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SISTEMA LÍMBICO FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério

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Apresentação em tema: "SISTEMA LÍMBICO FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA LÍMBICO FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério
Prof. Mestrando Douglas Ataniel Alves Xavier Disciplina: Neurofisiologia Curso: Psicologia

2 Primata humano Mamífero primitivo Réptil
Teoria de Paul Maclean Primata humano Mamífero primitivo Réptil

3 Hipotálamo + Comportamento de Tronco encefálico sobrevivência
REPTIL Estímulos ambientais Hipotálamo + Tronco encefálico Comportamento de sobrevivência Estímulos sensoriais específicos Estímulos ambientais Sistema Límbico Comportamento de sobrevivência MAMIFERO PRIMITIVO EMOÇÕES: aumentou a eficiência dos mecanismos de sobrevivência Medo ou prazer Comportamento de sobrevivência Estímulos ambientais PRIMATAS (humano) RACIONALIZACAO (Cultura) + emoções Neocórtex Sistema Límbico Medo ou prazer Livre arbítrio Planejamento Decisão, etc

4 Hipotálamo + Tronco encefálico Comportamento de sobrevivência
REPTIL Estímulos ambientais Hipotálamo + Tronco encefálico Comportamento de sobrevivência Estímulos sensoriais específicos Estímulos ambientais Sistema Límbico Comportamento de sobrevivência MAMIFERO PRIMITIVO EMOÇÕES: aumentou a eficiência dos mecanismos de sobrevivência Medo ou prazer Comportamento de sobrevivência Estímulos ambientais PRIMATAS (humano) RACIONALIZACAO (Cultura) + emoções Neocórtex Sistema Límbico Medo ou prazer Livre arbítrio Planejamento Decisão, etc

5 ENVOLVEM A NATUREZA AFETIVA DAS SENSAÇÕES SENSORIAIS
SISTEMA LÍMBICO: ENVOLVEM A NATUREZA AFETIVA DAS SENSAÇÕES SENSORIAIS ESTÍMULOS SENSORIAIS Sistema Límbico AGRADÁVEIS / DESAGRADAVEIS RECOMPENSA / PUNIÇÃO SATISFAÇÃO / AVERSAO MAMIFERO PRIMITIVO EMOÇÕES: aumentou a eficiência dos mecanismos de sobrevivência Medo ou prazer

6 CIRCUITO DE PAPEZ Em 1930, Papez já acreditava que aqui acontece a maior parte da experiência emocional. Esta teoria ainda é aceita na neurociência atual

7 Primeiro modelo sobre o circuito neural das EMOÇÕES
CIRCUITO BÁSICO DAS EMOÇÕES CIRCUITO DE PAPEZ Primeiro modelo sobre o circuito neural das EMOÇÕES Regiões corticais e subcorticais Hipotálamo Giro do Cíngulo HIPOCAMPO Tálamo Anterior Neocórtex Riqueza Emocional Experiência Emocional Expressão visceral da emoção Aferências sensoriais

8 ESTRUTURAS SUBCORTICAIS

9 Componentes corticais
Giro do cíngulo (mesocórtex) Giro para-hipocampal (paleocórtex) Hipocampo(arquicórtex) Área Pré-Frontal (neocórtex)

10 Comportamento emocional: conjunto de reações frente a uma sensação
Emoções primárias relacionadas com as necessidades imediatas como alimentação (fome/saciedade), obtenção de água (sede), sexo (libido), fugir do predador ou outra ameaça (medo), defender os filhotes (ira/agressão),etc. Geram comportamentos motivados Emoções secundárias. estados mais discriminativos e complexos como ansiedade, satisfação, prazer, amor, familiaridade e uma miríade de sentimentos mais subjetivos. Envolve Cognição (a percepção consciente das sensações) Afeto (percepção de si e dos outros) Motivação (o desejo de agir) Alterações somáticas e viscerais (expressão)

11 CLASSIFICAÇÃO DOS ESTADOS EMOCIONAIS
IRA: fúria, revolta, ressentimento, raiva, exasperação, indignação, animosidade, aborrecimento, irritabilidade, hostilidade e no extremo, o ódio e a violência patológicos TRISTEZA: sofrimento, mágoa, desânimo, desalento, melancolia, autopiedade, solidão, desamparo, desespero e quando patológico, a depressão profunda MEDO: ansiedade, apreensão, nervosismo, preocupação, consternação, cautela, escrúpulo, inquietação, pavor, susto, terror e como psicopatologia, a fobia e o pânico. PRAZER: felicidade, alegria, alívio, contentamento, deleite, diversão, orgulho, prazer sensual, emoção, arrebatamento, gratificação, satisfação, bom humor, euforia, êxtase e no extremo a mania AMOR: aceitação, amizade, confiança, afinidade, dedicação, adoração, paixão. SURPRESA: choque, espanto, pasmo, maravilha NOJO: desprezo, desdém, antipatia, aversão, repugnância, repulsa VERGONHA: culpa, vexame, mágoa, remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e constrição

12 De que maneira encarar a questão? Ponto de vista psicanalítico?
Ansiedade - de origem grega, significa estrangular, sufocar, oprimir. Angústia – desconforto. Angor- opressão ou falta de ar. Angere- causar pânico Medo: tem causas objetivos e definidos Ansiedade: tem causas subjetivas De que maneira encarar a questão? Ponto de vista psicanalítico? Ponto de vista evolucionário (biológico)?

13 MEDO e ANSIEDADE: Tem raízes nas reações de defesa dos animais. Quando o seu bem estar ou a integridade física ou a própria sobrevivência são ameaçados, o organismo reage comportamental e neurovegetativamente expressando a reação de medo. Estímulos: predador natural, agressor da mesma espécie ou estímulos condicionados. Se a ameaça é apenas potencial (incerto) e não real, então causa ansiedade. O ser humano experimenta essas sensações mas com um colorido diferente: depende da experiência cognitiva do que é o perigo real e potencial .

14 AMIGDALA discrimina estímulos associados ao medo e alerta o organismo; disparador do medo e ansiedade LESÃO BILATERAL DA AMIGADALA MUDANÇAS EMOCIONAIS - Ignora as expressões de medo e de ira nas outras pessoas - Diminui a agressividade - Não sente medo ou ansiedade Mas preserva o reconhecimento de sentimentos como alegria, prazer

15 AS REAÇÕES EMOCIONAIS DE MEDO (E DE IRA) PODE SER CONDICIONADO (APRENDIDO) PORQUE A AMIGDALA RESPONDE PELA APRENDIZAGEM AFETIVA. Som sem choque O rato exibe reação de medo e ansiedade Som + choque O rato exibe reação de medo e ansiedade O Sistema Límbico tem a função psíquica de avaliação da situação, dos fatos e eventos de vida e realizar a integração do sistemas nervoso, endócrino e imunológico. A avaliação afetiva das coisas depende da experiência vivida, as circunstâncias atuais e as normas culturais. Condicionamento Som + choque O rato exibe reação de medo e ansiedade

16 Ativação do giro cingulado e da amígdala em resposta a estímulos aversivos

17 A redução nos níveis de 5HT(serotonina) também causa  Agressividade
Estabelecimento de hierarquia Manutenção da hierarquia Dominante Submisso Lesão bilateral da amigdala do dominante  Agressividade Rebaixamento na hierarquia social A redução nos níveis de 5HT(serotonina) também causa  Agressividade

18 AMÍDALA VISÃO NEUROANATOMICA VISÃO NEUROFUNCIONAL
IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DA EXPERIENCIA EMOCIONAL E ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA AO MEDO E ANSIEDADE VISÃO NEUROANATOMICA VISÃO NEUROFUNCIONAL Processamento do Medo e da Ansiedade Participa ativamente do circuito neural do medo aprendido

19 Sintomatologia decorrente da lobotomia temporal em Macacos Rhesus
SINDROME DE KLÜVER-BUCY Capitulo 18: Neurociências, Bear et al CEGUERA PSIQUICA TENDENCIAS ORAIS HIPERMETAMORFOSE ALTERAÇÃO NO COMPORTAMENTO SEXUAL MUDANÇAS EMOCIONAIS Sintomatologia decorrente da lobotomia temporal em Macacos Rhesus Os macacos apresentavam um comportamento “estúpido”, pois não sentiam medo. Ficam perto e se deixam acariciar por humanos, não tinham medo de macacos mais agressivos ou serpentes e não apresentavam vocalizações e expressões faciais associadas ao medo.

20 Síndrome de Kluver-Bucy
LESAO DO LOBO TEMPORAL, incluindo a remoção da amigdala, giro-parahipocampal e hipocampo AGONOSIA VISUAL: incapacidade de reconhecer objetos familiares. HIPERORALIDADE E PERVERSÃO DO APETITE: levar à boca qualquer objeto indiscriminadamente e ingerí-lo. COMPORTAMENTO SEXUAL ALTERADO: masturbação e hiperatividade sexual - MUDANÇAS EMOCIONAIS: não tinham medo de mais nada, mesmo aos predadores naturais e inexpressividade emocional tanto facial como vocal.


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