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QuickReview: Observer Definição:

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1 QuickReview: Observer Definição:
Quando usar? Tipo de padrão? Como? Def: padrão usado quando existe uma relação um-para-muitos entre os objetos, de modo que sempre que o objeto principal (subject) for modificado seus objetos dependentes (observers) sejam notificados automaticamente. Quando usar? Quando existir uma relação de dependência um-para-muitos. Tipo de padrão? Comportamental (padrões comportamentais são basicamente padrões de comunicações entre os objetos) Como? Interfaces Subject e Observer Lembrar de programar para superclasses! Assim podemos ter uma maior gama de observadores. ;-)

2 "Não, a pintura não é feita para decorar os apartamentos
"Não, a pintura não é feita para decorar os apartamentos. É um instrumento de guerra ofensiva e defensiva contra o inimigo. “ - Pablo Picasso POO Decorator Prof. Eduardo Falcão

3 Padrão decorator Anexa responsabilidades adicionais
a um objeto de maneira dinâmica.

4 Starbuzz Coffee Cenário
Starbuzz Coffee ficou conhecido como o café com o crescimento mais rápido da região. Se você já viu um na sua esquina, olhe para o outro lado da rua: você verá outro. Como eles cresceram muito rápido, estão tendo dificuldades em atualizar seus sistemas de pedidos para corresponder a suas ofertas de bebidas.

5 Quando eles entraram no negócio, projetaram suas classes assim:
calcularPreco() é abstrato, para que as subclasses defi-nam sua implementação.

6 Os adicionais são o atrativo desse lugar!
Além do seu café, você pode pedir vários adicionais. Dê uma olhadinha no cardápio. Os adicionais são o atrativo desse lugar! Cada adicional tem um preço, e portanto devemos incluí-los no sistema.

7 Temos o café e os adicionais
Temos o café e os adicionais... Como o café deve ser montado dinamicamente? Como esse preço deve ser calculado dinamicamente?

8 Solução I: uma classe para cada combinação
Tradicional + Leite; Tradicional + Espuma; Tradicional + Leite + Espuma, ... Isso nos daria uma combinação de quantas classes? E quando o leite aumentar? E quando um novo adicional entrar? Cada classe calcula o preço do café com o seu adicional. CANCELADA!

9 Solução II: variáveis para representar os adicionais
Leite, espuma, creme, chocolate Baixíssima coesão! E se o preço dos adicionais mudarem? E se surgirem novos condimentos? E se chá gelado entrar no cardápio? E se um cliente quiser 2x creme? Calcula o custo total dos adicionais. E se o preço dos adicionais mudarem? Será preciso alterar o código existente. E se surgirem novos condimentos? Será preciso adicionar novos métodos. E se chá gelado entrar no cardápio? Ele vai herdar métodos que tira a semântica e coesão do sistema. Faz sentido tomar chá gelado com creme? E se um cliente quiser um moca (chocolate) duplo? O nosso sistema simplesmente não suporta. Retorna o preço de cada bebida + adicionais.

10 Pág 62 do livro use a cabeça ou 81 do PDF use a cabeça.

11 O princípio Aberto-Fechado
As classes devem estar abertas para extensão mas fechadas para modificação. Herança nem sempre leva a designs flexíveis e fáceis de manter. Um meio mais interessante de “herdar” comportamento é via composição. (Um dos princípios é: prefira composição à herança) Compondo objetos de formas dinâmicas é possível adicionar novas funcionalidades através da criação de um código novo, ao invés de alterar o já existente. Quais são os demais princípios? Se não lembra, estude!

12 Ok... Então, qual é a melhor solução para StarBuzz?

13 PADRÃO DECORATOR! Solução 3 (a melhor entre elas):
Considera os princípio de herança/composição e aberto/fechado.

14 Solução III: padrão Decorator
O cliente primeiro escolhe o tipo de bebida, e depois escolhe os adicionais em tempo de execução (real life). Ok, senhor! Só um minutinho, já digo quanto custa. ;-) Mais algum adicional, senhor? Com quais adicionais, senhor? Senhor, pode me falar o seu pedido... E com leite! Desejo um café tradicional... Com chocolate...

15 Solução III: padrão Decorator
Vamos lá: Café tradicional: R$1.50 Adicional de chocolate: R$1.00 Adicional de leite: R$0.50 Custa 3 reais, senhor!

16 Em termos de implementação, como é possível decorar os objetos?
Começamos com o objeto Cafe-Tradicional. Criamos um objeto Chocolate e englobamos CafeTradicional nele. Criamos um decorador Leite e colocamos Chocolate dentro. calcularPreco() CafeTradicional calcularPreco() CafeTradicional calcularPreco() Chocolate calcularPreco() CafeTradicional calcularPreco() Leite calcularPreco() Chocolate

17 E como é calculado o preço desse café e seus adicionais?
calcularPreco() CafeTradicional 4. CafeTradicional re-torna seu valor. 3. Chocolate chama calcular-Preco() de CafeTradicional. 5. Chocolate retorna seu valor + CafeTradicional calcularPreco() Chocolate 2. Leite chama calcularPreco() de Chocolate. calcularPreco() Leite 6. Leite retorna seu valor + Chocolate, que é o valor total. 1. Chamamos calcularPreco() do decorador externo, Leite.

18 Terminologia e estrutura

19 Componentes aos quais adicionamos dinamicamente um novo comportamento.
Os decoradores precisam ser da mesma interface dos componentes porque serão englobados do mesmo modo que a interface é. Componentes aos quais adicionamos dinamicamente um novo comportamento. Bebida bebida = new CafeTradicional(); bebida = new ChocolateDecorator(bebida); Os decoradores englobam um componente.

20 Bebida, a nossa interface.
Onde calculamos o preço de um CafeTradicional.

21 Bebida que estamos englobando.
Os decoradores precisam ser do mesmo tipo que as bebidas. Bebida que estamos englobando. Onde calculamos o preço do Chocolate + CafeTradicional.

22 Pedido: Um café tradicional,
com chocolate, com leite. Resultado...

23 Categoria: padrão do tipo estrutural
O padrão funciona como um wrapper para classes existentes Este padrão cria uma classe decoradora que empacota a classe original para prover novas funcionalidades. Tudo isto é feito sem que haja alteração na estrutura da classe. Ao contrário da herança, que aplica funcionalidade a todos os objetos dela, ele permite adicionar funcionalidades a um objeto específico sem alterar a estrutura da classe. (composição)

24 Os decoradores têm o mesmo supertipo que os objetos que eles decoram;
É permitido usar 1/+ decoradores para englobar um objeto; Os objetos podem ser decorados dinamicamente em tempo de execução.

25 Exercício Implementem a solução para o StarBuzz seguindo a UML abaixo.
Para testar seu programa, crie as seguintes bebidas: Café tradicional + leite + chocolate Café Blend + leite + leite + espuma Café descafeinado + leite + chocolate + creme + espuma

26 Tarefa de Casa Ler capítulos 1, 2 e 3 do livro Use a Cabeça – Padrões de Projeto Faça os exercícios proposto pelo livro Faça um resumos dos princípios de projeto. Entenda e saiba explicar cada um deles. Reimplemente os exercícios da aula: Strategy: Mortal Kombat Observer: Editora de Revista + Assinantes Decorator: Starbuzz Coffee

27 Referências O caso Starbuzz é abordado no capítulo 3 do livro “Padrões de Projeto – Use a Cabeça!”


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