A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Islã Idade Média.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Islã Idade Média."— Transcrição da apresentação:

1 O Islã Idade Média

2 O Islamismo na atualidade
Possuem cerca de 1,2 bilhões de fiéis; Atualmente têm-se uma visão equivocada sobre essa religião devido aos conflitos no Oriente Médio; Os dois grupos de maior representação são o Sunitas e os Xiitas;

3 Maomé Foi o primeiro pregador da religião islâmica.
Nasceu por volta do ano de e morreu em 8 de junho de 632 na cidade de Meca. Órfão aos 7 anos foi criado pelo tio Abud Talib. Era comerciante, onde fazia caravanas pelo Oriente Médio.

4 Maomé Aos 25 anos casou-se com a rica viúva Kadidja.
Maomé fazia muitos retiros para meditação. Recebeu a mensagem do anjo Gabriel, com a missão de pregar em nome de Alá.

5 Pregação em Meca No início, Maomé pregou apenas a generosidade e a submissão a Deus. Isso desagradou os poderosos da região, mas devido as influências do tio e da esposa nada era feito com ele. No ano de 619 sua mulher e seu tio morreram em intervalo de dias e a situação ficou instável. Em 622 teve que se transferir para a cidade de Yathib (Medina) com seus fiéis.

6 Maomé em Medina Maomé deixou de ser apenas um profeta e se tornou um político e estadista. O sistema de crenças do islamismo foi estabelecido. Em Medina diversas tribos compunham a cidade, a proposta de Maomé era unificar essas tribos em torno da religião. A fraternidade foi se tornando o elemento chave na constituição do Islamismo. Caaba, a estrutura onde se encontra a sagrada Pedra Negra do Islamismo.

7 A doutrina do Islã 1) A fé incondicional em Deus único, sintetizada na fórmula “Não há mais que um Deus, Alá, e Maomé é o seu profeta”; 2) Rezar cinco vezes ao dia, voltado para Meca, lavando as mãos e os pés antes da oração; 3) Contribuir com esmolas oficialmente estabelecidas (Zakat); 4) Observar o jejum da manhã ao entardecer no 9º mês do calendário muçulmano, o mês do Ramadã; 5) Ir em peregrinação a Meca ao menos uma vez na vida. O corão, Livro sagrado dos Muçulmanos.

8 A unificação da Arábia Sustentação da religião.
A guerra Santa (Medina e Meca) O resultado da guerra – Ardor religiosos, massacre aos Judeus e conquista de Meca. Jihad, nome da Guerra Santa islâmica que persiste até os dias atuais.

9 O califado e as primeiras dinastias
Entre os anos de 632 à 661, foram escolhidos quatro califas, o último foi Ali Ibn Abi Talib; Ali foi assassinado pela disputa de poder e o califado foi transmitido hereditariamente; De dinastia dos Omíadas; De dinastia dos Abássida.

10 O califado e a expansão muçulmana

11 Consequências da expansão mulçumana
Com a expansão do território islâmico o comércio se expandiu e tornou-se mais forte. Grandes famílias tornaram-se poderosas e faziam assembleias para decidir o futuro das cidades. Os califas tiveram grandes problemas com essas famílias ricas e por isso dividiu o Império. Com a divisão ficaram mais fragilizados e foram dominados pelos Turcos.

12 XIITAS X SUNITAS Xiitas Governo e Religião devem ser unidos;
Monarquia Teocrática (hereditário); São a minoria atualmente, pois representam cerca de 15% dos muçulmanos. Mais radicais Sunitas Governo e Religião deveriam “ser separados”; Pragmatismo político (aptos); Constituem a maioria dos povos muçulmanos atualmente. Menos radicais

13 Primavera Árabe Início em dezembro de 2011;
Oriente Médio e norte da África; Derrubar governos ditatoriais e monarquias absolutistas; Tunísia, Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia, Omã

14 Primavera Árabe

15 O Estado Islâmico Iraque e Síria;
Problemas de administração após a primavera Árabe; Conflitos étnicos ; Unificação da Arábia;


Carregar ppt "O Islã Idade Média."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google