Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Seleção e organização de conteúdos
Aula 9 24/outubro/2016 Referência: Krasilchik, 2004
2
Concepção de conteúdos
Conceitos Procedimentos Atitudes
3
Concepção de conteúdos
Conceitos Procedimentos Atitudes
4
Decisões de planejamento
Abrangência – o que ensinar Sequência – qual a melhor ordenação Relação com outras disciplinas
5
Abrangência Conhecimento em expansão Transformações da biologia
Descrição de conhecimentos qualitativos Processos experimentais (bioquímica, estatística, etc.) Biologia molecular, genética de populações, evolução Ecologia, conservação, biotecnologia
6
Escolha de prioridades
Assunto Básico Pré-requisito Atual Interessante desinteressante antigo Isolado Marginal
7
Sequência Inúmeras possibilidades: Do mais simples ao mais complexo
Dos aspectos práticos aos teóricos Dos conhecimentos fundamentais aos periféricos
8
Exemplo do BSCS Versão Azul (Bioquímica) Versão Verde (Ecológica)
Átomos, moléculas, células, tecidos, organismos, comunidades ecossistemas Versão Verde (Ecológica) Ecossistemas, comunidades populações, células, partículas e moléculas Versão Amarela (Celular) Célula, seus constituintes e funções, formas de organização em tecidos, órgãos, e indivíduos.
9
Outras sugestões Natureza do comportamento animal, estruturas e funções dos organismos, órgãos, tecidos, células e moléculas Aplicação da biologia à vida diária, como tópicos de higiene, microbiologia, genética e agricultua e, a partir daí, seguir para a análise dos fenômenos nos vários níveis de roganização: comunidade, população, indivíduo, órgão, tecido, célula.
10
Princípios que regem sequências de conteúdo
Sequências relacionadas ao mundo Organização dos conteúdos e relações entre os fenômenos são ordenadas como ocorrem na natureza ou no tempo. Exemplos: membrana, citoplasma, núcleo raiz, caule, folha lamarckismo, darwinismo, neodarwinismo
11
Sequências relacionadas ao conceito
Tomam como base a estrutura da disciplina e a organização dos conceitos; o tema central são os conceitos fundamentais. A necessidade de pré-requisitos para a compreensão de conceitos. Exemplo: Meiose antes das leis de Mendel
12
Sequências relacionadas à investigação
Inclui descrições de como os pesquisadores trabalharam e aspectos do desenvolvimento da pesquisa, contexto, fatores sociais, etc. Exemplo: Convites ao raciocínio (natureza da ciência, obtenção de dados, experimentação, controle, hipótese, definição do problema) Enfoque de história da ciência
13
Sequências baseadas no que se sabe sobre psicologia da aprendizagem
Sequências baseadas na utilização do conhecimento Organizadas de acordo com a necessidade futura dos alunos. estatística – genética vidraria e balança - química
14
exercício
15
SEE-SP
16
Exercício Que princípio rege a organização dos conteúdos propostos para o primeiro bimestre do segundo ano? Proponha uma outra sequência para o mesmo tema. Indique que princípio está priorizando.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.