serão infiéis ao depósito a eles confiado por Deus”. Ev 351

12 “E os novos conversos precisam ser instruídos por fiéis instrutores da Palavra de Deus, para que cresçam no conhecimento e no amor da verdade, e se desenvolvam até à estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus. Eles devem ser agora cercados pelas influências mais favoráveis para o crescimento espiritual”. Ev 337

13 “Os crentes novos devem ser instruídos cuidadosamente, de modo a terem uma clara percepção dos vários ramos da obra confiada à igreja de Cristo. Um ou dois não devem ser deixados sozinhos com a responsabilidade de tal obra [instruir os novos crentes]”. Ev 249

14 As inquietações dos recém-batizados
2 As inquietações dos recém-batizados

15 Geralmente os recém-batizados temem:
Fracassarem na decisão que tomaram. Não serem bem vistos pela igreja que os acolheu, especialmente, pelas pessoas que os evangelizaram. Não conseguirem vencer alguns hábitos praticados por muito tempo.

16 Geralmente os recém-batizados temem:
Ficarem sem amigos na igreja, pois deixaram seus antigos amigos. Sentirem-se isolados na igreja e não serem convidados a participarem de suas atividades.

17 Geralmente os recém-batizados temem:
Suportar os ataques de alguns familiares, amigos ou colegas de trabalho. Resumindo, temem fracassar em algo tão sério quanto o que empreenderam.

18 “Caso um membro da família de Cristo caia em tentação, os outros membros devem olhar por ele com bondoso interesse, procurando firmar os pés que se estão desviando para veredas falsas, e conquistando-o para uma vida pura e santa. Este serviço Deus requer de todo membro de Sua igreja. ... Os membros da família do Senhor devem ser sábios e vigilantes, fazendo tudo ao seu alcance para salvar seus irmãos mais fracos das ocultas redes de Satanás”. Ev 353

19 As necessidades dos recém-batizados
3 As necessidades dos recém-batizados

20 Necessitam urgentemente de novas amizades.
Serem tratados com paciência, bondade e consideração. Acima de tudo muita compreensão. Seguirem recebendo instruções quanto às doutrinas bíblicas.

21 Receberem ajuda nas mudanças que estão implementando na vida.
Serem convidados para participarem de novos métodos de recreação. Serem utilizados no serviço ao Senhor. Receberem ajuda para descobrirem seus dons.

22 Saberem que os membros da igreja não são perfeitos.
Receberem ajuda para dependerem de Jesus e não das pessoas que os evangelizaram.

23 Serem considerados quanto às suas necessidades sociais.
Receberem orientação quanto a qual pequeno grupo seria melhor que se unissem. Serem ajudados a compreenderem o sistema organizacional da igreja.

24 “Depois de as pessoas se haverem convertido à verdade, cumpre sejam cuidadas. [...] Não devem ser deixados a si mesmos, presa das mais poderosas tentações de Satanás. [...] eles precisam ser instruídos com relação a seus deveres, ser bondosamente tratados, conduzidos e visitados, orando-se com eles. Essas almas necessitam do alimento dado a seu tempo a cada homem”. Ev 351

25 O que provoca desânimo nos recém-batizados?
4 O que provoca desânimo nos recém-batizados?

26 Descobrir que na igreja nem tudo é perfeito.
Ver espírito de crítica e mexerico na igreja. Sentirem-se criticados e julgados por algum erro cometido.

27 Sentirem-se envergonhados em público.
Sentirem-se preteridos nas atividades. Não terem amigos que lhes deem apoio.

28 Cometerem algum erro. Serem tratados com indiferença. Não serem visitados quando estão doentes. Perderem o trabalho e não terem como prover para suas necessidades.

29 Sinais de desânimo nos recém-batizados
5 Sinais de desânimo nos recém-batizados

30 Começaram a chegar tarde para os cultos.
Não frequentarem a igreja todos os sábados. Darem desculpas quando questionados por que não estão vindo à igreja. Saem assim que o culto termina.

31 Permanecem sós quando estão na igreja.
Não aceitam cargos na igreja. Manifestam ressentimento contra algum membro na igreja. Não querem ouvir falar da igreja e nem tampouco serem visitados.

32 O que os recém-batizados esperam dos membros mais antigos da igreja?
6 O que os recém-batizados esperam dos membros mais antigos da igreja?

33 Que sejam seus melhores amigos.
Que lhes deem apoio espiritual. Que os ajudem a crescer na fé. Que lhes deem oportunidade de usarem seus talentos para o Senhor. Que os envolvam nas atividades da igreja.

34 Que sejam compreensivos com eles e com sua família.
Que recebam ajuda para ganhar sua família para Cristo. Que orem com eles e sua família, e que sejam visitados. Que eles e respectivas famílias sejam convidados para as atividades sociais.

35 “Responsabilidade e atividade pessoal no buscar a salvação de outros, eis a educação que deve ser ministrada a todos quantos chegaram recentemente à fé”. Ev 354

36 Os recém-batizados devem ser considerados como crianças espirituais
7 Os recém-batizados devem ser considerados como crianças espirituais

37 “Por ‘pequeninos’ Cristo não quer dizer nenês
“Por ‘pequeninos’ Cristo não quer dizer nenês. Ele Se refere àqueles que são ‘pequeninos, que creem em Mim’ — os que ainda não obtiveram experiência em segui-Lo, os que necessitam ser conduzidos como crianças, por assim dizer, no buscarem as coisas do reino do Céu”. Ev 341

38 O que é ensinado às crianças?
Comer. Vestir-se. Falar. Orar.

39 O que deve ser ensinado às crianças espirituais?
Orar. Ler a Bíblia. Dedicar tempo, todos os dias, para o culto pessoal. Depender a cada momento de Jesus. Fazer a obra missionária.

40 Da forma como as crianças são ensinadas com paciência, assim também é necessário que as crianças espirituais, ou seja, os recém-convertidos à fé sejam ensinados com a mesma paciência e dedicação.

41 “Quando almas se convertem, ponde-as a trabalhar imediatamente
“Quando almas se convertem, ponde-as a trabalhar imediatamente. E, ao trabalharem elas segundo a sua capacidade, tornar-se-ão mais fortes. É enfrentando as influências oponentes que somos confirmados na fé”. Ev 355

42 Reafirmando o estudado

43 O que as pessoas poderão ter de deixar quando se batizam?
Amizades anteriores. Atividades sociais anteriores.

44 Que coisas os recém-batizados podem temer?
Falhar com o Senhor. Sentirem-se isolados na igreja.

45 Que três coisas os recém-batizados necessitam?
Amizades na igreja. Serem tratados com paciência, bondade e consideração. Serem ajudados a dependerem de Jesus.

46 Que três coisas desanimam os recém-batizados?
Ver espírito de crítica e mexerico na igreja. Serem preteridos nas atividades da igreja. Não ter amigos que lhes sirvam de apoio.

47 Mencione quatro sinais de desânimo nos recém-batizados:
Já não frequentam a igreja todos os sábados. Saem assim que termina o culto. Não aceitam cargos na igreja. Manifestam ressentimento contra algum membro da igreja.

48 Que quatro coisas os recém-batizados esperam da igreja?
Que as pessoas sejam compreensivas com eles. Receberem apoio espiritual. Serem ajudados a ganharem a família para Cristo. Que eles e a família sejam convidados para as atividades sociais da igreja.

49 Que cinco coisas devem ser ensinadas aos recém-batizados como se fossem crianças espirituais?
Orar. Ler a Bíblia. Dedicar tempo, todos os dias, para o culto pessoal. Depender cada momento de Jesus. Fazer obra missionária.

50 Os Anciãos e o cuidado dos
RECÉM-CONVERTIDOS


Carregar ppt "Os Anciãos e o cuidado dos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google