A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comandos da Linguagem C

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comandos da Linguagem C"— Transcrição da apresentação:

1 Comandos da Linguagem C

2 Comandos da Linguagem C
Os comandos definem as ações a serem realizadas em um programa. Estas ações são realizadas sempre sequencialmente (um comando após o outro), nunca de modo simultâneo. Todo comando deve estar no Bloco de Comandos, como vimos anteriormente. Os comandos serão divididos em dois grandes grupos: Comandos Simples; e Comandos Estruturados.

3 Comandos Simples Os comandos simples, ou não estruturados, caracterizam-se por não possuírem outros comandos relacionados. Serão apresentados os de Atribuição, de Entrada/Saída e o de Desvio Incondicional.

4 <Variável> = <Expressão> ;
Comando de Atribuição Este comando atribui um valor a uma variável. Este valor pode ser uma constante, o resultado de uma expressão, outra variável ou o resultado da execução de uma função. <Variável> = <Expressão> ; Variáveis e constantes inteiras podem ser combinadas em expressões aritméticas.

5 Operadores Aritméticos
Os operadores aritméticos são usados para desenvolver operações matemáticas. A lista dos operadores aritméticos do C são:

6 Operadores de Incremento e Decremento
Além dos operadores aritméticos, a linguagem C também possui operadores de pré e pós-incremento/decremento. Estes operadores podem ser utilizados sempre que for necessário incrementar ou decrementar um determinado valor, como mostra a tabela abaixo:

7 Operadores de Incremento e Decremento
O operador ++ soma 1 ao seu operando, e -- subtrai 1. Em outras palavras: x = x + 1; é o mesmo que ++x; ou x++; e x = x - 1; --x; ou x--;

8 Operadores de Incremento e Decremento
Note, que esses operadores podem ser usados antes ou depois do nome da variável, com uma diferença significativa: ++x: incrementa a variável x antes de utilizar seu valor; x++: incrementa a variável x depois de utilizar seu valor. y = ++x; é equivalente a fazer x = x + 1; y = x; y = x++; é equivalente a fazer y = x; x = x + 1;

9 Expressões Aritméticas Equivalentes
O C admite as seguintes equivalências, que podem ser usadas para simplificar expressões ou para facilitar o entendimento de um programa:

10 Exemplo: Atribuição de valores
#include <math.h> int main() { int a; char c; float x; unsigned int ui; a = -1; a++; c = '%'; x = a + 1; x = 10.5 / 3.0; x = sqrt(2); ui = ; return 0; }

11 Operadores Lógicos Bit a Bit
O C permite que se faça operações lógicas "bit-a- bit" em números. Neste caso, o número é representado por sua forma binária e as operações são feitas em cada bit dele. As operações lógicas bit a bit só podem ser usadas nos tipos char, int e long int. Os operadores são:

12 Comandos de Entrada e Saída
Os comandos de entrada/saída fazem a comunicação entre o programa que está sendo executado e os dispositivos de entrada (teclado, disco, mouse, ...) e saída (vídeo, impressora, disco, ...). Nesta parte específica dos comandos de entrada/saída serão apresentadas a leitura e escrita feitas nos dispositivos padrão de entrada (teclado) e saída padrão (vídeo).

13 Comando de Escrita - printf()
O comando de escrita transfere para o mundo externo (dispositivo de saída) um ou mais valores ou variáveis desejadas. A função printf() tem a seguinte forma geral: printf (string_de_controle, lista_de_argumentos) ;

14 Comando de Escrita - printf()
Teremos, na string_de_controle, uma descrição de tudo que a função vai exibir na tela. A string_de_controle mostra não apenas os caracteres que devem ser colocados na tela, mas também quais as variáveis e suas respectivas posições. Isto é feito usando-se os códigos de controle, que usam a notação %. A função printf() pode ter um ou vários argumentos. Cada argumento deve ser separado por uma vírgula.

15 Comando de Escrita - printf()
A tabela abaixo mostra os códigos para impressão formatada de printf():

16 Exemplo 1 printf("Teste %% %%"); /* "Teste % %" */ printf("%f", ); /* " " */ printf("Um caractere %c e um inteiro %d", 'D', 120); /* "Um caractere D e um inteiro 120" */ printf("%s é um exemplo", "Este"); /* "Este é um exemplo" */ printf("%s%d%%", "Juros de ", 10); /* "Juros de 10%" */

17 Exemplo 2 /* Calcular o coseno de PI: */ #include <stdio.h> #include <math.h> int main() { printf(“Cosseno de PI é = %f“, cos(M_PI)); return 0; }

18 Comando de Escrita - printf()
Os valores a serem impressos podem ser formatados com a especificação do número de dígitos a serem impressos. printf("Soma = %0.8f\n", Soma); O “\n” é um código especial que informa a printf() que é para avançar para a próxima linha.

19 Comando de Escrita - printf()
Os caracteres que não podem ser obtidos diretamente do teclado para dentro do programa (como a mudança de linha) são escritos em C, como a combinação do sinal \ (barra invertida) com outros caracteres. A tabela a seguir apresenta os códigos de C para caracteres que não podem ser inseridos diretamente do teclado. A função printf() aceita todos eles.

20 Comando de Escrita - printf()

21 putchar() A função putchar() escreve um caractere na saída padrão (monitor). Por exemplo: putchar('a');

22 puts() A função puts() escreve uma string na saída padrão (monitor). Por exemplo: puts("Hello World!");

23 Comando de Leitura - scanf()
O comando de leitura transfere um ou mais dados do mundo externo (dispositivos de entrada) para uma ou mais variáveis na memória, funcionando como um comando de atribuição. Os dados lidos devem ser do mesmo tipo (compatíveis) que as variáveis definidas na seção de código. A função scanf() permite ler dados formatados da entrada padrão (teclado).

24 Comando de Leitura - scanf()
Sua sintaxe é similar a do printf(), isto é, uma expressão de controle seguida por uma lista de argumentos separados por vírgulas. A principal diferença está na lista de argumentos. Os argumentos do scanf() devem ser endereços de variáveis.

25 Comando de Leitura - scanf()
A sintaxe da função scanf() é: scanf(“expressão de controle”, lista de argumentos) ; A expressão de controle pode conter códigos de formatação, precedidos por um sinal %. A lista de argumentos deve consistir nos endereços das variáveis. C oferece um operador para tipos básicos chamado operador de endereço e referenciado pelo símbolo & que retorna o endereço do operando.

26 Comando de Leitura - scanf()
Os códigos de formatação da função scanf() são:

27 Exemplo - scanf() #include <stdio.h> #include <math.h> int main() { double x; scanf("%lf", &x); printf(“Raiz quadrada de %lf => %lf", x, sqrt(x)); return 0; }

28 getchar() A função getchar() lê um caractere da entrada padrão (teclado). Por exemplo: char ch; ch = getchar();

29 gets() A função gets() lê uma string da entrada padrão (teclado). Por exemplo: gets(nome); A função gets() não é considerada segura porque pode ocorrer um estouro da quantidade de posições que foi especificada na string.

30 Comando de desvio Incondicional
O comando goto altera a sequência normal de execução em um Bloco de Comandos, transferindo o processamento para um ponto no programa fonte marcado com um label (rótulo) especificado no comando goto. O comando de desvio incondicional, quando não utilizado em aplicações muito particulares, pode desestruturar por completo a lógica de um programa.

31 Comando goto A instrução goto tem duas partes: a palavra goto e um rótulo. Por exemplo: goto <Label> ; ... <Label> : ...

32 Exemplo Uso do comando goto. Este programa nunca termina de forma normal, é preciso usar as teclas <CTRL+C> ou <CTRL+BREAK>. #include <stdio.h> int main() { int x = 0; Volta: printf("%d\n", x); x = x + 1; goto Volta; return 0; }

33 Referências BACKES, André R., Linguagem C: Descomplicada. Disponível em < res/fiorese/materiais/apostilaC_Univ_Fed_Ub erlandia.pdf>. Acesso em: 08 ago


Carregar ppt "Comandos da Linguagem C"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google