A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia e Tipos de energia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia e Tipos de energia"— Transcrição da apresentação:

1 Energia e Tipos de energia
Disciplina: Física Professores: Andréa Umpierre & João Ricardo

2 O conceito de energia  É um dos mais abstratos na Física. Matéria e energia formam tudo o que conhecemos, mesmo assim, não podemos tocar a energia e nem vê-la. De acordo com a equação de Einstein, E=m.c2, energia e matéria são equivalentes. Normalmente, dizemos que um corpo (matéria) tem energia quando ele pode realizar trabalho e, entendo o que é trabalho será mais fácil entender o conceito de energia. Quando levantamos um peso do chão, estamos exercendo uma força por certa distância e esta relação, força x distância, é o que caracteriza o trabalho na Física. Nos processos que vemos na natureza a energia está sempre se transformando, de uma forma para outra. A energia não se perde nem se cria, ela apenas se transforma.

3 Tipos de energia Energia Térmica
A matéria é formada por átomos e moléculas que estão em permanente estado de agitação térmica. A energia térmica é a energia associada a esta agitação térmica, e a temperatura é um valor numérico a expressa.

4 Tipos de energia Energia solar
A energia solar, muitas vezes chamada de energia luminosa já que é assim que enxergamos, é uma forma de energia radiante, ou seja, a energia solar pode ser transmitida no vácuo por ondas eletromagnéticas. A energia solar é transmitida, então, por radiação com vários comprimentos de onda diferentes.

5 Tipos de energia Energia nuclear
A energia nuclear é a energia concentrada no núcleo do átomo, ou seja, é a energia que possibilita os prótons e nêutrons ficarem juntos. Como vimos no texto sobre a bomba atômica, a equivalência entre massa e energia prevista por Einstein, descrita pela equação E=m.c2, explica a origem da energia liberada em alguns processos nucleares.

6 Tipos de energia Energia Eólica
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). 

7 Tipos de energia Energia elétrica
A Energia Elétrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Como toda Energia é a propriedade de um sistema que permite a realização de trabalho. Ela é obtida através de várias formas. Logo, o que chamamos de “eletricidade” pode ser entendido como Energia Elétrica se no fenômeno descrito, a eletricidade realiza de trabalho por meio de cargas elétricas.

8 Tipos de energia Energia Mecânica Sempre que tivermos um objeto em movimento ou com a possibilidade de vir a realizar um movimento teremos associada uma certa quantidade de energia. Temos dois tipos de energia: cinética e potencial. A energia mecânica é dada pela soma desses dois tipos de energia.

9 Tipos de energia  Energia Cinética A energia cinética é um tipo de energia ligado ao movimento, é a energia que os corpos têm divido à velocidade.

10 Tipos de energia 

11 Usinas (Geradores de “energia elétrica”)

12 Usinas (Geradores de “energia elétrica”)

13 Usinas (Geradores de “energia elétrica”)

14 Usinas (Geradores de “energia elétrica”)
A turbina eólica horizontal (a vertical não é mais usada), é formada essencialmente por um conjunto de duas ou três pás, com perfis aerodinâmicos eficientes, impulsionadas por forças predominantemente de sustentação, acionando geradores que operam a velocidade variável, para garantir uma alta eficiência de conversão. A instalação de turbinas eólicas tem interesse em locais em que a velocidade média anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s.

15 Usinas (Geradores de “energia elétrica”)
 Funciona a obtenção de energia elétrica  a partir do aproveitamento da radiação solar. O processo todo é muito parecido com o termelétrico, sendo que ao invés de combustíveis usa a energia solar para obter eletricidade.

16 Usina solar (Espanha)


Carregar ppt "Energia e Tipos de energia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google