A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DA PRODUÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DA PRODUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DA PRODUÇÃO

2 Teoria da Produção: trata das relações tecnológicas e físicas entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizadas na produção. Produção é o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado.

3 Função oferta: conceito econômico (produção; preços dos fatores produtivos-insumos).
Função produção: conceito “físico” ou “tecnológico” (quantidades físicas e fatores de produção). Escolha da Eficiência -Técnica (tecnologia) – produção com menos quantidade física de fatores de produção. -Econômica – produção com menos custos.

4 Função de Produção É a relação técnica entre a quantidade física de fatores de produção e a quantidade física do produto em determinado período de tempo. Q = f (MO, K, T)

5 Curto prazo: período no qual existe pelo menos um fator de produção fixo.
Longo prazo: todos os fatores variam. Fatores fixos: permanecem inalterados quando a produção varia. Fatores variáveis: se alteram com a variação da quantidade produzida.

6 Análise de Curto Prazo Supondo mão-de-obra (variável) e capital (fixo) Q = f (MO) Produto total, produtividade média e marginal Produto Total (PT): é a quantidade total produzida em determinado período de tempo. PT = q Produtividade Média É a relação entre o nível de produto e a quantidade do fator de produção em determinado período de tempo. PmeN = PT/ MO (produto por trabalhador) PmeK = PT/K

7 Produtividade Marginal
É a variação do produto, dada uma variação de uma quantidade do fator de produção, em determinado período de tempo. PmgN = PT/MO PmgK = PT/K Lei dos Redimentos Decrescentes “Ao aumentar o fator variável (MO), sendo dada a quantidade de um fator fixo, a Pmg do fator variável cresce até certo ponto e, a partir daí decresce, até tornar-se negativa.” Produção a Longo Prazo Todos os fatores de produção variam. Q = f (MO, K)

8 Isoquantas de Produção
Linha na qual todos os pontos representam infinitas combinações de fatores, que indicam a mesma quantidade produzida. Um conjunto de isoquantas, cada qual mostrando um nível de produção representa um mapa de isoquantas de produção. * a escolha de uma isoquanta dependerá dos custos de produção e da demanda pelo produto.

9 Economias de Escala a)Rendimentos crescentes a escala Se todos os fatores de produção crescerem numa mesma proporção, a produção cresce numa proporção maior. b)Rendimentos decrescentes de escala Ocorre quando todos os fatores de produção crescem numa mesma proporção, e a produção cresce numa proporção menor. c)Rendimentos constantes de escala Se todos os fatores crescem em dada proporção, a produção cresce na mesma proporção. As produtividades médias dos fatores de produção permanecem constante.


Carregar ppt "TEORIA DA PRODUÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google