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Formação de preços de venda

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Apresentação em tema: "Formação de preços de venda"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de preços de venda
Métodos de Custeio Diante da Natureza dos custos e como se comportam em relação aos volumes produzidos, podemos entender melhor os métodos de custeio, ou seja, como os custos devem ser levados ao objeto final, no nosso caso, o produto fabricado e vendido.

2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO A contabilidade fiscal tradicional impõe a utilização do custeio por absorção, no qual os custos indiretos são rateados entre os produtos, de acordo com critérios tradicionais. No entanto do ponto de vista gerencial se trata do pior método de formação e análise de preços.

3 Vale destacar que esse sistema se caracteriza pela apropriação dos custos fixos por produto.
Note-se que o método de custeio por absorção implica a distribuição, entre produtos e serviços, dos custos fixos, que em sua maioria são também indiretos.

4 Supondo que a empresa tenha uma linha com quatro produtos distintos, precisamos alocar a cada um as devidas parcelas de custos de produção. Temos os seguintes volumes de produção médios, custos diretos e respectivos preços de vendas:

5 CUSTEIO POR ABSORÇÃO GERNCIAL: IND. ALVINEGRA

6 Características do Custeio por Absorção
Utiizado para fins legais, obrigatórios em termos fiscais; Consiste na apropriação de todos os custos envolvidos no processo produtivo, fixos e variáveis ou diretos e indiretos, ao produtos e serviços. Excluídas as despesas administrativas e de vendas. Objetivo: Valorar os estoques considerando todos os custos produtivos.

7 CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL
Permitido apenas nas avaliações gerenciais, não sendo, portanto, utilizado fiscalmente. Através dele, os custos indiretos não são levados à análise de resultados dos produtos; estes passam a ser avaliados por suas margens de contribuição.

8 A margem de contribuição é considerada um indicador precioso na avaliação de um portifólio de produtos, pois indica a contribuição de cada produto para amortização dos custos fixos e para a geração dos resultados finais da empresa. M.C = Preço de Venda – Custos e Despesas Variáveis % M.C= (M.C/P.V) x 100

9 CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL: IN D. ALVINEGRA

10 OBS.: O a avaliação do resultado ser bom ou não depende do patrimônio líquido e da rentabilidade.
Ex. Digamos que o PL da empresa seja de R$ E que tenhamos uma rentabilidade de 9%, o resultado será considerado fraco, pois é menor do que a SELIC.

11 Características do Custeio Variável ou Direto
Considera apenas os custos e despesas variáveis na formação de preços Aumenta consideravelmente a competitividade dos produtos e serviços. Método gerencial, não permitido em demonstrativos contábeis formais. Permite a apuração da margem de contribuição.

12 Outra avaliação financeira importante na formação de preços é o de PONTO DE EQUILÍBRIO OPERACIONAL
O P.E.O consiste no nível operacional em que Receita Total é igual ao Custo Total, apresentando lucro igual a zero. PEO = Custos Fixos/ % margem de contribuição média


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