A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO."— Transcrição da apresentação:

1 . ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO CEP FONE: 0XX

2 ESTÁGIO PEDAGÓGICO MISSÃO DO IFTO-CAMPUS ARAGUATINS Preparar indivíduos para o exercício da cidadania, preparar técnicos competentes e atuar como centro difusor de tecnologias através de seu corpo docente, de especialistas e de sua estrutura física, pedagógica e tecnológica, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento e crescimento humano, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o progresso da Região e do País.

3 RECURSOS INSTRUCIONAIS
ESTÁGIO PEDAGÓGICO PLANO DE ATIVIDADE IDENTIFICAÇÃO Nome: Josiani Mendes Silva Disciplina: Módulo III – Estágio Pedagógico Escola: IFTO - Campus Araguatins Série: Curso na modalidade PROEJA Período de Estágio: 16 a 27 de novembro de 2009 Curso: Técnico em Informática TEMA A SER TRABALHADO 1) OBJETIVOS GERAIS: Conhecer a realidade do ensino através da observação e da reflexão em Instituição de Ensino diferenciada do ambiente de trabalho próprio. 2) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer a Instituição onde será realizado o Estágio Pedagógico; Conhecer o funcionamento pedagógico da instituição; Identificar as atividades desenvolvidas na Instituição de Ensino; Conhecer a estrutura e organização didático-pedagógica da mesma; Utilizar da reflexão como mediação no processo de transformação de sua realidade. PROCEDIMENTOS Participação em reuniões; Visita aos setores administrativos e produtivos da instituição; Conversa com coordenadores de curso, direção, alunos e professores; Observação . RECURSOS INSTRUCIONAIS Máquina fotográfica; Caderno de campo; Projetor multimídia; Computador; Pen drive. AVALIAÇÃO Observação de aulas teóricas; Observação de aulas práticas (práticas profissionais e laboratórios); Conversa com gestores, técnicos, professores e alunos.

4 COMO O RELATÓRIO ESTÁ ESTRUTURADO
ESTÁGIO PEDAGÓGICO COMO O RELATÓRIO ESTÁ ESTRUTURADO

5 ESTÁGIO PEDAGÓGICO - CONCLUSÃO
Possibilidade para perceber alguns desafios que são enfrentados pela equipe de gestores do Departamento de Ensino, de forma crítica, consciente e comparativa; Alguns membros da equipe já trabalham há muito tempo na escola, porém não tem formação básica no que se refere à Coordenação de um Trabalho Pedagógico; O planejamento e o acompanhamento do que se planejou, não faz parte das rotinas cotidianas dos dois campi. Os planos de ensino dos professores são entregues aos gestores pedagógicos, porém não há uma discussão, um acompanhamento, muito menos uma avaliação do mesmo para poder ter idéias de como se processou o trabalho pedagógico, o que pode permanecer e o que precisa ser mudado, ou seja, não se reflete nem se avalia o que se planeja.

6 ESTÁGIO SUPERVISIONADO SUGESTÃO
Seria mais produtivo que a socialização desses saberes tivesse ocorrido, envolvendo professora-supervisora de estágio, alunos-estagiários e profissionais do Campus onde se fez o estágio. Os estagiários encontrariam em quaisquer Campi a oportunidade de elaborarem uma práxis, que poderia ocorrer ao retornarem para o Curso de Mestrado do PPGEA levando um material colhido em observações que submeteriam à reflexão teórica - até para se planejar quais seriam os módulos subsequentes, ou estudos dirigidos -, e que poderiam subsidiar teoricamente as reflexões feitas nos estágios. Somando-se aos seus conhecimentos anteriores da prática docente, ao mesmo tempo, essa produção de conhecimento, advinda do confronto com a realidade dos Campi estagiados, deveria ser socializada com os mesmos, buscando uma possibilidade mais efetiva de transformação em seu cotidiano escolar, através da apropriação de práticas reflexivas, pelos profissionais da educação em serviço e pelos mestrandos em formação, no sentido de implantar a intervenção sugerida pelos mestrandos. Fica aqui uma sugestão para os futuros estágios do curso de Mestrado do PPGEA.

7 ESTÁGIO PEDAGÓGICO REFERÊNCIAS
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 2007. __________; CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Planejamento na sala de aula. 8. Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.


Carregar ppt ". ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google